A pesquisa “Produção Científica e Acadêmica em Instituições de Ensino Superior: Uma Análise sob o Recorte de Gênero”, do Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da Região do Cariri da Universidade Regional do Cariri (URCA), avaliará os impactos da maternidade na carreira da docente do sexo feminino. O estudo busca avaliar os impactos da maternidade na carreira da docente do sexo feminino.
À frente da pesquisa, a professora Dra. Grayce Alencar, que coordena o Observatório, convida as docentes para participarem do estudo, que tem o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Através da pesquisa, busca-se contribuir para discussões sobre questões de gênero impostas socialmente e que implicam em possíveis dificuldades para exercício da carreira docente por mulheres, uma vez que estas são estimuladas a manterem o mesmo rendimento profissional, mesmo que possuam jornadas duplas e mais longas de trabalho.

Além disso, conforme apresentado, também é esperado que o estudo sirva como base para criação de políticas, nas Universidades, para que as professoras tenham melhores perspectivas e continuem nesse universo com produtividade efetiva, mesmo diante de tantas barreiras histórico-sociais impostas. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição, sob parecer 4.270.236 e pode ser acessada pelo link abaixo: https://forms.gle/1nynAt4GSAt9QGPeA