Jornal do Cariri
Polícia recupera 19 fósseis em Santana do Cariri
O material foi entregue espontaneamente, por isso o caso não se trata de uma apreensão
Foto: Reprodução
GENEUZA MUNIZ
28/07/22 18:00

Em uma fiscalização de combate à comercialização ilegal de fósseis, a Polícia Militar do Meio Ambiente recuperou, nesta quarta-feira (27), dezenove peças fossilizadas encontradas em pedreiras na cidade de Santana do Cariri, no interior do Ceará.

Conforme a polícia, o material entregue espontaneamente por trabalhadores das pedreiras, por isso o caso não se trata de uma apreensão.

O combate ao tráfico de fósseis na região do Cariri é feito em parceria entre várias instituições, incluindo a Universidade Regional do Cariri, o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri e o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente. Durante as ações, foram recolhidos fósseis de 14 peixes, quatro plantas e de um inseto.

Os materiais foram entregues ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri. De acordo com o diretor do museu, Allysson Pinheiro, após a entrega, os fósseis são identificados e acondicionados e posteriormente passam a ser objetos de pesquisa e de exposição. O objetivo é que as pessoas conheçam o grande patrimônio que existe na região.

"Essa ação é fundamental tanto para coibir o comércio ilegal de fósseis, quanto para visibilizar e reaver materiais. Mais de 260 fósseis já foram entregues pela Polícia Ambiental em mais de um ano de atuação", afirmou o diretor.

A região é uma das três mais ricas do mundo na quantidade dessas peças. Especialistas afirmam que diversos exemplares de fósseis já foram retirados da região e só foram descobertos após divulgações científicas ou vendas em leilões fora do país.

Com informações do Portal G1 Ceará.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ