Jornal do Cariri
Operação Carro-Pipa é retomada aos poucos no Cariri
Campos Sales, Salitre e Araripe têm abastecimento irregular
Foto: MDR
Joaquim Júnior
27/12/22 12:00

No Cariri, mais de 15 mil moradores de municípios como Araripe, Campos Sales e Salitre necessitam de abastecimento de água pela Operação Carro-Pipa, contudo, até a última semana, os serviços estavam com algumas interrupções. O motivo, segundo Eduardo Aragão, representante dos pipeiros e ex-presidente do Sindicato dos Pipeiros do Ceará (Sinpece), que está inativo, era a falta de pagamento de salários dos meses equivalentes a outubro e novembro. Com a liberação de parte das verbas, os serviços da Operação Carro-Pipa voltam, aos poucos, à normalização.

Conforme informou Eduardo, o pagamento do salário do mês de outubro foi liberado, assim como uma parte para que os serviços continuem até o final de dezembro. “Estamos ansiosos por alguma posição, visto que janeiro, quando não começa o inverno, é um mês muito crítico. A população nos cobra muito! Esperamos que liberem logo no começo de janeiro, porém, até agora, não temos nenhuma expectativa ainda”, afirma.

O trabalho dos pipeiros, segundo o representante da categoria, é feito da seguinte forma: o Exército traça a rota, distribui a quantidade de carrada mensal e as informações sobre qual localidade vai ser atendida. Assim, o pipeiro é contratado para distribuir água e, além da captação, também paga combustível, motorista e manutenção.

Em resposta ao Jornal do Cariri, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), responsável pela Operação Carro-Pipa, informou “que trabalha para assegurar a continuidade da Operação. A necessidade de recursos adicionais foi formalmente comunicada ao Ministério da Economia e o MDR aguarda decisão da Junta de Execução Orçamentária (JEO), que deverá se reunir para deliberar sobre o assunto”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ