Jornal do Cariri
PUBLICIDADE
Giro-K
Regy Santos

O prefeito de Potengi, Edson Veriato (PT), que morreu no último sábado (13), aos 38 anos, entrou para história política do Ceará como o primeiro prefeito eleito pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), em 2020, com 59% dos votos no município. Antes da vitória nas urnas, Edson fez campanha em sua moto, pelas ruas de sua cidade natal, Potengi. Durante a luta contra o câncer, desde outubro de 2023, continuou à frente da gestão municipal. Devido à saúde debilitada, desistiu de concorrer à reeleição deste ano.

De origem humilde, de uma família de agricultores, Edson morou com os avós e não conheceu o pai biológico. Desde a adolescência, nutria o sonho de ser prefeito de Potengi. A vida política teve início na União da Juventude Socialista (UJS), com um grupo de jovens ligado ao PCdoB. Amigos de Veriato contam que, muitas vezes, ele militava de bicicleta pela zona rural, em reuniões dos grupos.

Em 2012, Veriato foi candidato a vereador pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), sem apoio e estrutura, obteve 104 votos. Já em 2016 (com mais apoio), obteve 282 votos e ficou a poucos passos de uma cadeira no Legislativo. Em 2018, concorreu a uma vaga na Câmara Federal e recebeu 1.227 votos, insuficientes para garantir a vaga no Congresso Nacional. A votação significativa a nível estadual e o apoio de lideranças políticas locais projetaram a chegada de Edson Veriato à Prefeitura de Potengi, nas últimas eleições municipais. Edson era casado com Claudiana Veriato, com quem tinha duas filhas, Sophia e Maria Elis.

Apreensão

Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará resultou na apreensão de 308.871 quilos de maconha, embaladas em 379 tabletes. A droga foi apreendida às margens da BR-116, no município de Penaforte. As investigações foram conduzidas pelo Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas de Juazeiro do Norte.

Vaquejada

O município de Caririaçu já anuncia a 48º Vaquejada. O evento é cotado como um dos mais esperados do Cariri, pela premiação, escolha da rainha e movimentação do público, durante os shows que aquecem a economia da cidade, nos dias 18,19 e 20 de agosto.

Agosto

Milagres realiza, no próximo mês, a Festa de Agosto. As comemorações acontecem no Parque de Eventos da cidade. Três atrações musicais já foram confirmadas para as noites de festas. O tradicional evento também movimenta o setor econômico local.

Vaquejada de Juazeiro do Norte

O Parque Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, recebeu a 46ª Vaquejada. Este ano, o evento contou com 24 atrações musicais, entre nomes regionais e nacionais. Um dos primeiros momentos é a tradicional cavalgada, que tem concentração na Igreja Matriz, ponto religioso de Juazeiro. No domingo (14), foi realizado o desfile das bandeiras, oração e benção dos vaqueiros, entre outras atrações que integraram a parte cultural da vaquejada. Durante os quatro dias de festas, o Parque recebeu mais de 60 mil pessoas.

Movimento de Turistas

O Pontal da Santa Cruz, localizado a 4km do município de Santana do Cariri,  é um dos lugares da região caririense que recebe grande fluxo de turistas no mês de Julho. O Pontal fica no topo da Chapada do Araripe e faz parte do Geossítio, lugar que apresenta elevado interesse geológico. Além da beleza natural, o lugar também atrai turistas pelas lendas locais. Uma delas conta sobre uma antiga assombração que se manifestava por meio de faíscas de fogo e assobios. As manifestações só cessaram quando algumas pessoas subiram o pontal e fixaram uma cruz. Além da Cruz, o topo também possui uma capela.

Obedecendo a lei nº 9.504 / 1997, os municípios do Cariri estão paralisando as publicações nas páginas institucionais do Legislativo e do Executivo. Municípios como Barbalha, Jardim, e Potengi, entre outros, emitiram avisos sobre a suspensão das publicações. A lei prevê que a publicidade de atos e programas, obras, serviços e campanhas de órgãos públicos estaduais, bem como de suas entidades da administração indireta, está vedada no período eleitoral. Caso as instituições públicas que possuam pré-candidatos infrinjam as regras eleitorais, estarão passíveis de multa.

Estatuto

A Câmara Municipal do Crato realizou sessão extraordinária para discutir e votar o Projeto de Lei do Executivo, de nº 024/2024, sobre o estatuto da Guarda Municipal da Cidade. Um dos assuntos discutidos foi o plano de carreira da categoria. A matéria foi aprovada pela Casa.

Capacitação

O município de Jati realizou um curso de Condutor de Transporte Escolar com 20 motoristas. A formação pretende agregar mais conhecimentos aos profissionais, para garantir um transporte escolar mais seguro e eficiente para os alunos.

Campeonato

Abaiara sedia, no próximo dia 13 de julho, o Campeonato Municipal de Futebol 2024. O evento esportivo será realizado no Estádio Municipal, a partir das 15h.O objetivo do campeonato é promover a inclusão social e estimular a interação entre os alunos.

Curso

Teve início, nesta semana, um curso de técnicas de assistente administrativo no município do Barro. As aulas são no período da manhã. Os interessados devem ter idade mínima de 16 anos e apresentar xerox de documentos de identificação.

Caminhão do Cidadão

O Caminhão do Cidadão chegou ao município de Antonina do Norte nesta segunda-feira (8), e segue estacionado na localidade até o dia 10 de julho. As ações do caminhão são coordenadas pela Secretaria da Proteção Social (SPS). Vários documentos são emitidos durante os atendimentos, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), Cadastro da Pessoa Física (CPF) e Certidão de Antecedentes Criminais. Orientação sobre seguro desemprego e previdência social também são oferecidas. Os trabalhos são direcionados para suprir as demandas principalmente da população vulnerável do estado.

Casa da Mulher

O Estado do Ceará completa a marca de 21 unidades da Casa da Mulher Cearense. Nos municípios, as sedes foram nomeadas de Casas da Mulher. Duas dessas unidades municipais ficam na região do Cariri, em Barbalha e Juazeiro do Norte. As sedes fazem parte de uma rede integrada de apoio às mulheres vítimas de violência e promovem ações de empoderamento feminino. O objetivo é reforçar a luta por igualdade de gênero e por políticas públicas de combate à violência doméstica. Recentemente, dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos revelaram que o Crato lidera o número de denúncias de abuso sexual, mulheres estão entre as vítimas.

A estátua da Menina Benigna Cardoso começará a ser montada esta semana (até o dia 04), em Santana do Cariri, no distrito de Inhumas. A estrutura está praticamente concluída, restando apenas a montagem da escultura. A informação foi confirmada pelo prefeito do Município, Samuel Cidade. A visitação de fiéis tem se intensificado no local. A construção da imagem é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal. Samuel Cidade destaca que a obra é um marco na fé e esperança para a região, além de valorizar a história e a cultura de Santana do Cariri.

Nota 10

O município de Campos Sales foi reconhecido com o Prêmio Escola nota 10. A iniciativa está em sua 13ª edição. Os resultados são baseados na alfabetização, ao término do 2º ano,  e nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao final dos 5º e 9º anos, utilizando dados do Spaece.

Saúde

Representantes da Secretaria de Saúde de Porteiras participaram de uma oficina do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde- PQA-VS. A secretária da pasta, Leda Clementino, marcou presença. O encontro é nacional ecompartilha experiências exitosas dos municípios no setor da saúde. 

Alimentação

Abaiara aderiu ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN. O programa é considerado um avanço para o Município, que passa a ter a oportunidade de progredir nas políticas de segurança alimentar e nutricional, e receber outros programas nacionais e estaduais para a população.

Legislativo

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte foi sede do I Simpósio Regional de Educação Legislativa. O evento aconteceu em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e reuniu representantes de câmaras de cidades vizinhas.

Vaquejada de Missão Velha

O município de Missão Velha se prepara rumo à 55ª vaquejada. O evento começa no próximo dia 4 de julho, com a escolha da rainha da Vaquejada e shows musicais, que vão reunir atrações regionais e nacionais. Na sexta-feira (5), os festejos continuam com o tradicional desfile de vaqueiros. A cavalgada celebra a figura do vaqueiro e valoriza o símbolo da força e resistência. A reunião dos vaqueiros é um dos momentos mais esperados, que também marca o início das festividades. Este ano, o prêmio será histórico, com valor de R$ 100 mil. A competição reúne público e vaqueiros de todo o país. A expectativa é que o evento tenha recorde de público.

Situação e oposição

Em Assaré, evento reúne situação e oposição. O aniversário do ex-vereador da cidade, Pedro Neco, juntou membros situacionistas e oposicionistas. O prefeito Libório Leite (PSB) apareceu ao lado do ex-prefeito Benjamim de Oliveira, possível pré-candidato a vice do União Brasil (UB). Da oposição, compareceram o pré-candidato a prefeito, Gilson Lima (MDB), acompanhado do pré-candidato a vereador, Gledson Silva (MDB). Recentemente, um dos nomes da oposição, Caninana do Forró, declarou apoio a pré-candidatura de Gledson Lima, junto com a vereadora Maria É. O grupo governista, liderado por Libório Leite, tem o apoio do Governo do Estado e reúne vereadores e outras lideranças. 

A Romaria da Divina Misericórdia, festa do município do Barro, foi incluída no calendário oficial do Estado, na Rota do Turismo Religioso do Ceará. Assim, o  Cariri passa a ter seis cidades nesta rota: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e o Barro. “Um grande passo para o fortalecimento da nossa caminhada, desenvolvimento da nossa cidade e reconhecimento dessa manifestação popular de fé”, destacou um representante religioso. A inclusão no calendário oficial do Turismo se deu a partir de um projeto do deputado estadual Davi Macedo (MDB).

Emancipação

Salitre, localizada no sul cearense, completa 36 anos de emancipação política no próximo dia 30 de junho. Atualmente, o Município possui 16.633 habitantes e vai comemorar a data com o Arraiá Fest Salitre. O evento vai acontecer nos dias 29 e 30 de junho, com 12 atrações musicais e apresentações de quadrilhas juninas.

Ciências

Uma Feira de Ciências, em Porteiras, encerrou o Junho Ambiental, mês dedicado a ações a favor do meio ambiente. As atividades foram realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente. Centenas de alunos, servidores municipais e a população participaram do momento, no Ginásio de Esportes de Porteiras.

Festival

O município de Potengi realiza o “VI Potengi Junino". O festival acontece nos dias 28 e 29 de junho, na Quadra José Josimar de Oliveira. As competições já viraram tradição. As comemorações do mês de junho seguem nos municípios caririenses, que estendem programações até julho.

Mãe Rainha

A prefeitura de Mauriti planeja a tradicional Romaria da Mãe Rainha. Integrantes da gestão se reuniram com o diácono Chiquinho, para alinhar ideias e estratégias, a fim de realizar o evento religioso. O prefeito João Paulo afirmou que a parceria só fortalece a região, bem como os devotos da Mãe Rainha.

Prêmio Band Cidades

O município de Jati conquistou o 1° lugar estadual na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública para cidades com até 30 mil habitantes, no Prêmio Band Cidades Excelentes. O prêmio é realizado pelo Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Áquila, e  reconhece a eficiência, transparência e inovação nas administrações municipais. As cidades foram avaliadas em seis categorias fundamentais: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Prevenção contra queimaduras

No período junino, lembrar sobre os riscos das queimaduras é fundamental. É o que afirma o Corpo de Bombeiros do Ceará. Em Santana do Cariri, a Prefeitura alerta a população, nas redes sociais, sobre a importância de seguir regras no manuseio das fogueiras e fogos de artifício, e faz alusão a campanha do Junho Laranja, mês de conscientização contra queimaduras. O Corpo de Bombeiros lembra que o período em que mais acontecem acidentes com queimaduras são os meses de junho e julho, dias em que a população costuma comemorar Santo Antônio, São João e São Pedro. Em geral, os acidentes são seguidos de explosões e queimaduras, que podem causar danos graves à saúde.

Mauriti participou do V Congresso Internacional de Educação Inclusiva (CINTEDI), na cidade de Campina Grande (PB). O Município foi representado por integrantes da Secretaria de Educação. Os servidores destacaram que foi um evento muito produtivo, com abordagens diversas e intrínsecas à inclusão, apresentando possibilidades e direcionando caminhos que contribuem para efetivação do processo na cidade caririense. O evento contou com a presença de representantes de outras cidades de todo o Brasil e com uma palestra do educador, pedagogo e membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, José Pacheco.

Conscientização

A prefeitura de Grangeiro reforça a importância de combater a violência contra a pessoa idosa. A gestão explica que é fundamental garantir que os idosos vivam com dignidade, respeito e segurança, e que a população denuncie qualquer forma de violência. Os idosos têm todos os direitos de proteção garantidos por lei.

Robótica

A Escola Municipal de Tempo Integral Francisca Lacerda de Medeiros, em Milagres, lançou o projeto Fábrica de Robôs. A iniciativa, em parceria com o SESI, é inovadora e  integra a Robótica Educacional, incentiva a pesquisa,  a criatividade, o trabalho em equipe e abre  novas oportunidades de aprendizado.

Cidadão

O Caminhão do Cidadão vai levar serviços a Campos Sales e Salitre, no próximo sábado (22). A iniciativa é da Secretaria da Proteção Social do Ceará (SPS) e vai disponibilizar emissão de documentos como Carteira de Identidade Nacional, CPF, Certidão de Antecedentes Criminais, entre outros.

Conversa

A Secretaria do Meio Ambiente de Várzea Alegre realizou uma roda de conversas na Associação Comunitária. A ação foi direcionada às famílias atendidas pelos programas da ACOMVA, e teve

foco na educação ambiental e na conscientização da população sobre a importância de práticas sustentáveis.

Empreendedorismo

O município de Jati lançou a 2ª etapa do Programa Avança Jati - Vamos produzir Juntos. A iniciativa é composta por três eixos; profissional, empreendedorismo e agricultura, e é executada há anos, levando mais independência à população. O lançamento da 2ª etapa promoverá a circulação de recursos financeiros dentro do 

Município, fortalecendo a economia local e impulsionando um crescimento sustentável. Participaram do evento a prefeita Mônica Mariano, o deputado estadual Moisés Braz, o representante do deputado José Guimarães, Higo Carlos, e outros representantes da gestão.

Invasão a prédios públicos

A prefeitura de Nova Olinda informou, por meio de nota oficial, que prédios da administração estão sendo invadidos com frequência. A nota lembra que apesar dos espaços serem públicos, possuem regras. “As invasões causam constrangimentos aos servidores, atrapalhando o andamento dos trabalhos e sem nenhuma comunicação prévia”. De acordo com a Prefeitura, o motivo seria político. A gestão afirmou, ainda, por meio do pronunciamento, que vai tomar medidas cabíveis com Boletim de Ocorrência e, ainda, acionar o Ministério Público do Ceará para que as invasões sejam evitadas.

A prefeitura de Nova Olinda realizou audiência pública para debater o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. O encontro reuniu representantes da comunidade e autoridades para discutir as prioridades e metas fiscais para o próximo ano. De acordo com a gestão, a discussão da pauta possibilita o alinhamento do orçamento e o entendimento sobre as demandas locais. Caririaçu também pautou a Lei de Diretrizes Orçamentária, por meio de audiência pública na Câmara de Vereadores. As discussões ajudam a determinar o nível de equilíbrio geral entre receitas e despesas.

Caminhada

O município de Milagres abriu, oficialmente, a Semana do Meio Ambiente. Foi realizada uma grande caminhada com os jovens e professores pelas ruas da cidade, com faixas e cartazes a favor do meio ambiente. A caminhada marca o início de um mês dedicado à conscientização e ação em prol do planeta.

Sustentável

A prefeitura de Grangeiro está implantando o sistema de energia solar em diversos prédios públicos. O sistema beneficiará escolas e equipamentos da administração pública municipal. O investimento é superior a R$ 2 milhões. Serão montadas três mini-usinas de energia solar para atender aos imóveis.

Festival

O município de Jardim vai promover, no dia 21 de junho, o II Festival Junino. O evento vai contar com tradição e cultura, com diversas apresentações e atividades típicas.  O festival vai acontecer na Quadra Poliesportiva Dé Couto, das 7h às 12h da manhã. A Prefeitura convida a população para participar.

Fórum

Representantes de Mauriti participaram do VI Fórum de Presidentes de Conselhos Municipais de Educação e 2° Seminário do CACS-FUNDEB, realizado em Aracaju-SE. O evento reuniu representantes de conselhos municipais de educação de todo o país, com o objetivo de discutir temas relevantes para a educação.

Dia “D” contra a Poliomielite

A exemplo de todo o Brasil e estado do Ceará, os municípios do Cariri uniram forças para manter as cadernetas vacinais das crianças atualizadas contra a poliomielite. Em Nova Olinda, dois pontos funcionaram para suprir a demanda. Em Mauriti, houve atendimento para imunizar contra a paralisia infantil e atualizar cadernetas de crianças menores de 1 ano. Missão Velha aplicou o imunizante neste dia “D” e informou, nas redes sociais, que a vacinação vai até o dia 14 de junho. A doença foi erradicada no Brasil, mas, décadas depois, corre o risco de voltar pela falta de imunização.

Alfabetização de crianças

Campos Sales ultrapassa a média do Brasil no resultado do indicador do compromisso nacional criança alfabetizada em 2023. A pesquisa Alfabetiza Brasil foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O objetivo é determinar o ponto de corte que indica a alfabetização de uma criança ao final do 2º ano do ensino fundamental. A média nacional ficou em 56%, a do Ceará em 85% e a de Campos Sales em 84,2%. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada objetiva garantir o direito à alfabetização e garante, ano após ano, um parâmetro e resultados para promoção de políticas públicas.

Em Assaré, o deputado federal Eunício Oliveira confirmou que o MDB terá candidatura própria no Município, nas eleições de outubro. Os nomes são do grupo de oposição, que conta com várias lideranças políticas, entre elas o cantor de forró, Caninana, e o empresário Gilson Lima (os dois nomes mais cotados para a candidatura). A oposição conta, ainda, com a ex-vice-prefeita e atual vereadora, Maria É. O prefeito Libório Leite continua em uma indefinição sobre a pré-candidata a vice-prefeita. Um tencionamento no grupo abre chances para a atual vice-prefeita, Niza Costa, sair da base governista. 

Clima

Em Mauriti, adolescentes NUCA e servidores da SEDUC participaram de uma visita, no 3º Dia “D" das Mudanças Climáticas 2024, ao canteiro de obras da empresa Power China. Os jovens também participaram de uma roda de conversa sobre a preservação do meio ambiente e outros assuntos.

Combate

Jati realizou a Caminhada Laranja contra o abuso Infantil.  O objetivo é destacar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Inicialmente, houve uma caminhada com as crianças do CRAS e de três escolas. Para encerrar, os jovens participaram de atividades de conscientização.

Trânsito

O município de Jardim realizou atividades em alusão ao Maio Amarelo - Mês de Segurança no Trânsito. O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) promoveu uma  palestra na Escola Jereissati. O evento teve como destaque a participação ativa dos alunos da escola, que conduziram a apresentação.

Festival

Nesta segunda-feira (3) encerraram as inscrições para o Festival Campos Sales Cidade Junina. As apresentações acontecem entre os dias 13 e 16 de junho.  A Prefeitura informou que, em breve, disponibilizará as datas das etapas regionais e cronograma de apresentação no site da instituição.

GCM do Cariri é reforçada

A prefeitura de Juazeiro do Norte foi beneficiada pelo programa Pronasci, do Governo Federal, que incentiva a segurança pública em todo o Brasil. O Município recebeu quatro viaturas para reforço na atuação da Guarda Municipal na cidade. Cada viatura tem o valor de R$ 135 mil. Os carros serão adesivados e entregues à população. Em 2023, o município do Crato também foi beneficiado com quatro veículos oriundos do programa, com valor unitário de R$ 127,6 mil. Os carros foram recebidos em Brasília, por uma comissão representada pelo Coronel Jarbas, secretário de Segurança Pública do Crato e agentes da Guarda Civil Metropolitana.

Ranking no Spaece

De acordo com os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2023, o município de Várzea Alegre  registrou melhorias significativas na qualidade do ensino. Um dos destaques do relatório é a taxa de alfabetização das crianças do 2º ano. De acordo com os números, 98% das crianças de Várzea Alegre estão alfabetizadas. A média de proficiência do Município foi de 248 pontos, superando a média da CREDE 17,  de 227 pontos, e a média do Ceará, que ficou em 219,36 pontos. Este resultado representa um avanço de 41 pontos em relação a 2022.

Os municípios do Cariri estão a todo o vapor com os preparativos para as festas juninas. Assaré terá festas de São João abertas ao público, após anos sem comemorar a data: o São João da Várzea e o IV Arraiá Assaré. Em Granjeiro, a Prefeitura vai realizar o São João do Povo, que vai contar com inúmeras atrações musicais de forró. De acordo com os organizadores, além de ser uma comemoração tradicional, as festas também atraem visitantes e colaboram com a economia local.

Cavalgada

No último domingo (26), o município de Várzea Alegre realizou a XVII Cavalgada. O evento foi organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo local e contou com a presença de mais de 900 cavaleiros e cavaleiras, representando 10 municípios da região e percorrendo um trajeto de 12 km.

Capacitação

Servidores de Mauriti participam da 9° Turma de Capacitação: Programas de Transferência de Renda, Condicionalidades, Atendimento/Acompanhamento Familiar e Ferramentas de Gestão. A Capacitação foi direcionada para representantes do Estado, coordenadores municipais do Cadastro Único e Bolsa Família, e outros servidores.

Tarrafas

A Biblioteca Municipal de Tarrafas promove um grupo de leitura. A ideia é discutir a obra e fazer uma mediação sobre todo o contexto que envolve a história do livro, a obra escolhida foi O Pequeno Príncipe. De acordo com um dos organizadores, o grupo também estimula a interpretação de texto dos participantes.

Visita

Alunos do 8º ano da Escola César Cals, da rede municipal de ensino do Barro, realizaram uma visita ao acervo cultural do município. O acervo é constituído por inúmeros objetos importantes da história do Barro. O objetivo foi promover uma grande oportunidade para os jovens conhecerem a história.

Vaquejada

A prefeitura de Missão Velha anunciou as atrações da 55ª Vaquejada. A festa faz parte da cultura local. O evento vai acontecer entre os dias 4 e 7 de Julho. A premiação ultrapassa os R$100 mil. A abertura oficial será no dia 4, com a escolha da Rainha da Vaquejada. No dia 5, acontece o tradicional desfile de vaqueiros pelas ruas da cidade. Durante o lançamento do evento, na Câmara Municipal, a Prefeitura também anunciou as atrações musicais. A expectativa é que a vaquejada atraia maior número de participantes e turistas.

Dia D de Vacinação

O estado do Ceará antecipou a vacinação contra a poliomielite, que teve início em todo Brasil nesta segunda-feira (27). A exemplo de outros municípios do Estado, a região do Cariri também realizou o Dia D de Vacinação contra a doença, para crianças de 1 a 4 anos e 11 meses, no último sábado (25).  Em Granjeiro, a imunização aconteceu no Centro de Saúde da sede Urbana. Em Porteiras, o dia de multivacinação foi para se proteger contra a gripe. A ação foi realizada no CEO municipal e no distrito do Simião. Mais de 200 doses foram aplicadas.

Universitários de Várzea Alegre foram à Câmara Municipal para cobrar, da Prefeitura, o transporte gratuito para as instituições de ensino superior localizadas nos municípios de Cedro, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. Os estudantes montaram comissões para se reunirem com a administração. Foi apresentada aos alunos uma minuta sobre o projeto de lei que visa garantir o benefício. O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, explicou que a primeira reunião já aconteceu e que, agora, vai se reunir com representantes de cada rota universitária, para tentar resolver a problemática. Políticas públicas que garantem o benefício aos estudantes tramitam em esferas superiores, mas ainda não foram efetivadas.

Corrida

O município de Milagres vai realizar a III Corridinha da Superação. A competição vai acontecer nesta quarta-feira (22). A iniciativa é da Secretaria de Educação Básica e inclui alunos da rede pública de ensino, visando introduzir o esporte nas escolas além de seus benefícios como inclusão e sociabilidade.

Reinauguração

A Câmara Municipal de Caririaçu inaugurou o prédio da nova sede Legislativa. Durante a sessão solene, foram entregues 28 títulos de cidadãos caririaçuenses. A honraria foi direcionada a profissionais que se destacaram nas suas respectivas áreas, como saúde, ramo empresarial, comunicação, entre outros.

Fórum

Jati realizará o 2° Fórum Comunitário pelos Direitos das Crianças e Adolescentes - Edição 2021/2024. O evento vai acontecer no dia 5 de junho, no CRAS Maria Neves - Sede Jati. O objetivo é abordar os direitos das crianças e adolescentes do Município. A iniciativa faz parte das ações sobre o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual.

Atendimento

Porteiras implanta atendimento odontológico por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O serviço reforça os atendimentos na área pediátrica, que já acontecem normalmente nas unidades. As consultas serão realizadas por agendamento, nas Unidades Básicas de Saúde.

Combate ao abuso e exploração sexual

Municípios do Cariri realizam ações em alusão ao dia 18 de maio, data nacional de combate ao abuso e exploração sexual de adolescentes. Em Tarrafas, a Secretaria de Assistência Social realizou palestras educativas nos CRAS e nas escolas, para reforçar o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. No município de Santana do Cariri, as crianças gravaram vídeos falando sobre seus direitos e a importância de um ambiente seguro para elas. Em Assaré, o dia foi de apresentações artísticas e peças de teatro educativas para as crianças e adolescentes. Os direitos dessa classe mais vulnerável são garantidos pelo ECA.

Vereadora pede resolução do caso de denúncia

Em Nova Olinda, a denúncia feita no final de abril, pelo vereador Aureliano Souza, sobre uma suposta ameaça de morte, teve mais um capítulo. A vereadora Lourdes da Saúde falou sobre o episódio na Câmara e pediu respostas. De acordo com a parlamentar, uma pessoa foi até o trabalho do vereador e afirmou que, em uma reunião na Prefeitura, foi decidido entre os motoristas quem iria pegar a “cabeça” de Aureliano. “Pelo amor de Deus, isso é fim do mundo”, lamentou a vereadora. Em nota, a prefeitura de Nova Olinda negou a existência da reunião e disse que repudia qualquer forma de violência e declarações falsas.

Nesta semana, o prefeito de Granjeiro, Chico Clementino (MDB), publicou uma nota de esclarecimento nas redes sociais, sobre sua participação no aniversário da pré-candidata de oposição de Várzea Alegre, Celma Soares. A foto foi compartilhada pela oposição naquele município, com a legenda “A união por uma Várzea Alegre igualitária”. Apesar do clique, o Chico Clementino esclareceu que continua apoiando o candidato do atual prefeito Zé Helder (MDB). Além da pré-candidata Celma, Várzea Alegre conta com uma terceira via, liderada pelo jovem empresário Chico Neto.  Já em Granjeiro, a oposição é liderada por Dr. Gudy. O médico do Republicanos articula  apoios e uma chapa de vereadores. 

Conscientização

Em Mauriti, o Departamento Municipal de Trânsito realizou palestras em escolas com o tema ‘No trânsito, escolha a vida’, em alusão ao Maio Laranja. As palestras incluíram, também, vídeos e bate-papo com troca de experiências, para levar mais informações e evitar o grande número de acidentes no trânsito.

Ciclismo

A prefeitura de Tarrafas vai receber o CicloSesc no dia 2 de Junho. A concentração do evento esportivo será no estádio de Futebol. O evento vai contar com sorteio de bikes, camisas limitadas e passeio pelas principais ruas da cidade. Para fazer a inscrição é necessário levar 2kg de alimentos.

 Mães

O Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Missão Velha promoveu uma sexta-feira especial dedicada às mães, na última semana. O evento contou com a participação de mais de 60 mulheres, que recebem assistência do equipamento. O projeto “Fotografar para recordar”, também contribuiu para a realização do evento.

Odontologia

A Secretaria de Saúde de Jardim promoveu um encontro de odontologia. Os profissionais  se reuniram com o propósito de se qualificar no sistema de prontuário eletrônico. O foco do encontro foi a apresentação do sistema PEC-SUS. De acordo com organizadores, o sistema promete revolucionar o atendimento na saúde bucal.

Mobilização em Santana

O município de Santana do Cariri deu início a Semana das Escutas das Adolescências.

A mobilização acontece de 13 a 20 de maio e tem por finalidade se dedicar a ouvir e compreender as experiências, ideias e necessidades dos adolescentes da cidade. A semana vai contar com muito diálogo. Os dias se dividem para cada série do Ensino Médio.

Ao final, os alunos faltosos vão receber um questionário para recuperar os dias que não compareceram.

Festival de Música

Os municípios de Farias Brito, Juazeiro do Norte e Santana do Cariri participaram do 6º Festival  de Bandas de Música em Juazeiro. As bandas tocaram, dentre suas músicas, sucessos de artistas consagrados, como Luiz Gonzaga e Amado Batista. O maestro Lindembergue Alves destacou a importância das bandas terem um repertório diversificado, além das músicas tradicionais e populares já executadas. “Ao tocar somente o estilo tradicional e não conhecido pela população, como dobrados, maxixes e mambos, estariam perdendo público nos eventos”, explicou. Cerca de cinco bandas participaram do Festival.

Em Aurora, um desentendimento no grupo de oposição fragmenta as candidaturas. Insatisfeito com apoiadores, o Dr. Carlos Macedo (PSB) disse que vai deixar o grupo oposicionista, liderado por Adailton Macedo, e manterá a pré-candidatura. O anúncio já havia sido feito anteriormente pelo médico, apesar de o político estar inelegível. Adailton é ex-prefeito de Aurora e articula um retorno à cadeira de prefeito. O cenário de divisão das pré-candidaturas favorece a base do atual prefeito Marcone Tavares (PT). O grupo do gestor passou por divergências com apoiadores insatisfeitos, mas atualmente conta com várias adesões no cenário político de Aurora.

Juventude

Santana do Cariri realizou a 1ª edição do Fala Juventude. O encontro recebeu mais de 50 jovens de todas as localidades do Município. Os jovens discutiram pautas de relevância para a juventude, como educação, emprego, cultura e participação cidadã. De acordo com Enzzo Lima, um dos organizadores, o objetivo é construir jovens conscientes.

Cultura

A Prefeitura de Assaré participou do 3° Encontro do Sistema Estadual de Cultura do Ceará. O evento pautou discussões sobre políticas culturais e fortalecimento do setor. Participaram da reunião o secretário Tony Almeida e o consultor técnico Caio Gérson. Os gestores reafirmaram o apoio à cultura de Assaré.

Unicef

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Granjeiro, Antônio Carlos, esteve em Fortaleza, para participar de uma reunião com representantes do Unicef e da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APMDCE). O objetivo é traçar estratégias para alcançar o Selo Unicef.

Premiação

Alunos do município de Farias Brito foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas. A cerimônia aconteceu na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Dois alunos conquistaram a premiação, Antônio Davi Rodrigues e Miguel Pereira Mendes, ambos ganharam medalha de bronze.

Repúdio em Mauriti

A prefeitura de Mauriti emitiu uma nota de repúdio contra os ataques a casa do Secretário de Esporte e Juventude, Márcio Roberto, e ao ponto comercial de outra servidora municipal. Em nota, o Executivo afirma que é inaceitável que residências e pontos comerciais sejam alvos de qualquer tipo de violência ou ameaça. A gestão explica, ainda, que vai tomar medidas cabíveis para dar celeridade às investigações, a fim de elucidar os casos que aconteceram na madrugada de domingo (5). O prefeito João Paulo Furtado pede a investigação imediata do caso.

Mutirão contra o Aedes aegypti

Com 1.025 casos confirmados de dengue, Brejo Santo está no topo dos municípios do Cariri com mais casos da doença. A cidade se mobiliza com a realização de mutirões nos bairros, para combater o Aedes aegypti . O mutirão conta com grande contingente de agentes de endemias, voluntários e outras secretarias. De acordo com informações oficiais, as equipes encontram dificuldades para acessar espaços privados, como quintais em residências fechadas. O Hospital Geral de Brejo Santo recebeu, de Janeiro de 2024 até Abril, um total de 2.062 pacientes atendidos e notificados, suspeitos e confirmados da doença, entre moradores de Brejo Santo e cidades circovizinhas.

De acordo com informações da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), municípios como Santana do Cariri, Jati, Campos Sales, Caririaçu, Granjeiro e Juazeiro do Norte podem perder o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O motivo parte de irregularidades em informações contábeis e fiscais, referentes ao ano de 2022. Os dados devem ser repassados à Secretaria do Tesouro Nacional e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação de dois em dois anos. Os municípios ainda têm tempo para regularizar a situação junto aos órgão governamentais.

Sem festa

O prefeito de Potengi, Edson Viriato (PT), anunciou que o Município não vai realizar a tradicional festa do trabalhador, no dia 1º de maio, este ano. O gestor explicou que não vai à reeleição e prefere priorizar as demandas da administração, e entregar à Prefeitura com todas as contas quitadas.

Santa Cruz

O município de Granjeiro realiza, na próxima sexta-feira (3), a Festa da Santa Cruz. A comemoração cultural é uma realização em prol da igreja e acontece no Morro dos 3 Irmãos, com missa a partir das 7h da manhã, com o Padre Erivan Galdino. A festa é uma tradição do Município e faz vários fiéis subirem o morro para participar.

Cultura

O município de Tarrafas realiza a Feira de Agricultura. O evento  abre espaço para a cultura e proporciona um espaço para os agricultores venderem seus produtos. De acordo com a administração, a ideia foi criar um espaço para os artistas e os trabalhadores da zona rural. “Graças a Deus, a feira está lá e é um sucesso”,  disse o representante.

Brinquedoteca

O município de Salitre ganhou uma brinquedoteca. A inauguração contou com a participação de populares e autoridades políticas. O momento também foi de diversão para as crianças, com a distribuição de guloseimas. O equipamento faz parte de projeto Mais Infância, do Governo do Estado.

Comenda de Melhor Índice

Foi realizado em Milagres o 7º Fórum de Gestão Pública. O evento aconteceu na Escola Profissionalizante Ana Zélia da Fonseca e contou com as presenças de gestores municipais do Cariri, administradores públicos e políticos. Um dos temas pautados foi o papel do Planejamento Municipal e os Novos Desafios, bem como A Nova Lei de Licitação e Contratos Administrativos. Durante o evento, Milagres recebeu a Comenda Melhor Índice de Gestão Municipal pelo CFA. Uma das conselheiras do fórum ressaltou que é importante lembrar os gestores da relevância dos índices. O objetivo é fomentar a discussão sobre a gestão pública.

Ameaça em Nova Olinda

O vereador de Nova Olinda, Aureliano Souza, esteve na Delegacia Civil do Crato para registrar um Boletim de Ocorrência sobre ameaça de morte. Em vídeo, o parlamentar, que faz parte da oposição, relata estar sendo ameaçado pelo trabalho que realiza no Município. “Vocês me conhecem, sabem que eu não tenho nenhum inimigo na cidade", disse Aureliano. O parlamentar não revelou de quem seriam as ameaças. O vídeo foi gravado ao lado do pré-candidato a prefeito de Nova Olinda, Gerlanio Sampaio (PSB). Em apoio ao vereador, o político também se pronunciou e disse que a política de ameaças, que vai de encontro à democracia, tem que acabar.

No último sábado (20), a oposição de Araripe lançou o nome do presidente da Câmara, Zé Gordim (PT), como o cabeça de chapa na majoritária. O pré-candidato de Araripe substituiu o ex-prefeito, Giovane Guedes. O político não pode seguir com a pré-candidatura, porque teve as contas desaprovadas pela Câmara Municipal. O bloco faz parte da base governista do PT. O prefeito Cícero de Deus perdeu forças em seu grupo: perdeu o seu vice, Dr. José Orlando, que faleceu de covid-19 em 2021, e o Dr. Germano, ex-prefeito que encerrou a carreira política. Mesmo com o cenário, o gestor segue angariando apoios.

Vacina

A prefeitura de Grangeiro está fazendo campanha emergencial em prol da vacinação do gado contra a febre aftosa. “A nossa intenção é convidar todos os produtores rurais a vacinar o rebanho", destaca o prefeito Chico Clementino. O Município, assim como todo o Ceará, precisa atingir cerca de 90% do gado vacinado para entrar na zona livre da doença.

Safra

Tarrafas aderiu ao Garantia Safra. O programa é um benefício social que permite ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, por determinado tempo, caso haja perda da safra por excesso de chuva ou estiagem. A assinatura do termo de adesão contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT) e da senadora Augusta Brito.

Mobilização

Campos Sales se mobiliza a favor do combate ao abuso e exploração sexual. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social movimentou a comunidade, por meio de atividades e ações, no sentido de levar informações relevantes sobre o tema. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre temas delicados no meio social.

Leilão

O município de Santana do Cariri tornou publico a realização de um leilão de bens móveis, como sucatas de veículos, materiais de escritório, hospitalar e escolar. O leilão acontece no próximo dia 2 de maio. Os interessados poderão participar de forma online e presencial, no auditório do polo de convivência Linard Rocha.

Dia D contra a influenza

A prefeitura de Jardim mobilizou toda a população no último sábado, 20 de abril, para a campanha do dia D de vacinação contra a influenza. A Secretaria de Saúde orientou a população a se dirigir aos postos mais próximos e levar toda a documentação necessária. O imunizante evita os principais tipos de gripe em circulação, preservando a saúde, diminuindo a taxa de contágio e reduzindo a probabilidade de epidemias massivas. Geralmente, as vacinas são aplicadas em regime de prioridade, nas faixas etárias mais vulneráveis, como crianças, idosos e grávidas.

Sala de cinema

Em Barro, a Secretaria de Cultura e Turismo vai inaugurar, no próximo dia 30 de abril, a sala de cinema José Wilton Pereira Cabral - Doutorzinho (In Memorian). Os recursos usados na obra fazem parte da Lei Paulo Gustavo, regulamentada e instituída em dezembro de 2023. A lei foi criada para incentivar a arte e a cultura nos diversos estados Brasileiros. A cultura do município do Barro conta, também, com festa de carnaval de rua, vaquejada, cavalgada e Festa do Padroeiro São Sebastião.

Farias Brito é mais uma cidade que vai ser cenário para a disputa entre o PT e o PDT. Dr. Vandevelder comanda a oposição e conta com a adesão da maioria dos parlamentares na Câmara de Vereadores. O ex-prefeito, acumula experiência de ter comandado o Município algumas vezes, além de ter o apoio do governador Elmano de Freitas e do ministro da Educação, Camilo Santana. Já na situação, o prefeito Francisco Austragesio (Deda), do PDT, tem o poder da máquina pública e tem como apoiadores o vice-prefeito Nael Brito, cinco vereadores do MDB e PDT, e as adesões do presidente nacional do PDT, André Figueiredo, e do ex-presidenciável Ciro Gomes.

Moradias

O município de Potengi vai ganhar 50 novas moradias rurais. O comunicado oficial foi feito pelo prefeito Edson Veriato (PT). As casas são do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. O gestor destacou que a construção das moradias foi viabilizada por meio de articulação do líder do presidente Lula na Câmara Federal, José Nobre Guimarães.

Chagas

A prefeitura de Jardim alerta a população sobre a doença de chagas.  A gestão lembrou que a doença é uma preocupação de muitas cidades cearenses. A enfermidade é transmitida através pelo besouro barbeiro e pode ser evitada ao manter portas e janelas bem fechadas.  

Concurso

Penaforte está com inscrições abertas para jurados do I Concurso de Fotografia e Culinária. As inscrições vão até o dia 17 de abril e são direcionadas a quem é amante de gastronomia e arte visual. Os participantes vão contribuir com a expertise e o olhar crítico com relação aos trabalhos apresentados.  Mais informações no site da Prefeitura.

Jogos

Aurora vai promover a etapa municipal dos jogos escolares 2024. As atividades acontecem em duas datas, 18 e 19 de abril. Os jogos acontecem anualmente e envolvem as instituições escolares, para incentivar os jovens a participarem de competições e praticarem exercícios físicos, promovendo a inclusão social.

Emancipação Política

O município de Nova Olinda está em plena comemoração dos 67 anos de emancipação política. A lei de emancipação foi instalada no dia 26 de abril de 1957. A cidade é localizada na microrregião do Cariri e tem pouco mais de 15 mil habitantes. O local tem pontos turísticos bem visitados, como a Fundação Casa Grande, projeto social fundado pelo casal Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde, e o Museu de Paleontologia. Em comemoração a data, o Município promoveu um show na última sexta-feira (12), e segue promovendo atividades religiosas, esportivas e culturais para envolver a população nos festejos.

Política em Salitre

O PT do município de Salitre acusa o atual prefeito, Dodó de Neoclides (PSB), de suposto abuso de poder econômico, com uso indevido de recursos públicos. As acusações são relacionadas a um evento político realizado no último dia 6 de abril, pelo PSB. A gestão  afirma que tais denúncias não têm fundamento. De acordo com José Heliomar, secretário de Administração e Finanças de Salitre, as denúncias são infundadas e partem do PT, porque o grupo faz oposição à gestão em Salitre. No contexto político, o Partido dos Trabalhadores se articula com outras siglas para fortalecer o grupo que tem como pré-candidato, o ex-prefeito Rondilson Ribeiro. Já o prefeito Dodó de Neoclides busca a reeleição e conta com o apoio de várias lideranças.

O cantor Caninana do Forró efetivou a filiação ao Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A entrada na legenda recebeu o apoio do deputado federal Yury do Paredão, aliado do cantor desde o início das articulações. O arco de aliança  oposicionista conta, também, com o PSOL. No governo, o grupo liderado pelo atual prefeito Libório Leite (PSB), considerado forte, mantém a mesma configuração de aliados. Libório tem o comando do PSB e mantém na base o PDT. Mas um impasse sobre a possível vice, Niza Costa, pode retirar o PT de seu grupo. Com a divisão polarizada das forças partidárias, o pleito em Assaré promete ser bem disputado.

Precatórios

Várzea Alegre negocia precatórios até o dia 12 de abril. A Procuradoria Geral do Município afirma que o processo de negociação está em andamento, com edital publicado pelo Tribunal Regional do Trabalho. O valor disponível para pagamento por acordo é de R$2.536.246,28. A PGM está disponível para esclarecer dúvidas.

Lei municipal

A câmara municipal de Missão Velha aprovou a lei que torna obrigatória a afixação de cartazes nas escolas da rede pública e privada do Município, informando sobre a garantia de matrícula de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A matéria faz parte das ações de abril, mês de conscientização sobre o TEA.

Vacinação

Aurora vai promover busca ativa de pacientes que não se vacinaram nas suas respectivas categorias. As ações foram definidas na última semana, pela coordenadoria de Saúde da Atenção Básica. As buscas de pacientes faltosos serão direcionadas para mulheres com cipatologia em atraso, pacientes hipertensos e diabéticos.

Atendimento

O município de Jati está com ações em andamento no consultório móvel de atendimento odontológico. Cerca de 20 bairros serão atendidos com os serviços. A ideia é alcançar as pessoas que, por algum motivo, não conseguem buscar os atendimentos nos postos de saúde. Profissionais da área alertam para a importância de uma saúde bucal em dia.

Oposição de Tarrafas

No município de Tarrafas, o ex-vereador Eronildes Santos, pré-candidato ao Executivo, se filiou ao PSB. A entrada da liderança na legenda teve o apoio do deputado federal Cid Gomes e do deputado estadual Guilherme Landim. O arco de aliança da oposição conta com ex-prefeitos e vereadores. Para o Jornal do Cariri, o deputado Guilherme afirmou estar otimista com a eleição de Eronildes diante do cenário. O atual prefeito, Taiano Martins, apoia a pré-candidatura do Professor Palácio, do PT.  Apesar de inicialmente ter se mantido pré-candidato, o gestor desistiu e escolheu o projeto do professor.

Formação de alianças

Em Barro, o pré-candidato oposicionista, Vinicius Laurindo (PSD), se movimenta para montar uma composição na chapa com o Partido dos Trabalhadores. Por meio de reunião, Vinicius fez um convite ao pré-candidato, Rivaldo Benício. A intenção é fazer uma chapa majoritária PSD na cabeça, e PT na vice. As siglas, que atualmente compõem com o prefeito e pré-candidato à reeleição, George Feitosa, são o PSB, MDB, PRD e Republicanos. O PSB deverá indicar a vice, o nome do ex-vice-prefeito, Dr. Didi. A chapa para o Legislativo é integrada por oito homens e, até o momento, quatro mulheres. 

No município de Araripe, dois dos principais vereadores de oposição irão migrar para o PT: Professor Hildo e Zé Gordim. Os parlamentares foram os dois nomes mais votados no Município e, atualmente, fortalecem a oposição ao governo do prefeito Cícero de Deus. Dentro do grupo, o nome do vereador Zé Gordim está cotado para compor a majoritária com o ex-prefeito Giovane Guedes. Uma votação no plenário, marcada para esta terça-feira (2), sobre as contas do ex-gestor, poderá mudar essa composição. O atual prefeito pretende ir à reeleição, mas ainda não tem chapa definida. Além do grupo dos vereadores, Cícero de Deus também poderá concorrer com uma terceira via, encabeçada pelo empresário Rodrigo Modesto (sem partido).

Encerradas

Com 204 vagas disponíveis, as inscrições para o concurso público do município de Altaneira foram encerradas neste domingo (31). De acordo com informações do edital, o próximo passo é a prova objetiva, que está prevista para o dia 28 de abril. O resultado final será divulgado em 31 de maio deste ano.

Reajuste

A Câmara Municipal de Aurora sancionou leis de reajuste salarial para servidores. As matérias são de autoria do Executivo.  A primeira autoriza um reajuste salarial de 6,97% para os servidores municipais efetivos. Já a segunda concede ao prefeito a autorização para reajustar os salários dos profissionais efetivos do magistério público.

Malhação do Judas

Associação Cultural dos Karetas de Jardim promoveu a tradicional malhação do Judas neste domingo (31). Foi realizada, ainda, a premiação do Festival de Máscaras. Os festejos integram a programação da Semana Santa no Município. A festa é uma das maiores manifestações culturais do interior.

Causa Animal

Representantes do município de Várzea Alegre participaram do I Seminário sobre Proteção e Bem Estar Animal em Juazeiro do Norte. De acordo com o  Secretário de Meio Ambiente de Várzea Alegre, J. Marcílio, o seminário foi um momento de grande importância para o fortalecimento da causa animal, do Estado e do Município, diante de tantas dificuldades com as políticas públicas nesta área.

Caririaçu pode ter chapa só de mulheres para o pleito 2024

Em Caririaçu as formações dos grupos para as eleições de 2024 estão sendo encaminhadas. Na contramão das estatísticas, o Município conta, atualmente, com uma chapa encabeçada só por mulheres, apoiada pelo ex-prefeito João Marcos. A vereadora Adriana Calixto (MDB) e a ex-parlamentar Kassiana Feitosa (UB) despontam com boas chances no pleito. Caso essa formação se efetive, Caririaçu será um das poucas prefeituras do Cariri a formar uma chapa majoritária, cem por cento feminina. Por outro lado, o atual gestor, Edmilson Leite, articula a eleição do sucessor, Acácio Leite, também do PT. O grupo governista concorre com forte possibilidade de alcançar o Executivo. 

Prefeita de Jati poderá perder apoios

O avanço da oposição em Jati pode ter um efeito negativo na base de apoio da atual prefeita Mônica Mariano (PT). As movimentações indicam que dois dos vereadores do grupo governista podem migrar a qualquer momento para a oposição, liderada pela ex-prefeita Neta Diniz. A ex-gestora articula a pré-candidatura do marido, Antônio de Neta, visando ocupar a vaga no Executivo. Informações de bastidores indicam que os parlamentares da base estariam insatisfeitos com o isolamento da atual prefeita e a ausência de articulações para o fortalecimento do grupo. 

O Partido dos Trabalhadores oficializou, no último sábado (23), 19 nomes masculinos e apenas dois femininos para as eleições municipais deste ano no Cariri: as pré-candidatas Silvania Andrade e Mônica Mariano, de Altaneira e Jati, respectivamente. Silvania ocupa uma cadeira na Câmara Municipal. Já Mônica está no mandato de prefeita e almeja reeleição. A quantidade de candidaturas femininas no evento do último sábado reflete, ainda, a deficiente participação de mulheres na política e fortalece os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre a pouca representatividade feminina nos executivos cearenses.

Remanejamento

Por meio do decreto, nº 2203008/ 24-GP de 22 de março de 2024, o município de Jardim remanejou o feriado desta segunda-feira (25), Data Magna no Ceará, para a quinta-feira, 28 de março, em razão dos festejos tradicionais da Semana Santa do Município. Desta forma, ficou decretado ponto facultativo o expediente do dia 28, quinta-feira santa, em todos os órgãos e entidades da Administração.

Saúde Mental

Priorizando a saúde mental, o município de Altaneira promoveu, na última semana, palestra com o tema “Saúde mental da mulher trabalhadora”. As discussões contaram com a presença de psicóloga especialista e demais profissionais qualificados. A participação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes fortaleceu e ajudou a aprofundar o debate.

Fiéis

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Porteiras, celebrou o  Domingo de Ramos com a tradicional procissão, que percorreu as ruas e contou com a participação de fiéis de todas as idades. A missa, presidida pelos párocos José Sampaio e Zilclécio Ferreira, foi marcada por momentos de reflexão e oração.

Aulas

A Banda Filarmônica de Penaforte deu início a um curso de música, na última semana, direcionado para alunos a partir do 9º ano. O curso é ministrado pelo  professor Edivaldo Pereira de França Júnior, de Parnamirim/PE.  Durante as aulas, os participantes terão a oportunidade de aprender e aprimorar suas habilidades musicais.

Prefeito de Campos Sales é um dos filiados ao PT

As filiações realizadas pelo Partido dos Trabalhadores no Cariri, no último sábado, influenciam diretamente nos cenários dos municípios. Em Campos Sales, a chegada do atual prefeito João Lima Campos, no PT, mexe nas peças do jogo político do Município. O ex-prefeito Moésio Loiola (que ajudou João Lima a se eleger na cidade), agora, retorna como adversário filiado ao PP (Partido Progressista). A liderança mantém força política em Campos Sales e poderá dar trabalho ao PT, que tem como meta alcançar o Executivo da cidade.

 Prefeito de Potengi oficializa seu pré-candidato

Ainda durante o evento de lançamento de pré-candidaturas do PT, em Juazeiro,  o prefeito de Potengi, Edson Viriato, esteve acompanhando o seu possível sucessor, Luã Almino, na oficialização de sua candidatura para as eleições deste ano (2024). Além de ter o apoio do gestor, o pré-candidato também conta com as bênçãos do deputado federal José Guimarães. Com movimentações intensas, a oposição também monta peças no cenário político, com filiações realizadas ao Partido Democratico Trabalhista. As articulações são comandadas pelo pré-candidato Salviano Alencar (PDT) e resultaram nas filiações de vereadores e do atual vice-prefeito do Município, Humberto de Barros, ao PDT.

O prefeito de Nova Olinda, Italo Brito (PT), está orientando todos seus aliados a deixarem o PP (Partido Progressista). De acordo com o chefe do Executivo, a intenção é levar os correligionários para siglas que compõem a base do governo Elmano, como PT, PSOL, PV, PCdoB, PSB e PSD. “Estamos fazendo nossa construção partidária nestes partidos”, explicou Italo. Um dos motivos da decisão foi a posição do presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, de que o partido é de oposição ao governo petista. Italo não irá disputar a reeleição, mas já apoia um nome para ser seu sucessor no Executivo, o do advogado Leonardo Brito (PT). Por outro lado, a oposição conta com o nome de Gerlanio Sampaio (PSB).

Casa da Mulher

A população do município de Jati ganhou uma Casa da Mulher e do Idoso. O equipamento foi inaugurado na última semana, com um evento e atrações musicais. A unidade vai oferecer assistência social, recreação, atendimento médico preventivo, entre outros serviços com atenção especial à mulher.

Parceria

A Secretaria Municipal de Educação de Jardim firmou parceria com o Sebrae, para aderir ao Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos. O público-alvo são os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Integral da rede municipal. O programa enfatiza que a educação tem o poder de transformar a vida dos estudantes.

Reabilitação

O município de Milagres entregou uma nova sede do Centro de Reabilitação Raimunda Ilêda de Figueiredo. O equipamento compõe a rede de cuidados da pessoa com deficiência e vai possibilitar a ampliação dos atendimentos diários de 100 para 200. Os serviços são administrados por equipes multidisciplinares.

Operador de Caixa

Barro entregou certificados de curso de Operador de Caixa. A ação faz parte do Programa Primeiro Passo- Linha de Ação Jovem Bolsista, do governo do estado do Ceará. No curso, o jovem consegue prospectar uma carreira profissional. O projeto oferece toda uma assistência para os estudantes até a conclusão do curso.

Porteiras completa 69 anos de emancipação

O município de Porteiras vai completar 69 anos de emancipação política, no dia 25 de março. Porteiras era distrito de Brejo Santo, chamado de Conceição do Cariri. Em novembro de 1951, a localidade foi elevada a município, com distrito único. Desde a semana passada, a população acompanha as comemorações da data, com torneios esportivos, inaugurações de equipamentos públicos e entrega de fardamentos para alunos, além de festivais. O último dia de comemoração (24) vai contar com um show  de atrações  regionais e nacionais.

Em Farias Brito, prefeito Deda perde aliados

Em Farias Brito, o prefeito Deda Pereira (PDT) está indo para a reeleição e seu maior opositor, Vandevelder Freitas (PT), que já esteve à frente da prefeitura por quatro vezes, articula a saída de aliados da base governista. O último a deixar o grupo foi o vereador Professor Waltene (PDT). A saída do parlamentar deixou o prefeito com minoria na Câmara de Vereadores. Apesar de estar perdendo aliados no Legislativo, o cenário político não é desfavorável ao atual chefe do Executivo, que ainda mantém uma base sólida de apoios. Com a população dividida entre os dois nomes, a disputa promete ser voto a voto.

O Partido Renovação Democrática (PRD) de Assaré, presidido por Haroldo Paiva, se reuniu, no último final de semana, com o objetivo de organizar as estratégias para as eleições municipais. O grupo compõe a oposição ao prefeito Libório Leite (PSB). A princípio, a sigla planeja montar uma chapa completa para disputar o Legislativo. Existe, ainda, a possibilidade de o partido sair com pré-candidato em uma chapa majoritária ou compor com o MDB, liderado pelo cantor Canina do Forró.

NASF

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Jardim realizou 1.035 atendimentos no mês de fevereiro deste ano (2024). Os atendimentos foram nas áreas de assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e farmácia. Os dados foram divulgados pela Sesau do Município.

Aplicativo

Campos Sales lançou o aplicativo Tempo de Crescer. O projeto é do governo do Ceará, em parceria com municípios cearenses. O objetivo da política pública é prover a inclusão e  favorecer o desenvolvimento integral de crianças neurodivergentes. 

Aula Inaugural

A primeira aula do programa Primeiro Passo, do Governo do Estado, foi realizada nesta segunda (11) em Brejo Santo. O projeto tem parceria com a Secretaria de Proteção Social.

Ainda nesta segunda, também foi realizada a cerimônia de entrega de certificados de outro projeto.

 Ponte

A Prefeitura de Várzea Alegre inaugurou a ponte do Riacho do Meio. O equipamento vai atender a comunidade de Alemanha e sítios vizinhos, no distrito de Calabaça. A intenção é encerrar o ciclo de isolamento da comunidade em época de chuvas, além de melhorar o trânsito.

Desfiliação do MDB

Em Santana do Cariri, a janela partidária abriu espaço para a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Cristiane Cabral, se desfiliar do MDB, sua atual sigla. Na última sessão legislativa, a parlamentar discursou e informou que já tinha protocolado um pedido de desfiliação. “O mandato não é meu, é do povo", afirmou. De acordo com informações de bastidores, a vereadora ainda não tem outro grupo político em vista. Cristiane tem até o dia 5 de abril para se decidir (período de fechamento da janela partidária).

Mauriti vai receber sede do IFCE

O município de Mauriti vai receber duas grandes obras do Governo Federal. A implantação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a reforma e modernização da parede do Açude do Quixabinha. O anúncio foi feito na última semana, em uma cerimônia que contou com o deputado federal José Guimarães e o deputado estadual Fernando Santana. O prefeito, João Paulo, recebeu a notícia com entusiasmo, destacando que Mauriti vai ganhar muito com as duas grandes obras.

A partir desta quinta-feira,7 de março, está aberta a temporada 2024 da Janela Partidária, contexto em que os vereadores podem trocar de partido político sem sofrer punição. No Cariri, mesmo antes da abertura da janela, as possíveis saídas dos grupos já estavam movimentando os bastidores das casas legislativas.

A Câmara com o maior número de vereadores da região  é a de Juazeiro do Norte, com 21 edis. Desses, cerca de 10 devem trocar de sigla. Uma grande dificuldade relatada pelos vereadores nas negociações, é a aceitação deles nos partidos. Líderes dos grupos alegam que os políticos não cumprem acordos internos sobre abrir para suplente, além de desestimular  outros integrantes a permanecer na sigla. 

Nos municípios de Crato e Barbalha, a maioria dos vereadores deve migrar de grupo partidário. A migração poderá ser feita até o dia 5 de abril, data final do prazo de filiação para quem pretende concorrer às Eleições Municipais de 2024.

Apesar de ser a maioria entre os habitantes de todas as regiões brasileiras, as mulheres ainda enfrentam desafios na luta pela conquista dos direitos. No meio social, o sexo feminino travou uma verdadeira batalha para sobreviver. O enfrentamento aos diversos tipos de violências - física, sexual, psicológica, moral e patrimonial - evidenciam as dificuldades de ser mulher. 

Na região caririense, a mulher ganhou representantes nas lutas sociais através de organizações como A Frente das Mulheres do Cariri. O grupo é uma articulação de feministas, suprapartidárias, das mais diversas origens socioculturais, credos, etnias, idades e profissões da região.

A professora Claudia Rejane (integrante da Frente) destaca que o grande desafio da mulher, hoje, é se manter viva. “O fator cultural é muito forte, existe entranhado na mentalidade do homem, que ele é superior a mulher. Então, essa situação de inferiorização é extremamente forte na sociedade e mata mulheres todos os dias”, pontua.

A violência doméstica é um problema de segurança pública, especialmente em regiões do interior. Grande parte dos casos de violência contra o gênero feminino acontece no núcleo familiar, como apontam os órgãos de proteção às mulheres.  

Para além de manter a integridade física, o sexo feminino também enfrenta problemas na inserção no mercado de trabalho. Indicadores sociais revelam que há uma grande desigualdade de gênero no âmbito trabalhista, culminando na diferença salarial entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo.

“O maior índice entre as pessoas desempregadas são as mulheres, e quando estão desempregadas, têm que enfrentar o aspecto estrutural do capitalismo machista, misógino e escravocrata brasileiro, que as condena às piores condições de trabalho e de vida”, explica Cláudia Rejane.

Quando conseguem adentrar no mercado de trabalho, as mulheres também acabam virando os maiores números nas estatísticas de assédio moral e sexual, de acordo com os índices de um levantamento feito pela Startup de Aconselhamento Jurídico. “Então, o segundo desafio da mulher hoje é viver. Viver com tranquilidade. Viver com segurança. Viver em paz, em harmonia”, afirma a professora.

As políticas públicas para o sexo feminino existem, mas ainda precisam ser eficientes. Entre muitas reivindicações do grupo Frente das Mulheres do Cariri, estão o direito à moradia, o acompanhamento eficaz do SUS (Sistema Único de Saúde), a ampliação do direito ao aborto, a paridade de salários de homens e mulheres, entre muitos outros.

“Os representantes políticos podem e devem fazer muita coisa”, afirma a professora, destacando que um passo importante é a conscientização das próprias mulheres sobre seus direitos e que elas podem e precisam  reivindicar.

A Prefeitura de Potengi suspendeu a concorrência pública que previa a contratação dos serviços de coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos na cidade. A suspensão foi publicada em um periódico regional. No texto, a comissão de licitação diz que a suspensão se dá em observância ao princípio do contraditório e da ampla defesa. Em abril, durante a abertura dos envelopes, os concorrentes do processo denunciaram a Comissão de Licitação por suspeita de favorecimento de uma empresa. O caso foi parar na polícia.

Licitação do lixo é suspensa em Potengi

POLO UFCA
Assaré sediará um polo de Educação à Distância (EAD) da Universidade Federal do Cariri. O Município está articulando a chegada do equipamento. Serão ofertadas 40 vagas anuais para dois cursos. O ingresso na graduação será através do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Sem fogos
Foi sancionado, no município de Mauriti, o Projeto de Lei que proíbe a soltura de fogos barulhentos em eventos realizados pela administração pública. O Objetivo da Lei é proteger animais e as pessoas que sofrem problemas de saúde causados pelo estrondo dos artefatos.

Pegou mal
A população de Abaiara está questionando o secretário de obras, José Alan, sobre luminárias instaladas dentro de sua propriedade, na Vila São José, em detrimento de algumas ruas que estão às escuras. A Coluna tentou contato com secretário, mas não obteve retorno.

Barro
Pelo menos oito ruas do município de Barro estão recebendo pavimentação asfáltica. A obra é fruto da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, que também realizará a sinalização nos locais. Os bairros que receberam o benefício são o Centro e o Trajano Nogueira.

Duas seções eleitorais canceladas em Salitre
A Corregedoria Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral e a 38º zona, cancelaram duas seções eleitorais na Serra dos Nogueiras e na Serra dos Filisminos, em Salitre. A decisão é fundamentada na análise da reorganização do território estadual, que reflete na circunscrição das zonas eleitorais do Ceará. O argumento usado para retirada das seções é que elas pertencem, no georreferenciamento, ao estado do Pernambuco. A Câmara Municipal luta junto à presidência da Assembleia Legislativa para reverter à situação.

Flagrante deixa população de Tarrafas insatisfeita
Os moradores de Tarrafas ficaram indignados quando um carro que presta serviço à Prefeitura foi flagrado no Parque de Vaquejada de Iguatu. A população denuncia o uso indevido do veículo para fins particulares e cobra explicações da Prefeitura sobre o caso. Os moradores alertam que faltam veículos para o transporte de pacientes no sistema de saúde municipal. A Prefeitura informou que não compactua com o ocorrido e afirmou que um procedimento administrativo foi aberto para verificar a conduta do servidor.

Veículo da Prefeitura flagrado em vaquejada

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE