Jornal do Cariri
Cinema francês: Cariri recebe Festival Varilux
Filmes são exibidos gratuitamente em Juazeiro do Norte
Foto: Divulgação
Joaquim Júnior
05/07/22 10:10

Durante o mês de julho, o Cariri se aproxima da França. O município de Juazeiro do Norte é um dos 30 brasileiros a exibir filmes do Festival Varilux de Cinema Francês, o maior festival de cinema francês fora da França. Realizado pela produtora BONFILM, o evento ocorre em terras caririenses pela terceira vez. A Escola de Saberes Daniel Walker e o Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier sediarão as exibições.

José Eldo Elvis, mediador de cinema, destaca que, diferententemente de outras regiões, no Cariri, as exibições são gratuitas. Dos dezessete filmes do festival, nove serão exibidos por aqui: sete lançamentos, um clássico dos anos 80 e um filme que comemora os 400 anos do nascimento de Moliére, um dos mais importantes dramaturgos do mundo. Na Escola de Saberes, os filmes serão exibidos aos sábados, das 17h às 20h, dentro do Cinecafé do CCBNB Cariri; já no Núcleo de Artes, ocorrerão nos dias 12, 13, 19 e 20, das 18h30 às 21h30, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte.

Como aponta o mediador, o Cariri receber de graça um evento que em todo o país é realizado com venda de ingressos concorridos, é a primeira razão para o evento ser prestigiado. “A segunda razão é que esses filmes já estrearam na França e foram um sucesso de público e crítica, portanto, é a oportunidade de assistir a filmes que o público caririense vai gostar muito”, afirma.

Elvis diz, ainda, ser fenomenal que, no momento em que os eventos presenciais estão finalmente sendo possíveis, uma programação cultural coletiva vai reunir pessoas ao redor de um filme e possibilitar debates mediados que aprofundarão a experiência artística com as obras. Mais informações no @cinecafeccbnbcariri, no Instagram.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ