Jornal do Cariri
Festa de São Raimundo Nonato será realizada entre 21 e 31 de agosto
Evento reúne atividades religiosas, culturais e sociais
Foto: Fábio Oliveira
Joaquim Júnior
16/08/22 11:00

A Festa de São Raimundo Nonato teve início em meados do século XIX, em Várzea Alegre. De lá para cá, a homenagem ao padroeiro do município tornou-se tradição e é considerada, atualmente, a quarta maior festa religiosa do interior cearense. Em 2022, o evento, também conhecido como Festa de Agosto, ocorrerá entre os dias 21 e 31 de agosto, reunindo atividades religiosas, culturais e sociais.

Como explica Toinha Pereira, secretária de Cultura e Turismo de Várzea Alegre, as atividades religiosas são realizadas na Matriz de São Raimundo Nonato. As barracas, junto aos parques e shows, realizados em praça pública e no clube da cidade, dão conta do social. Já a parte cultural fica a cargo de equipamentos como o Barracão Cultural, que reunirá 32 estandes de exposição e vendas de artesanato e comidas típicas. Nele também haverá um palco, onde artistas do município se apresentarão. O Centro de Artesanto do Ceará (CeArt) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) são parceiros nas ações, que também incluem oficinas e emissão e renovação da carteira de artesão.

Neste ano, o Barracão Cultural completa 18 edições e terá como tema “Louceiras – o Barro em Mãos Talentosas”, homenageando artesãs do município que trabalham com barro e fazem peças artesanais, como potes, fogareiros, tachos, travessas etc – uma tradição que perpassa gerações e tem mais de 100 anos. “Hoje, é uma arte que está quase em extinção, tendo em vista que a louceira mais nova em atividade tem 58 anos e está até aposentada. Então, dentro do Barracão, vamos trabalhar esse tema e homenagear as louceiras”, relata Toinha, ao mencionar que o tema estará presente também na decoração do espaço. Como ela recorda, a música, a literatura e a bandeira foram temas trabalhados em outras edições do evento.

A programação do Barracão Cultural será composta por apresentações artísticas e culturais; teatro; ateliê com louceiras fazendo as peças de barro e demonstrando o processo ao vivo; lançamentos de livros, momentos literários com apresentações de poesias e lançamentos de cordéis; apresentações de violeiros, grupos e artistas do município. A Festa de Agosto contará ainda com shows de artista nacionais, a exemplo de Xand Avião, Toca do Vale, Limão com Mel, Tarcísio do Acordeon e outras bandas. As barracas, claro, também possuem música ao vivo. “Queremos convidar a região do Cariri e demais regiões para nos visitar durante esse período da Festa de Agosto”, convida Toinha, ao dizer que o município está pronto para receber os turistas e visitantes, com esquema de segurança montado, além de estrutura organizada desde as barracas aos shows.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ