Jornal do Cariri
PUBLICIDADE
Giro-K
Regy Santos

No último sábado (20), a oposição de Araripe lançou o nome do presidente da Câmara, Zé Gordim (PT), como o cabeça de chapa na majoritária. O pré-candidato de Araripe substituiu o ex-prefeito, Giovane Guedes. O político não pode seguir com a pré-candidatura, porque teve as contas desaprovadas pela Câmara Municipal. O bloco faz parte da base governista do PT. O prefeito Cícero de Deus perdeu forças em seu grupo: perdeu o seu vice, Dr. José Orlando, que faleceu de covid-19 em 2021, e o Dr. Germano, ex-prefeito que encerrou a carreira política. Mesmo com o cenário, o gestor segue angariando apoios.

Vacina

A prefeitura de Grangeiro está fazendo campanha emergencial em prol da vacinação do gado contra a febre aftosa. “A nossa intenção é convidar todos os produtores rurais a vacinar o rebanho", destaca o prefeito Chico Clementino. O Município, assim como todo o Ceará, precisa atingir cerca de 90% do gado vacinado para entrar na zona livre da doença.

Safra

Tarrafas aderiu ao Garantia Safra. O programa é um benefício social que permite ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, por determinado tempo, caso haja perda da safra por excesso de chuva ou estiagem. A assinatura do termo de adesão contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT) e da senadora Augusta Brito.

Mobilização

Campos Sales se mobiliza a favor do combate ao abuso e exploração sexual. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social movimentou a comunidade, por meio de atividades e ações, no sentido de levar informações relevantes sobre o tema. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre temas delicados no meio social.

Leilão

O município de Santana do Cariri tornou publico a realização de um leilão de bens móveis, como sucatas de veículos, materiais de escritório, hospitalar e escolar. O leilão acontece no próximo dia 2 de maio. Os interessados poderão participar de forma online e presencial, no auditório do polo de convivência Linard Rocha.

Dia D contra a influenza

A prefeitura de Jardim mobilizou toda a população no último sábado, 20 de abril, para a campanha do dia D de vacinação contra a influenza. A Secretaria de Saúde orientou a população a se dirigir aos postos mais próximos e levar toda a documentação necessária. O imunizante evita os principais tipos de gripe em circulação, preservando a saúde, diminuindo a taxa de contágio e reduzindo a probabilidade de epidemias massivas. Geralmente, as vacinas são aplicadas em regime de prioridade, nas faixas etárias mais vulneráveis, como crianças, idosos e grávidas.

Sala de cinema

Em Barro, a Secretaria de Cultura e Turismo vai inaugurar, no próximo dia 30 de abril, a sala de cinema José Wilton Pereira Cabral - Doutorzinho (In Memorian). Os recursos usados na obra fazem parte da Lei Paulo Gustavo, regulamentada e instituída em dezembro de 2023. A lei foi criada para incentivar a arte e a cultura nos diversos estados Brasileiros. A cultura do município do Barro conta, também, com festa de carnaval de rua, vaquejada, cavalgada e Festa do Padroeiro São Sebastião.

Farias Brito é mais uma cidade que vai ser cenário para a disputa entre o PT e o PDT. Dr. Vandevelder comanda a oposição e conta com a adesão da maioria dos parlamentares na Câmara de Vereadores. O ex-prefeito, acumula experiência de ter comandado o Município algumas vezes, além de ter o apoio do governador Elmano de Freitas e do ministro da Educação, Camilo Santana. Já na situação, o prefeito Francisco Austragesio (Deda), do PDT, tem o poder da máquina pública e tem como apoiadores o vice-prefeito Nael Brito, cinco vereadores do MDB e PDT, e as adesões do presidente nacional do PDT, André Figueiredo, e do ex-presidenciável Ciro Gomes.

Moradias

O município de Potengi vai ganhar 50 novas moradias rurais. O comunicado oficial foi feito pelo prefeito Edson Veriato (PT). As casas são do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. O gestor destacou que a construção das moradias foi viabilizada por meio de articulação do líder do presidente Lula na Câmara Federal, José Nobre Guimarães.

Chagas

A prefeitura de Jardim alerta a população sobre a doença de chagas.  A gestão lembrou que a doença é uma preocupação de muitas cidades cearenses. A enfermidade é transmitida através pelo besouro barbeiro e pode ser evitada ao manter portas e janelas bem fechadas.  

Concurso

Penaforte está com inscrições abertas para jurados do I Concurso de Fotografia e Culinária. As inscrições vão até o dia 17 de abril e são direcionadas a quem é amante de gastronomia e arte visual. Os participantes vão contribuir com a expertise e o olhar crítico com relação aos trabalhos apresentados.  Mais informações no site da Prefeitura.

Jogos

Aurora vai promover a etapa municipal dos jogos escolares 2024. As atividades acontecem em duas datas, 18 e 19 de abril. Os jogos acontecem anualmente e envolvem as instituições escolares, para incentivar os jovens a participarem de competições e praticarem exercícios físicos, promovendo a inclusão social.

Emancipação Política

O município de Nova Olinda está em plena comemoração dos 67 anos de emancipação política. A lei de emancipação foi instalada no dia 26 de abril de 1957. A cidade é localizada na microrregião do Cariri e tem pouco mais de 15 mil habitantes. O local tem pontos turísticos bem visitados, como a Fundação Casa Grande, projeto social fundado pelo casal Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde, e o Museu de Paleontologia. Em comemoração a data, o Município promoveu um show na última sexta-feira (12), e segue promovendo atividades religiosas, esportivas e culturais para envolver a população nos festejos.

Política em Salitre

O PT do município de Salitre acusa o atual prefeito, Dodó de Neoclides (PSB), de suposto abuso de poder econômico, com uso indevido de recursos públicos. As acusações são relacionadas a um evento político realizado no último dia 6 de abril, pelo PSB. A gestão  afirma que tais denúncias não têm fundamento. De acordo com José Heliomar, secretário de Administração e Finanças de Salitre, as denúncias são infundadas e partem do PT, porque o grupo faz oposição à gestão em Salitre. No contexto político, o Partido dos Trabalhadores se articula com outras siglas para fortalecer o grupo que tem como pré-candidato, o ex-prefeito Rondilson Ribeiro. Já o prefeito Dodó de Neoclides busca a reeleição e conta com o apoio de várias lideranças.

O cantor Caninana do Forró efetivou a filiação ao Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A entrada na legenda recebeu o apoio do deputado federal Yury do Paredão, aliado do cantor desde o início das articulações. O arco de aliança  oposicionista conta, também, com o PSOL. No governo, o grupo liderado pelo atual prefeito Libório Leite (PSB), considerado forte, mantém a mesma configuração de aliados. Libório tem o comando do PSB e mantém na base o PDT. Mas um impasse sobre a possível vice, Niza Costa, pode retirar o PT de seu grupo. Com a divisão polarizada das forças partidárias, o pleito em Assaré promete ser bem disputado.

Precatórios

Várzea Alegre negocia precatórios até o dia 12 de abril. A Procuradoria Geral do Município afirma que o processo de negociação está em andamento, com edital publicado pelo Tribunal Regional do Trabalho. O valor disponível para pagamento por acordo é de R$2.536.246,28. A PGM está disponível para esclarecer dúvidas.

Lei municipal

A câmara municipal de Missão Velha aprovou a lei que torna obrigatória a afixação de cartazes nas escolas da rede pública e privada do Município, informando sobre a garantia de matrícula de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A matéria faz parte das ações de abril, mês de conscientização sobre o TEA.

Vacinação

Aurora vai promover busca ativa de pacientes que não se vacinaram nas suas respectivas categorias. As ações foram definidas na última semana, pela coordenadoria de Saúde da Atenção Básica. As buscas de pacientes faltosos serão direcionadas para mulheres com cipatologia em atraso, pacientes hipertensos e diabéticos.

Atendimento

O município de Jati está com ações em andamento no consultório móvel de atendimento odontológico. Cerca de 20 bairros serão atendidos com os serviços. A ideia é alcançar as pessoas que, por algum motivo, não conseguem buscar os atendimentos nos postos de saúde. Profissionais da área alertam para a importância de uma saúde bucal em dia.

Oposição de Tarrafas

No município de Tarrafas, o ex-vereador Eronildes Santos, pré-candidato ao Executivo, se filiou ao PSB. A entrada da liderança na legenda teve o apoio do deputado federal Cid Gomes e do deputado estadual Guilherme Landim. O arco de aliança da oposição conta com ex-prefeitos e vereadores. Para o Jornal do Cariri, o deputado Guilherme afirmou estar otimista com a eleição de Eronildes diante do cenário. O atual prefeito, Taiano Martins, apoia a pré-candidatura do Professor Palácio, do PT.  Apesar de inicialmente ter se mantido pré-candidato, o gestor desistiu e escolheu o projeto do professor.

Formação de alianças

Em Barro, o pré-candidato oposicionista, Vinicius Laurindo (PSD), se movimenta para montar uma composição na chapa com o Partido dos Trabalhadores. Por meio de reunião, Vinicius fez um convite ao pré-candidato, Rivaldo Benício. A intenção é fazer uma chapa majoritária PSD na cabeça, e PT na vice. As siglas, que atualmente compõem com o prefeito e pré-candidato à reeleição, George Feitosa, são o PSB, MDB, PRD e Republicanos. O PSB deverá indicar a vice, o nome do ex-vice-prefeito, Dr. Didi. A chapa para o Legislativo é integrada por oito homens e, até o momento, quatro mulheres. 

No município de Araripe, dois dos principais vereadores de oposição irão migrar para o PT: Professor Hildo e Zé Gordim. Os parlamentares foram os dois nomes mais votados no Município e, atualmente, fortalecem a oposição ao governo do prefeito Cícero de Deus. Dentro do grupo, o nome do vereador Zé Gordim está cotado para compor a majoritária com o ex-prefeito Giovane Guedes. Uma votação no plenário, marcada para esta terça-feira (2), sobre as contas do ex-gestor, poderá mudar essa composição. O atual prefeito pretende ir à reeleição, mas ainda não tem chapa definida. Além do grupo dos vereadores, Cícero de Deus também poderá concorrer com uma terceira via, encabeçada pelo empresário Rodrigo Modesto (sem partido).

Encerradas

Com 204 vagas disponíveis, as inscrições para o concurso público do município de Altaneira foram encerradas neste domingo (31). De acordo com informações do edital, o próximo passo é a prova objetiva, que está prevista para o dia 28 de abril. O resultado final será divulgado em 31 de maio deste ano.

Reajuste

A Câmara Municipal de Aurora sancionou leis de reajuste salarial para servidores. As matérias são de autoria do Executivo.  A primeira autoriza um reajuste salarial de 6,97% para os servidores municipais efetivos. Já a segunda concede ao prefeito a autorização para reajustar os salários dos profissionais efetivos do magistério público.

Malhação do Judas

Associação Cultural dos Karetas de Jardim promoveu a tradicional malhação do Judas neste domingo (31). Foi realizada, ainda, a premiação do Festival de Máscaras. Os festejos integram a programação da Semana Santa no Município. A festa é uma das maiores manifestações culturais do interior.

Causa Animal

Representantes do município de Várzea Alegre participaram do I Seminário sobre Proteção e Bem Estar Animal em Juazeiro do Norte. De acordo com o  Secretário de Meio Ambiente de Várzea Alegre, J. Marcílio, o seminário foi um momento de grande importância para o fortalecimento da causa animal, do Estado e do Município, diante de tantas dificuldades com as políticas públicas nesta área.

Caririaçu pode ter chapa só de mulheres para o pleito 2024

Em Caririaçu as formações dos grupos para as eleições de 2024 estão sendo encaminhadas. Na contramão das estatísticas, o Município conta, atualmente, com uma chapa encabeçada só por mulheres, apoiada pelo ex-prefeito João Marcos. A vereadora Adriana Calixto (MDB) e a ex-parlamentar Kassiana Feitosa (UB) despontam com boas chances no pleito. Caso essa formação se efetive, Caririaçu será um das poucas prefeituras do Cariri a formar uma chapa majoritária, cem por cento feminina. Por outro lado, o atual gestor, Edmilson Leite, articula a eleição do sucessor, Acácio Leite, também do PT. O grupo governista concorre com forte possibilidade de alcançar o Executivo. 

Prefeita de Jati poderá perder apoios

O avanço da oposição em Jati pode ter um efeito negativo na base de apoio da atual prefeita Mônica Mariano (PT). As movimentações indicam que dois dos vereadores do grupo governista podem migrar a qualquer momento para a oposição, liderada pela ex-prefeita Neta Diniz. A ex-gestora articula a pré-candidatura do marido, Antônio de Neta, visando ocupar a vaga no Executivo. Informações de bastidores indicam que os parlamentares da base estariam insatisfeitos com o isolamento da atual prefeita e a ausência de articulações para o fortalecimento do grupo. 

O Partido dos Trabalhadores oficializou, no último sábado (23), 19 nomes masculinos e apenas dois femininos para as eleições municipais deste ano no Cariri: as pré-candidatas Silvania Andrade e Mônica Mariano, de Altaneira e Jati, respectivamente. Silvania ocupa uma cadeira na Câmara Municipal. Já Mônica está no mandato de prefeita e almeja reeleição. A quantidade de candidaturas femininas no evento do último sábado reflete, ainda, a deficiente participação de mulheres na política e fortalece os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre a pouca representatividade feminina nos executivos cearenses.

Remanejamento

Por meio do decreto, nº 2203008/ 24-GP de 22 de março de 2024, o município de Jardim remanejou o feriado desta segunda-feira (25), Data Magna no Ceará, para a quinta-feira, 28 de março, em razão dos festejos tradicionais da Semana Santa do Município. Desta forma, ficou decretado ponto facultativo o expediente do dia 28, quinta-feira santa, em todos os órgãos e entidades da Administração.

Saúde Mental

Priorizando a saúde mental, o município de Altaneira promoveu, na última semana, palestra com o tema “Saúde mental da mulher trabalhadora”. As discussões contaram com a presença de psicóloga especialista e demais profissionais qualificados. A participação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes fortaleceu e ajudou a aprofundar o debate.

Fiéis

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Porteiras, celebrou o  Domingo de Ramos com a tradicional procissão, que percorreu as ruas e contou com a participação de fiéis de todas as idades. A missa, presidida pelos párocos José Sampaio e Zilclécio Ferreira, foi marcada por momentos de reflexão e oração.

Aulas

A Banda Filarmônica de Penaforte deu início a um curso de música, na última semana, direcionado para alunos a partir do 9º ano. O curso é ministrado pelo  professor Edivaldo Pereira de França Júnior, de Parnamirim/PE.  Durante as aulas, os participantes terão a oportunidade de aprender e aprimorar suas habilidades musicais.

Prefeito de Campos Sales é um dos filiados ao PT

As filiações realizadas pelo Partido dos Trabalhadores no Cariri, no último sábado, influenciam diretamente nos cenários dos municípios. Em Campos Sales, a chegada do atual prefeito João Lima Campos, no PT, mexe nas peças do jogo político do Município. O ex-prefeito Moésio Loiola (que ajudou João Lima a se eleger na cidade), agora, retorna como adversário filiado ao PP (Partido Progressista). A liderança mantém força política em Campos Sales e poderá dar trabalho ao PT, que tem como meta alcançar o Executivo da cidade.

 Prefeito de Potengi oficializa seu pré-candidato

Ainda durante o evento de lançamento de pré-candidaturas do PT, em Juazeiro,  o prefeito de Potengi, Edson Viriato, esteve acompanhando o seu possível sucessor, Luã Almino, na oficialização de sua candidatura para as eleições deste ano (2024). Além de ter o apoio do gestor, o pré-candidato também conta com as bênçãos do deputado federal José Guimarães. Com movimentações intensas, a oposição também monta peças no cenário político, com filiações realizadas ao Partido Democratico Trabalhista. As articulações são comandadas pelo pré-candidato Salviano Alencar (PDT) e resultaram nas filiações de vereadores e do atual vice-prefeito do Município, Humberto de Barros, ao PDT.

O prefeito de Nova Olinda, Italo Brito (PT), está orientando todos seus aliados a deixarem o PP (Partido Progressista). De acordo com o chefe do Executivo, a intenção é levar os correligionários para siglas que compõem a base do governo Elmano, como PT, PSOL, PV, PCdoB, PSB e PSD. “Estamos fazendo nossa construção partidária nestes partidos”, explicou Italo. Um dos motivos da decisão foi a posição do presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, de que o partido é de oposição ao governo petista. Italo não irá disputar a reeleição, mas já apoia um nome para ser seu sucessor no Executivo, o do advogado Leonardo Brito (PT). Por outro lado, a oposição conta com o nome de Gerlanio Sampaio (PSB).

Casa da Mulher

A população do município de Jati ganhou uma Casa da Mulher e do Idoso. O equipamento foi inaugurado na última semana, com um evento e atrações musicais. A unidade vai oferecer assistência social, recreação, atendimento médico preventivo, entre outros serviços com atenção especial à mulher.

Parceria

A Secretaria Municipal de Educação de Jardim firmou parceria com o Sebrae, para aderir ao Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos. O público-alvo são os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Integral da rede municipal. O programa enfatiza que a educação tem o poder de transformar a vida dos estudantes.

Reabilitação

O município de Milagres entregou uma nova sede do Centro de Reabilitação Raimunda Ilêda de Figueiredo. O equipamento compõe a rede de cuidados da pessoa com deficiência e vai possibilitar a ampliação dos atendimentos diários de 100 para 200. Os serviços são administrados por equipes multidisciplinares.

Operador de Caixa

Barro entregou certificados de curso de Operador de Caixa. A ação faz parte do Programa Primeiro Passo- Linha de Ação Jovem Bolsista, do governo do estado do Ceará. No curso, o jovem consegue prospectar uma carreira profissional. O projeto oferece toda uma assistência para os estudantes até a conclusão do curso.

Porteiras completa 69 anos de emancipação

O município de Porteiras vai completar 69 anos de emancipação política, no dia 25 de março. Porteiras era distrito de Brejo Santo, chamado de Conceição do Cariri. Em novembro de 1951, a localidade foi elevada a município, com distrito único. Desde a semana passada, a população acompanha as comemorações da data, com torneios esportivos, inaugurações de equipamentos públicos e entrega de fardamentos para alunos, além de festivais. O último dia de comemoração (24) vai contar com um show  de atrações  regionais e nacionais.

Em Farias Brito, prefeito Deda perde aliados

Em Farias Brito, o prefeito Deda Pereira (PDT) está indo para a reeleição e seu maior opositor, Vandevelder Freitas (PT), que já esteve à frente da prefeitura por quatro vezes, articula a saída de aliados da base governista. O último a deixar o grupo foi o vereador Professor Waltene (PDT). A saída do parlamentar deixou o prefeito com minoria na Câmara de Vereadores. Apesar de estar perdendo aliados no Legislativo, o cenário político não é desfavorável ao atual chefe do Executivo, que ainda mantém uma base sólida de apoios. Com a população dividida entre os dois nomes, a disputa promete ser voto a voto.

O Partido Renovação Democrática (PRD) de Assaré, presidido por Haroldo Paiva, se reuniu, no último final de semana, com o objetivo de organizar as estratégias para as eleições municipais. O grupo compõe a oposição ao prefeito Libório Leite (PSB). A princípio, a sigla planeja montar uma chapa completa para disputar o Legislativo. Existe, ainda, a possibilidade de o partido sair com pré-candidato em uma chapa majoritária ou compor com o MDB, liderado pelo cantor Canina do Forró.

NASF

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Jardim realizou 1.035 atendimentos no mês de fevereiro deste ano (2024). Os atendimentos foram nas áreas de assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e farmácia. Os dados foram divulgados pela Sesau do Município.

Aplicativo

Campos Sales lançou o aplicativo Tempo de Crescer. O projeto é do governo do Ceará, em parceria com municípios cearenses. O objetivo da política pública é prover a inclusão e  favorecer o desenvolvimento integral de crianças neurodivergentes. 

Aula Inaugural

A primeira aula do programa Primeiro Passo, do Governo do Estado, foi realizada nesta segunda (11) em Brejo Santo. O projeto tem parceria com a Secretaria de Proteção Social.

Ainda nesta segunda, também foi realizada a cerimônia de entrega de certificados de outro projeto.

 Ponte

A Prefeitura de Várzea Alegre inaugurou a ponte do Riacho do Meio. O equipamento vai atender a comunidade de Alemanha e sítios vizinhos, no distrito de Calabaça. A intenção é encerrar o ciclo de isolamento da comunidade em época de chuvas, além de melhorar o trânsito.

Desfiliação do MDB

Em Santana do Cariri, a janela partidária abriu espaço para a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Cristiane Cabral, se desfiliar do MDB, sua atual sigla. Na última sessão legislativa, a parlamentar discursou e informou que já tinha protocolado um pedido de desfiliação. “O mandato não é meu, é do povo", afirmou. De acordo com informações de bastidores, a vereadora ainda não tem outro grupo político em vista. Cristiane tem até o dia 5 de abril para se decidir (período de fechamento da janela partidária).

Mauriti vai receber sede do IFCE

O município de Mauriti vai receber duas grandes obras do Governo Federal. A implantação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a reforma e modernização da parede do Açude do Quixabinha. O anúncio foi feito na última semana, em uma cerimônia que contou com o deputado federal José Guimarães e o deputado estadual Fernando Santana. O prefeito, João Paulo, recebeu a notícia com entusiasmo, destacando que Mauriti vai ganhar muito com as duas grandes obras.

A partir desta quinta-feira,7 de março, está aberta a temporada 2024 da Janela Partidária, contexto em que os vereadores podem trocar de partido político sem sofrer punição. No Cariri, mesmo antes da abertura da janela, as possíveis saídas dos grupos já estavam movimentando os bastidores das casas legislativas.

A Câmara com o maior número de vereadores da região  é a de Juazeiro do Norte, com 21 edis. Desses, cerca de 10 devem trocar de sigla. Uma grande dificuldade relatada pelos vereadores nas negociações, é a aceitação deles nos partidos. Líderes dos grupos alegam que os políticos não cumprem acordos internos sobre abrir para suplente, além de desestimular  outros integrantes a permanecer na sigla. 

Nos municípios de Crato e Barbalha, a maioria dos vereadores deve migrar de grupo partidário. A migração poderá ser feita até o dia 5 de abril, data final do prazo de filiação para quem pretende concorrer às Eleições Municipais de 2024.

Apesar de ser a maioria entre os habitantes de todas as regiões brasileiras, as mulheres ainda enfrentam desafios na luta pela conquista dos direitos. No meio social, o sexo feminino travou uma verdadeira batalha para sobreviver. O enfrentamento aos diversos tipos de violências - física, sexual, psicológica, moral e patrimonial - evidenciam as dificuldades de ser mulher. 

Na região caririense, a mulher ganhou representantes nas lutas sociais através de organizações como A Frente das Mulheres do Cariri. O grupo é uma articulação de feministas, suprapartidárias, das mais diversas origens socioculturais, credos, etnias, idades e profissões da região.

A professora Claudia Rejane (integrante da Frente) destaca que o grande desafio da mulher, hoje, é se manter viva. “O fator cultural é muito forte, existe entranhado na mentalidade do homem, que ele é superior a mulher. Então, essa situação de inferiorização é extremamente forte na sociedade e mata mulheres todos os dias”, pontua.

A violência doméstica é um problema de segurança pública, especialmente em regiões do interior. Grande parte dos casos de violência contra o gênero feminino acontece no núcleo familiar, como apontam os órgãos de proteção às mulheres.  

Para além de manter a integridade física, o sexo feminino também enfrenta problemas na inserção no mercado de trabalho. Indicadores sociais revelam que há uma grande desigualdade de gênero no âmbito trabalhista, culminando na diferença salarial entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo.

“O maior índice entre as pessoas desempregadas são as mulheres, e quando estão desempregadas, têm que enfrentar o aspecto estrutural do capitalismo machista, misógino e escravocrata brasileiro, que as condena às piores condições de trabalho e de vida”, explica Cláudia Rejane.

Quando conseguem adentrar no mercado de trabalho, as mulheres também acabam virando os maiores números nas estatísticas de assédio moral e sexual, de acordo com os índices de um levantamento feito pela Startup de Aconselhamento Jurídico. “Então, o segundo desafio da mulher hoje é viver. Viver com tranquilidade. Viver com segurança. Viver em paz, em harmonia”, afirma a professora.

As políticas públicas para o sexo feminino existem, mas ainda precisam ser eficientes. Entre muitas reivindicações do grupo Frente das Mulheres do Cariri, estão o direito à moradia, o acompanhamento eficaz do SUS (Sistema Único de Saúde), a ampliação do direito ao aborto, a paridade de salários de homens e mulheres, entre muitos outros.

“Os representantes políticos podem e devem fazer muita coisa”, afirma a professora, destacando que um passo importante é a conscientização das próprias mulheres sobre seus direitos e que elas podem e precisam  reivindicar.

A Prefeitura de Potengi suspendeu a concorrência pública que previa a contratação dos serviços de coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos na cidade. A suspensão foi publicada em um periódico regional. No texto, a comissão de licitação diz que a suspensão se dá em observância ao princípio do contraditório e da ampla defesa. Em abril, durante a abertura dos envelopes, os concorrentes do processo denunciaram a Comissão de Licitação por suspeita de favorecimento de uma empresa. O caso foi parar na polícia.

Licitação do lixo é suspensa em Potengi

POLO UFCA
Assaré sediará um polo de Educação à Distância (EAD) da Universidade Federal do Cariri. O Município está articulando a chegada do equipamento. Serão ofertadas 40 vagas anuais para dois cursos. O ingresso na graduação será através do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Sem fogos
Foi sancionado, no município de Mauriti, o Projeto de Lei que proíbe a soltura de fogos barulhentos em eventos realizados pela administração pública. O Objetivo da Lei é proteger animais e as pessoas que sofrem problemas de saúde causados pelo estrondo dos artefatos.

Pegou mal
A população de Abaiara está questionando o secretário de obras, José Alan, sobre luminárias instaladas dentro de sua propriedade, na Vila São José, em detrimento de algumas ruas que estão às escuras. A Coluna tentou contato com secretário, mas não obteve retorno.

Barro
Pelo menos oito ruas do município de Barro estão recebendo pavimentação asfáltica. A obra é fruto da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, que também realizará a sinalização nos locais. Os bairros que receberam o benefício são o Centro e o Trajano Nogueira.

Duas seções eleitorais canceladas em Salitre
A Corregedoria Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral e a 38º zona, cancelaram duas seções eleitorais na Serra dos Nogueiras e na Serra dos Filisminos, em Salitre. A decisão é fundamentada na análise da reorganização do território estadual, que reflete na circunscrição das zonas eleitorais do Ceará. O argumento usado para retirada das seções é que elas pertencem, no georreferenciamento, ao estado do Pernambuco. A Câmara Municipal luta junto à presidência da Assembleia Legislativa para reverter à situação.

Flagrante deixa população de Tarrafas insatisfeita
Os moradores de Tarrafas ficaram indignados quando um carro que presta serviço à Prefeitura foi flagrado no Parque de Vaquejada de Iguatu. A população denuncia o uso indevido do veículo para fins particulares e cobra explicações da Prefeitura sobre o caso. Os moradores alertam que faltam veículos para o transporte de pacientes no sistema de saúde municipal. A Prefeitura informou que não compactua com o ocorrido e afirmou que um procedimento administrativo foi aberto para verificar a conduta do servidor.

Veículo da Prefeitura flagrado em vaquejada

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE