Jornal do Cariri
Cinecafé: 12 anos de sétima arte
Atualmente projeto é realizado no Centro Cultural Banco do Nordeste
Foto: Reprodução/Instagram
Joaquim Júnior
10/09/22 9:00

Um cafezinho, uma poesia, um bom filme e uma boa conversa... Quem é do Cariri e curte a sétima arte certamente conhece o Cinecafé. O projeto, que exibe filmes brasileiros e estrangeiros fora do circuito comercial, teve a primeira exibição em 04 de setembro de 2010 e completa, neste mês, 12 anos de história. Em mais de 400 sessões, com média de público de 30 pessoas, ao menos 12 mil espectadores já passaram pelas exibições, que se encerram com discussões acerca dos filmes.

À frente do projeto está Elvis Pinheiro, mediador de cinema. É ele o responsável por manter viva a tradição do Cine Café, que atualmente exibe os filmes no 7º andar do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (CCBNB), sempre nos finais de tarde dos sábados. O catálogo de exibição no decorrer dos anos é imenso, e vai de plataformas de filmes nacionais aos clássicos de Hollywood e filmes franceses do Institut Français.

Para comemorar os 12 anos de história, uma programação especial foi programada para o mês de setembro. De acordo com o mediador, foram selecionados filmes protagonizados e realizados por mulheres, filmes africanos e um com direção e protagonismo masculino, para homenagear o ator francês Jean-Louis Trintignant, que nos anos 70 estrelou o ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, "Z", dirigido por Costa-Gavras.

“O Cinecafé é a sala de cinema mais importante do Cariri em atividade hoje”, afirma Elvis, ao mencionar que, nela, foram exibidos filmes do Festival Varilux, do Cine Ceará e da Mostra 21. “Com regularidade semanal, apresenta clássicos e novidades do cinema nacional e internacional, gratuitamente e com direito a um café com biscoitos e a leitura de um poema antes de cada filme. E ainda propõe um debate depois da projeção. Muita gente gosta e entende de cinema a partir da experiência vivenciada no Cinecafé”, completa.

Ainda segundo Elvis Pinheiro, o Grupo de Estudos SÉTIMA de Cinema irá promover um evento bimestral chamado Claro-escuro falando sobre cinema. “E isso só será possível graças à formação de público de cinema garantidos pelo Cinecafé”, finaliza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ