Jornal do Cariri
Farmácias do Cariri enfrentam escassez de remédios 
Remédios correm risco de desabastecimento na região
Foto: Rovena Rosa - Agência Brasil
Robson Roque
19/07/22 17:40

A juazeirense Ariana Leal faz uso contínuo de Flixotide, remédio que age contra inflamação dos pulmões. Ela tem asma, e não conseguiu encontrar o medicamento em farmácias do Cariri. “Procurei em todas as farmácias de Crato e Juazeiro do Norte. Nas maiores, pedi até para procurar em outras cidades perto, e não tem. A mais próxima era em Iguatu. A sorte é que uma amiga veio para a Expocrato e trouxe três sprays de Fortaleza”, conta. 

O Jornal do Cariri fez o mesmo: entrou em contato com algumas farmácias no Crajubar, inclusive em busca de outros remédios, como o anti-inflamatório e analgésico Profenid. A resposta foi a mesma: “Não temos no momento”. 

Na semana passada, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) admitiram o risco de desabastecimento de medicamentos no mercado. O Conselho Federal de Farmácia afirma que a falta tem várias causas, como a descontinuidade da produção de alguns fármacos pela indústria para priorizar medicamentos com maior demanda gerada pela pandemia de covid-19, como é o caso do Profenid.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ