Jornal do Cariri
Prefeito de Milagres troca André por Eunício para unir base
06/09/22 0:00

O prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo (PDT), resolveu unir o voto da sua base em torno da candidatura de Eunício Oliveira para federal. O prefeito estava fechado com André Figueiredo, enquanto seu vice Anderson Eugênio - e parte da sua base - votava em Eunício. Apesar da divisão, pessoas próximas garantem que a decisão foi motivada por pedido do ex-governador Camilo Santana, que tem se dedicado a enfraquecer André, hoje principal adversário do petista Elmano Freitas, na corrida ao Abolição. Na base de Figueiredo, a expectativa é que o PDT imponha punição, já que André é o presidente estadual da sigla. O prefeito e sua base não descartam uma saída em massa do partido. Tudo vai depender do resultado do primeiro turno e se André conseguirá ser reeleito à Câmara Federal. No partido, a “caça às bruxas” já começou. O deputado estadual Jeová Mota, que declarou voto em Elmano e Camilo, teve sua verba partidária eleitoral retida. Jeová acusa perseguição.

Moésio e João disputam liderança em Campos Sales

A carreata do fim de semana, na sexta-feira (02) em Campos Sales, foi uma demonstração de força do prefeito João Luiz (PDT) para Camilo e Elmano. Apesar do sucesso da agenda, João Luiz tem um desafio maior nesta eleição: dar maioria de votos ao seu estadual no Município. Liderança consolidada, o ex-prefeito Moésio Loiola (PP) é candidato a estadual contra Fernando Santana, nome defendido por João Luiz. A disputa direta contra Moésio pode antecipar expectativas para 2024. Moésio e João Luiz eram aliados, mas romperam meses após João Luiz tomar posse. Agora, o prefeito quer mostrar que o apoio de Moésio não foi fundamental para sua eleição. Claro, tem muita gente que pensa o contrário.

Tarrafas é alvo de mais uma operação do MP

As investigações contra a corrupção em Tarrafas não têm fim. A gestão do prefeito Tertuliano Cândido, o Taiano, sofreu mais uma operação por suspeitas de fraude em licitação, superfaturamento e desvio de dinheiro do contrato da coleta de lixo. Segundo a investigação, foram pagos a empresa responsável mais de R$ 11 milhões. No dia 30 de agosto, agentes da Polícia Civil apreenderam documentos, computadores, celulares e dinheiro nas residências do prefeito, secretários, empresários e na sede da empresa. Para a Procap, houve conspiração entre os envolvidos e, por isso, foi solicitada a quebra de contrato, deferida pelo Tribunal de Justiça do Ceará. Detalhe: não é a primeira investigação e Taiano continua no poder.

Todos contra Samuel em Santana do Cariri

Fechado com os candidatos do PT para o Governo, Elmano Freitas, e Camilo Santana para o Senado, o prefeito de Santana do Cariri, Samuel Werton, vai ter concorrência forte este ano. Seus dois adversários se uniram no apoio do candidato do PDT, Roberto Cláudio. Sob articulação do deputado estadual Marcos Sobreira, dia 03, o ex-prefeito Pedro Henrique e o ex-candidato Vicente Brilhante se uniram em torno do pedetista. Os dois disputaram as eleições de 2020 em candidaturas opostas a Samuel, além de terem protagonizado uma disputa histórica na eleição suplementar de 2018, quando Pedro ganhou de Vicente por apenas 15 votos. Resta saber se os grupos seguirão a decisão e a união permanece até 2024.

Enquanto isso...

Sem tempo a perder para convencer sua base sobre a decisão de apoio a Roberto Cláudio, o ex-prefeito Pedro Henrique reuniu várias lideranças no dia 04. Quer começar a campanha o mais rápido possível.

Pedro reuniu as lideranças na sua casa, no município vizinho de Nova Olinda. Em Santana, não se tem notícia de qualquer articulação de Vicente, mas há quem diga que ele será cobrado por Pedro. A pressa é a lei.

Em Penaforte, a eleição é estadual, mas a disputa é municipal. Fechado com os petistas Elmano Freitas (Governador) e Camilo Santana (senador), o prefeito Dr. Rafael tem como desafio vencer o ex-prefeito Luiz Celestina.

A expectativa é que os resultados deste ano reflitam em 2024. Celestina pede voto fechado para o PDT, desde Roberto Cláudio ao governo a Guilherme Landim estadual, passando por André Figueiredo federal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ