Jornal do Cariri
Deputados do Cariri defendem diálogo e prioridade à região
Entre os diplomados, oito parlamentares são radicados ou nascidos na região do Cariri
Foto: Divulgação
Jornal do Cariri
20/12/22 0:00

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) diplomou, na última sexta-feira (16), os 46 deputados estaduais, 22 federais, o senador Camilo Santana (PT), o governador Elmano Freitas (PT) e a vice-governadora Jade Romero (MDB), todos eleitos em 2 de outro deste ano. Entre os diplomados oito parlamentares são radicados ou nascidos na região do Cariri e falaram sobre planos e projetos para a região, além da atuação política para os mandatos que se inicia em janeiro de 2023.

Na cerimônia, realizada na sede do TRE, o senador diplomado, Camilo Santana, evitou falar sobre sua indicação ao Ministério da Educação no Governo Lula, destacando que o momento era de diplomação e que sobre política nacional falaria em outra ocasião. Camilo ressaltou que, independentemente de onde estiver, o olhar para o Cariri terá a mesma prioridade.

Alinhado à política do novo governo do Estado, o deputado estadual Fernando Santana (PT) disse que vai trabalhar por todo o Ceará, mas que continuará defendendo o Cariri. “Se continuarmos o que estávamos fazendo pelo Cariri, penso eu que estará de bom tamanho”, disse o deputado eleito para o segundo mandato.

No mesmo ritmo, o deputado estadual Davi de Raimundão (MDB) disse que não faltará vontade de trabalhar. “É nosso compromisso trazer desenvolvimento e qualidade de vida para o Cariri”, destacando que com a eleição direta aumenta a responsabilidade.

No mesmo tom do diálogo, o deputado estadual Guilherme Landim (PDT) seguiu a linha do agradecimento, ao reafirmar o compromisso para fazer o Cariri e o Ceará avançar cada vez mais. Landim aguarda avaliação do seu partido sobre participação no novo governo estadual. No dia 15, houve uma reunião com as bancadas estadual e federal. No dia seguinte, o partido se reuniu com o governador eleito Elmano Freitas, que fez o convite formal para o PDT compor seu governo. O partido ficou de avaliar.

Eleito para o quarto mandato como deputado estadual, Danniel Oliveira (MDB) prometeu mais dedicação ao Cariri, com a luta por projetos como do “bilhete único” entre os municípios da Região Metropolitana, além de cobranças relacionada a saúde, mantendo mais proximidade com as prefeituras.

Já Eunício Oliveira (MDB) firmou sua posição no fortalecimento da democracia, combate à fome e a pobreza.O emedebista disse ter sido convidado pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para integrar o governo, mas preferiu ficar na Câmara para dar sustentabilidade ao Governo. Ele avalia a Câmara como muito tumultuada e que é necessária uma atuação mais forte na Casa.

O deputado federal eleito Yury do Paredão (PL), um dos líderes da oposição no Cariri, defendeu o diálogo. “Vamos estar ouvindo a população para levar demandas para Brasília e trazer soluções”, explica.

O deputado federal Idilvan Alencar (PDT) defende um mandato de construção, ampliando a pauta do mandato com recorte especial para o Cariri. Além da educação, vai aprofundar questões como a causa animal, infraestrutura e saúde. Para isso, vai escutar prefeitos e lideranças a partir de fevereiro.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e governador Elmano Freitas serão empossados em 1º de janeiro de 2023. Tomarão posse em 1º de fevereiro de 2023 os deputados estaduais, federais e o senador. Esse último para mandato de oito anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ