Jornal do Cariri
Vila da Música apresenta o recital final da Escola com o tema “Cancioneiro Popular do Nordeste”
A programação acontece no mês de dezembro nos dias 14, 15, 16 na Vila da Música e em 17 e 18 no Centro Cultural do Cariri
Foto: Divulgação
GENEUZA MUNIZ
12/12/22 18:00

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realizará o recital 2022 a partir do tema "Cancioneiro Popular do Nordeste". A programação é gratuita e acontece, a partir das 18h, nos dias 14, 15 e 16 de dezembro no Auditório Izaíra Silvino, da Vila da Música, e nos dias 17 e 18 no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, que também é um equipamento da Secult/CE, gerido pelo Instituto Mirante. Os dois fazem parte da Rede Pública de Espaço e Equipamentos do Ceará- RECE. 

Durante o ano, a Escola realizou atividades de pesquisa, registro e salvaguarda das expressões culturais da região do Cariri através de seus grupos artísticos e também nas turmas de formação. As atividades desenvolvidas culminaram na temática do recital final, que englobará músicas dos grupos de tradição popular caririenses, canções e poesias musicadas do Nordeste.


A ação faz parte dos processos avaliativos da Vila da Música e ocorre desde 2018. Em sua metodologia, traz como principal objetivo o desenvolvimento do lado artístico dos estudantes, possibilitando-os a experiência da apresentação musical. As apresentações são realizadas em grupos ou individuais e seus repertórios são escolhidos a partir das aulas e conteúdos desenvolvidos durante o ano. Além disso, temos o momento como espaço de troca e compartilhamento junto aos familiares e a comunidade. 

Devido a pandemia da Covid-19, o recital foi realizado de forma on-line nos dois últimos anos. Em 2022, retornamos ao presencial e teremos mais de 400 alunos envolvidos nas apresentações. "Uma alegria estarmos celebrando o encerramento das atividades da Vila da Música com uma diversidade musical de qualidade e muita poesia. No recital, iremos experienciar o acervo da tradição popular em sua essência, evocando a memória dos mestres e mestras, cancioneiros populares das nossas raízes ancestrais nordestina", conta Dane de Jade, gestora do equipamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ