Jornal do Cariri
Urca lança pesquisa sobre impactos na maternidade para docentes
Professoras poderão contribuir com estudo através de formulário virtual
Docentes mães ou que estejam grávidas podem participar da pesquisa. Imagem: Divulgação/ URCA
Joaquim Júnior
21/12/20 8:30

A pesquisa “Produção Científica e Acadêmica em Instituições de Ensino Superior: Uma Análise sob o Recorte de Gênero”, do Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da Região do Cariri da Universidade Regional do Cariri (URCA), avaliará os impactos da maternidade na carreira da docente do sexo feminino. O estudo busca avaliar os impactos da maternidade na carreira da docente do sexo feminino.

À frente da pesquisa, a professora Dra. Grayce Alencar, que coordena o Observatório, convida as docentes para participarem do estudo, que tem o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).  Através da pesquisa, busca-se contribuir para discussões sobre questões de gênero impostas socialmente e que implicam em possíveis dificuldades para exercício da carreira docente por mulheres, uma vez que estas são estimuladas a manterem o mesmo rendimento profissional, mesmo que possuam jornadas duplas e mais longas de trabalho.

Além disso, conforme apresentado, também é esperado que o estudo sirva como base para criação de políticas, nas Universidades, para que as professoras tenham melhores perspectivas e continuem nesse universo com produtividade efetiva, mesmo diante de tantas barreiras histórico-sociais impostas. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição, sob parecer 4.270.236 e pode ser acessada pelo link abaixo: https://forms.gle/1nynAt4GSAt9QGPeA

Com informações da URCA

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ