JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Sem discussão, prefeitos do Cariri decidem parar dia 30
22/08/23 0:00

Prefeitos do Ceará, cerca de 50 deles, até estiveram em Brasília, no dia 15, para discutir a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com sua bancada no Congresso. Do Brasil, foram quase dois mil tentando sensibilizar o Governo Federal. Não adiantou. Agora, os gestores devem passar da reclamação à pressão. A campanha “Sem FPM não dá”, no Cariri, já tem a adesão de 16 prefeituras, que prometem paralisar no próximo dia 30. Na relação, Antonina do Norte, Assaré, Araripe, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Nova Olinda, Penaforte, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre. Entre os gestores, uma maioria aliados do Governo Federal e do Estado. O movimento pode desgastar a relação. Alguns municípios já estão com dificuldade de garantir o pagamento, por exemplo, de servidores e fornecedores. É consenso entre os gestores, que o próximo passo é recorrer à Justiça. Daqui para frente é tolerância zero.

PT de Nova Olinda fecha portas para Ítalo

Em Fortaleza, a executiva estadual do PT no Ceará aprovou, em reunião no dia 17, convite ao prefeito de Nova Olinda, Ítalo Brito, para filiação ao partido. Mas, a articulação, feita pelo deputado federal José Guimarães, não caiu bem no diretório municipal, que não aceitou o resultado da reunião e, em nota, no dia seguinte, garantiu que o partido no Município permanecerá na oposição ao prefeito. O confronto interno gerou uma crise entre o PT e o prefeito Ítalo, que trabalhava a aproximação e já tinha entregue a Secretaria de Governo ao partido. O diretório municipal nega a participação no governo, dizendo que a indicação de Corrinha do Sindicato não foi feita pelo partido. O diretório municipal é ligado à deputada Luizianne Lins.

Prefeito de Santana deve desembarcar no PT

Conversando e se articulando com a base aliada dos governos Lula e Elmano de Freitas, o prefeito de Santana do Cariri, Samuel Werton, está próximo de concretizar sua entrada no grupo. Em Brasília, na última semana, manteve contato com o deputado federal José Guimarães (PT), líder do governo Lula na Câmara, quando foi convidado para se filiar ao PT. Independente da decisão de Samuel, Guimarães prometeu ajudar o município de Santana, avaliando a gestão como séria e comprometida com as causas populares. Samuel não anunciou definição, mas prometeu, para breve, uma decisão definitiva sobre seu futuro político. O prefeito já foi convidado para outras siglas da base, como PDT e Republicanos.

Fim da aliança entre a prefeita Monica e Neta em Jati

A “lua de mel” entre a prefeita de Jati, Monica Mariano, e a ex-prefeita Neta Diniz, que durou desde a eleição de 2020, chegou ao fim. Neta avisou a Monica que, em 2024, defenderá outra candidatura, a do seu marido, conhecido como Tonho. A ex-prefeita tem o controle do PSD e Monica já anunciou pelas redes sociais sua filiação ao PT. O evento de filiação foi na sexta-feira (18), com as presenças do deputado estadual, Moises Braz, e do deputado federal José Guimarães. Não se sabe quem fez a aproximação com os petistas, mas Mônica tem ligação com o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, e com o ministro Camilo Santana (PT), que não foram à filiação.

Enquanto isso...

Ainda em Jati, a outra ligação política da prefeita Mônica Mariano com a base governista é com o deputado estadual Guilherme Landim (PDT). Não se sabe se Guilherme convidou Monica para o PDT.

Na cidade, uma certeza: Guilherme sempre foi muito próximo de Neta. Ou seja, o rompimento de Neta pode ter tirado o deputado da base de Monica, o que pode dificultar sua reeleição. Neta Diniz vem com força.

A Câmara de Abaiara confirmou o parecer técnico do TCE e desaprovou as contas do prefeito Afonso Tavares (PT), no dia 15. A votação acirrada teve cinco votos pela desaprovação e quatro contra as contas referentes a 2018.

A votação ficou empatada e foi decidida pelo presidente da Casa, Manoel Alves, que ao final, encerrou a sessão sob protestos do líder do prefeito na Casa, vereador Esmael. Houve discussão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE