Jornal do Cariri
Violência contra mulheres no Cariri motiva projeto de lei estadual
Vítimas de violência poderão ter gratuidade no transporte público
Foto: Nivia Uchoa e Ariel Gomes
Robson Roque
25/10/22 15:30

A realidade de mulheres vítimas de violência doméstica em Juazeiro do Norte motiva um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Ceará. A iniciativa pretende garantir a gratuidade no transporte público às mulheres nesta condição e em situação de vulnerabilidade social.

A medida foi proposta pela deputada Augusta Brito (PT), e obteve apoio de Elmano Freitas (PT), deputado estadual e governador eleito do Ceará. A parlamentar detalhou que a Casa oferta cursos, como design de sobrancelhas e corte e costura, para garantir independência financeira das mulheres. Ocorre que muitas delas “voltam a morar com seu agressor, porque dependem economicamente para sobreviver e manter a vida dos filhos”.

A coordenação da Casa da Mulher Cearense relatou à deputada que mulheres participantes dos cursos faltavam às formações por não terem condições de pagar passagens, o que motivou a proposta. 

“Não é simplesmente o fato de você perder a vaga do curso. Ali significa muito mais do que isso. Pode ser a forma que você vai ter de sair daquele ciclo de violência e a oportunidade de você mudar sua vida. Então, é para além de uma passagem e de um curso. Poderá ser uma mudança de vida”, conclui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ