Jornal do Cariri
Sesa inicia operação fumacê no Cariri após aumento de arboviroses
Barbalha foi o primeiro município da região a solicitar o serviço
Foto: Divulgação/ Ascom Barbalha
Joaquim Júnior
18/02/22 8:30

As cinco primeiras semanas de 2022, quando comparadas ao mesmo período do ano passado, registraram aumento de 153,2% nas notificações de dengue, chikungunya e zika em todo Ceará. O aumento foi de 738 para 1.869 ocorrências. No Cariri, o município de Barbalha é o que apresenta maior incidência de notificações no intervalo de tempo (579 por 100 mil habitantes), se tornando o primeiro da região a solicitar o método Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido como fumacê, para combater o Aedes aegypti, causador das doenças.

De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), a operação na cidade conta com três ciclos de pulverização, todos ainda em fevereiro, abrangendo 600 quarteirões e envolvendo seis servidores em três carros. As borrifações ocorrem seguindo as solicitações emergenciais dos municípios, após análise epidemiológica. “A Sesa dispõe de equipes para atender a novas demandas de carro fumacê neste ano em todas as Regiões de Saúde”, afirma a Secretaria.

Além da atuação do UBV como uma das estratégias de controle do mosquito, a população se mantém com papel importante no combate ao Aedes aegypti. Recipientes ou locais descobertos que possam acumular água podem virar criadouro do inseto. Por isso, os cuidados e a manutenção dos reservatórios devem ser constantes, sendo realizados, pelo menos, uma vez por semana. Com informações da Sesa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ