Jornal do Cariri
Fundação e sítio arqueológico terão opção “tour virtual” em 2022
Inovação é possível graças ao escaneamento dos equipamentos a laser 3D
Foto: Acervo da Fundação Casa Grande
Luan Moura
05/01/22 14:00

A partir de fevereiro de 2022, a Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda, e o Abrigo Arqueológico do Sítio Santa Fé, em Crato, terão a opção de receber visitação em formato virtual. A inovação é fruto do processo de escaneamento a laser 3D dos equipamentos, que foi realizado por uma equipe de engenheiros de São Paulo e de Santa Catarina. Intitulada “Projeto Casa Grande Virtual”, a iniciativa busca possibilitar a inclusão tecnológica por meio da experiência interativa no site da Casa Grande, além da sua relevância no que se refere à preservação do patrimônio.

Coordenado pela professora e engenheira Cibele Alves, em parceria com a empresa Cibele Engenharia e Faro Technologies, a equipe já atuou em projetos similares, a exemplo do Museu do Ipiranga, em São Paulo, e a Casa Imperial e o Museu Nacional, ambos no Rio de Janeiro. "O escanemaento a laser é um processo de captura da realidade, que ocorre por meio de equipamentos dotados de sensoriamento a laser de alta precisão, o que possibilita digitalizar espaços físicos", explica Cibele, que destaca, ainda, a importância da projeto para a Fundação Casa Grande. "Trata-se de um processo de inovação tecnológica no âmbito da conservação do patrimônio histórico, cultural e arqueológico", afirma.

De acordo com a equipe, os resultados dessas atividades são nuvens de pontos tridimensionais que possibilitam a aquisição de dados geométricos, a navegação e interação por meio da plataforma web. “Em relação ao Abrigo do Sítio de Arte Rupestre Santa Fé, a iniciativa dará suporte para projetar pesquisas em conservação preventiva e interventiva alinhadas às exigências das Cartas Patrimoniais Internacionais que orientam este tipo de iniciativa. Assim como a modelagem dos espaços da instituição, que poderá fortalecer as ferramentas de acesso ao acervo da instituição de modo virtual”.

Criada em dezembro de 1992, pelo casal de músicos Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde, a Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri é conhecida mundo afora pela salvaguarda da memória do povo Kariri. Além do Museu Memorial do Homem Kariri, a fundação dispõe de Bibliotecas, Laboratório de Arqueologia, Rádio, TV e do Teatro Violeta Arrais. O sítio arqueológico Santa Fé é considerado por estudiosos como um dos mais importantes da região do Cariri. A região conta com 59 gravuras pintadas, está a 80 metros de altitude e as primeiras análises da região foram iniciadas na década de 1980, pela arqueóloga Dra. Rosiane Limaverde.

O conteúdo estará disponível a partir de fevereiro de 2022, no site da Casa Grande, e será dedicado à pesquisa para o desenvolvimento arqueológico no Instituto de Arqueologia do Cariri Dra. Rosiane Limaverde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ