Jornal do Cariri
Polícia Federal investiga falsidade ideológica de vereador
23/05/23 0:00

O limite para usar a política em benefício próprio parece não ter fim, nem limites. A Polícia Federal (PF) tem tentado coibir alguns desses casos. No último dia 16, o vereador de Várzea Alegre, Michael Martins (PP), compareceu à sede da PF, em Juazeiro do Norte, para prestar esclarecimentos sobre suposto crime de falsidade ideológica. A denúncia do Ministério Público aponta que o vereador falsificou declaração para assumir cargo de assessor parlamentar na Câmara dos Deputados. O documento, feito de próprio punho, declarava que o vereador não exercia cargo, emprego ou qualquer função pública. Mas, os promotores descobriram que Michael exercia o cargo de professor da rede pública municipal de Várzea Alegre. A PF não revelou o conteúdo do depoimento, mas o vereador precisa dar uma satisfação à sociedade. Até agora manteve o silêncio, junto com a Câmara, onde Michael é vice-presidente. Há quem conclame a Comissão de Ética a se manifestar. Será que dá decoro?

Jati quer mais tempo para cumprir decisão judicial

Uma decisão judicial mandando reintegrar servidores - afastados compulsoriamente para aposentadorias - parecia o fim de uma novela que se arrasta a mais de dois anos. Apenas parecia. Em fevereiro, o juiz Gonçalo Benício de Melo Neto negou recurso e mandou cumprir a decisão. Sem possibilidade de recorrer ou contestar, a Procuradoria do Município pediu dilação de prazo para o cumprimento da decisão, alegando proximidade do término do semestre. Pelo menos prometem cumprir a decisão no próximo semestre. Vamos aguardar!

Farra das diárias em Aurora paga até orçamento

Trabalhar na Prefeitura de Aurora faz bem financeiramente. O argumento é constatado quando se observa o pagamento de diária de R$ 400, para o deslocamento até cidades vizinhas, cujo objetivo é realizar tarefas simples, como uma cotação de preços. Neste caso específico, foram preciso quatro assessores – dois jurídicos e dois especiais – para cotar a impressão de provas para uma seleção pública. A comissão, que percorreu cerca de 60km até a vizinha Cajazeiras, na Paraíba, solicitou da gráfica, ainda, orçamento para elaboração do material. Se não for editora, gráficas não podem produzir material intelectual. A “farra das diárias” será alvo de denúncia ao Ministério Público. É mais uma crise no governo Marcone Tavares (PSD).

Mais uma seleção relâmpago em Abaiara

A impunidade continua sendo questionada pela oposição em Abaiara. Depois de fazer uma seleção relâmpago, em fevereiro desde ano, mesmo com denúncias, e ter conseguido contratar os “selecionados”, a Prefeitura de Abaiara ataca novamente. No dia 17, a Secretaria de Educação lançou edital no Diário da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e no dia seguinte, 18, fez a seleção. Não houve provas. Os responsáveis pelo processo seletivo avaliaram apenas currículos. A denúncia, que parte do próprio partido do prefeito Afonso Tavares, o PT, será realizada, mas vereadores, dirigentes e lideranças já adiantam: não há expectativa de punição. Eles lamentam o que chamam de esquecimento pela Justiça.

Enquanto isso...

A seleção de Abaiara é para cuidadores de crianças e jovens, na rede pública municipal de ensino. Para a oposição, os cargos temporários poderiam ser substituídos por concursados. Há um concurso vigente.

Para a oposição de Abaiara, a seleção relâmpago é para restringir os concorrentes, servindo aos interesses políticos do prefeito Afonso Tavares e seus aliados. A informação privilegiada torna a concorrência desleal.

Quem está cada vez mais perto da base governista é o prefeito de Santana do Cariri, Samuel Werton. No dia 04, Samuel estava em Brasília ao lado do senador Cid Gomes e do deputado federal Idilvan Alencar, ambos do PDT.

No dia 17, Samuel estava no Abolição, ao lado do deputado Fernando Santana e do governador Elmano, ambos do PT. Claro, o foco é nos benefícios para Santana, mas a aposta é em qual partido Samuel ficará.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ