Jornal do Cariri
Prefeito Glêdson confirma candidatura à reeleição
23/05/23 0:00

O desafio do prefeito Glêdson Bezerra está lançado: quebrar o tabu de nunca um prefeito de Juazeiro do Norte conseguir se reeleger. Raimundão não conseguiu. Manoel Santana saiu derrotado nas urnas e Arnon Bezerra acreditou que seria reeleito, pois as pesquisas eleitorais da véspera apontavam sua vitória. Entretanto, Arnon também perdeu. Em entrevista, Glêdson antecipa uma decisão que a princípio seria tomada apenas daqui a um ano, em maio de 2024: será, sim, candidato a continuar por mais quatro anos na prefeitura de Juazeiro do Norte. Está empolgado com as negociações dele com o senador Cid Gomes, para se manter filiado ao Podemos. Está seguro que o partido no Município será seu, e que Arnon seguirá no PDT. Outra definição é o aval pessoal e político de Cid Gomes à reeleição de Glêdson. Com essa credencial, o prefeito de Juazeiro quer, agora, conquistar o apoio do ministro da Educação, Camilo Santana, e também do governador Elmano de Freitas. Glêdson está pronto para procurar o governador Elmano, visando agendar uma reunião no Abolição, para tratar de sua sucessão. Está otimista que, com a ajuda de Cid Gomes, venha a ser apoiado pelo Abolição, e de quebra pelo Planalto. Caso isso se confirme, será uma virada na política juazeirense.

Polêmica na escolha de Dr. Giovanni para diretor

O médico e vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, está otimista em assumir o cargo de diretor do Hospital Regional do Cariri. No apoio incondicional à sua indicação, o governador Elmano de Freitas defendeu a indicação, ressaltando a capacidade e experiência de Giovanni. E declarou que: “do meu critério, a avaliação é que Giovanni é a pessoa certa, indicada para cuidar do hospital, que será colocado lá para poder melhorar a qualidade do serviço que já prestamos”. Esse respaldo dado por Giovanni aumenta sua responsabilidade. E ele está ciente disso. Diante de reações a sua escolha, Giovanni reagiu mostrando que investirá na conciliação na sua gestão no Hospital Regional: “Você acha que eu vou perseguir colaborador? Claro que não”, disse. E completou: “ Sou médico, tenho qualificação, tenho pós-graduação em gerenciamento clínico pelo Hospital Sírio Libanês, de São Paulo”, destacou. As declarações objetivam tranquilizar os servidores.

PSOL quer Germano para a disputa em Juazeiro

Recém filiado ao PSOL, o ex-militante do PCdoB, Germano Lima, tem tudo para ser o nome do partido para a disputa pela Prefeitura de Juazeiro em 2024. Articulado, Germano se firmou como a principal liderança do PSOL ao assegurar a filiação de importantes lideranças, construindo assim uma maioria para um projeto de renovação do partido. Essa proposta, que tem apoio da direção nacional, acabou causando mal-estar em lideranças mais antigas como Demontieux Fernandes, candidato pelo partido nas últimas quatro eleições. A eleição que confirmaria Germano como presidente da sigla acabou adiada por indícios de fraude. A base do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, que se articula dentro do Psol, promete resistir. O balde de água fria veio do secretário da Executiva Nacional, Tecio Nunes, que, de passagem por Juazeiro, disse que Germano é uma grande aquisição e faz parte da renovação que o PSOL pretende para Juazeiro. O PSOL respira mudanças no Juazeiro com a chegada de Germano Lima.

Fernando articula filiação de vereadores para o PT

A filiação de dois vereadores ao PT de Juazeiro do Norte é resultado do deputado estadual Fernando Santana. A entrada ao PT de Adauto Araújo e Bilinha, que estão de malas prontas e devem fortalecer a chapa petista para o próximo ano, alegrou o Abolição . Além dos dois vereadores eleitos, o PT deve receber ainda as filiações de Darla Lobo, irmã do vereador Darlan , e Damian, filho do vereador Sargento Firmino. Darla e Damian também devem disputar uma cadeira na Câmara. As aquisições têm o aval do ex-prefeito Manoel Santana, que deu carta branca para que Fernando torne o PT de Juazeiro forte eleitoralmente. Entre os petistas mais antigos, o tema provoca discussões e deve ser pauta das próximas reuniões do diretório municipal. O presidente Ricardo Lima não fala sobre as filiações, mas se precisar de voto, a base de Manoel Santana deve garantir. Com a entrada dos quatro novos nomes, a expectativa é que o PT faça a maior bancada da sua história, com no mínimo três cadeiras na Câmara de Juazeiro.

Quatro vereadores do Crato devem desistir

A desistência da disputa de 2024 por uma cadeira na Câmara do Crato só aumenta. Depois do vereador Dr. Dudé, mais votado de 2020, anunciar que não disputará a sua reeleição, agora foi a vez dos vereadores Luiz Carlos, Tancredo e Gabriel Figueiredo seguirem seus passos. Nenhum fala abertamente sobre a falta de motivação para desistirem, mas Gabriel desafiou o seu suplente Jales Veloso, a renunciar. Segundo Gabriel, se Jales renunciar fará o mesmo e abandona o parlamento cratense. Já o vereador Luiz Carlos articula sua candidatura ao cargo de vice-prefeito na chapa governista. Sabe que conseguir essa nomeação não será uma tarefa fácil, pois terá que construir, além do apoio do PDT, a simpatia de toda base ligada ao prefeito Zé Ailton Brasil. A incógnita é o vereador Tancredo, que até agora, não falou sobre suas razões de não tentar permanecer no legislativo cratense a partir de 2025.

Ronaldo continua atrás do MDB do Crato

Criou juízo e entendeu quem manda de verdade no MDB do Ceará: o deputado federal Eunício Oliveira. Desse modo, o ex-prefeito do Crato, Ronaldo Mattos, negou estar querendo atropelar Eunício para conseguir a presidência do MDB do Crato, e frisou: “ jamais fiz contato com o presidente nacional do partido, Baleia Rossi”. Esse desespero em negar essa reunião com Baleia, comprova que Ronaldo entendeu quem decide tudo no MDB do Crato. Efetivamente, Ronaldo se reuniu com Eunício Oliveira, com as presenças do presidente municipal e ex-vereador, Pedro de Alagoano, do ex-prefeito Zé Adega, e do ex-candidato a prefeito Aloisio Brasil. O resultado do encontro é mantido em sigilo, mas é certo: a pauta abordou sucessão de 2024. Aliados de Ronaldo garantem que seu próximo passo é atrair o empresário Roberto Brasil, pai do vereador Lucas Brasil, para a construção de uma candidatura de oposição ao prefeito Zé Ailton Brasil. As conversas já teriam iniciado. Apesar de inviabilizado pela Justiça, Ronaldo está mesmo disposto a sentar-se na mesa da sucessão, sabendo que quem tem a palavra final no MDB cearense é Eunício Oliveira.

Disse me disse…

Ministro Camilo conseguiu, na sua viagem ao Cariri com o presidente Lula, derrubar o ex-deputado federal Dênis Bezerra da presidência das Docas do Ceará.

Na mesma viagem, Camilo emplacou o irmão do senador Cid Gomes, Lúcio Gomes, como novo presidente do Porto do Mucuripe.

O vereador Pedro Lobo, do Crato, esteve com o deputado federal José Guimarães na última semana, quando cobrou sua indicação a um cargo federal.

Quem também começa a cobrar a conta a Guimarães é o presidente da Câmara, Florisval Coriolano. A base política de Florisval apoiou e fez a coordenação da campanha de Guimarães em 2022. Florisval quer apoio para disputar a Prefeitura.

Querer impor sua candidatura, através do deputado José Guimarães, é um erro do presidente Florisval. Devia conquistar primeiro o coração e o apoio do prefeito Zé Ailton.

Desculpe a ignorância, com o senador Cid Gomes apoiando à reeleição do prefeito Glêdson Bezerra, ficou mais fácil conseguir o apoio do ministro Camilo e do governador Elmano de Freitas?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ