Jornal do Cariri
Petição quer arquivamento de PL aprovado em Crato
Mobilização que já tem mais de 800 assinaturas, solicita o veto ou arquivamento do PL que libera a construção de residências em uma Zona Espacial Ambiental (ZEA)
Foto/Reprodução: Redes Sociais
Luan Moura
26/12/20 19:00

Uma petição pública criada na última sexta (16) tem movimentado pessoas nas redes sociais. Idealizada pelos povos indígenas da Nação Kariri do Ceará, a mobilização que já tem mais de 800 assinaturas, solicita o veto ou arquivamento do Projeto de Lei Nº 1412001/2020 que libera a construção de residências em uma Zona Espacial Ambiental (ZEA) localizada próximo ao rio Batateiras. O PL foi aprovado no início da semana pela Câmara Municipal do Crato por 11 votos a 5 e gerou polêmica entre ativistas, ONGs e comunidade da área ambiental.

No texto publicado pelo movimento, são apontadas algumas justificativas para a solicitação. Entre elas, estão a importância da ZEA do Rio Batateiras e sua nascente para o abastecimento do aquífero a região e os impactos ambientais devido a localidade se encontrar entre o curso de dois rios, além da relevância ancestral sagrada para os povos da Nação Kariri. O prefeito de Crato, José Ailton Brasil (PT), vetou a proposta e agora ela retorna para câmara onde os vereadores decidirão se mantém o veto ou aprovam a Lei.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ