Jornal do Cariri
Impresso
x
Acesse sua conta
Em breve.
Baixar Versão impressa
Doações de repetição chegam a 55% no Hemoce de Crato
Voluntários que doam mais de duas vezes ao ano são maioria
Foto Reprodução
Jaqueline Freitas
03/03 21:00

De acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) em Crato, 55% das doações recebidas na unidade são de voluntários que doam mais de duas vezes ao ano. O agente de endemias Christian Clemente, de 44 anos, é um dos voluntários que mantêm a doação como um hábito, a cada dois meses.  “A sensação de salvar vidas é o que me motiva a doar regularmente. Comecei a partir de uma gincana e, depois disso, virou um hábito. Hoje são 72 doações realizadas. Acho muito importante doar, ajudar alguém com uma atitude simples é muito prazeroso”, diz.  

A fidelização do doador é importante porque, ao doar sangue, o material passa por uma série de testes até ser liberado para a transfusão. Quando um voluntário doa nas unidades do interior do Ceará, as amostras de sangue são encaminhadas para o Hemoce em Fortaleza. Na capital cearense, são realizados todos os testes e exames sorológicos.  “A bolsa de sangue pode levar de 24 a 30 horas para ser liberada, por isso é fundamental que o doador tenha feito a sua doação com antecedência. Assim, quando um paciente precisar do hemocomponente, a bolsa já estará disponível”, conta Fabiola Bisccucia, diretora do Hemoce Crato. 

O setor de captação de doadores do Hemoce Crato faz um trabalho de conscientização. “Diariamente, ligamos para os voluntários, enviamos mensagem ou e- mails para relembrar que já é possível doar novamente. Essa é uma forma de estreitar os laços e fortalecer o vínculo do doador com o hemocentro”, afirma Naiana Pinheiro, coordenadora da captação da unidade de Crato. O Hemoce relembra  que homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes ao ano; as  mulheres podem doar a cada três meses, até três vezes ao ano. 

O Hemoce Crato é responsável pelo atendimento transfusional dos pacientes em mais de 28 municípios da região Cariri, contando com quatro agências transfusionais em hospitais para  atender com agilidade e segurança às solicitações de transfusão vindas das mais de 40 unidades de saúde de responsabilidade do hemocentro.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Hemoce.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ