Jornal do Cariri
Cariri registra aumento de violência no primeiro trimestre
Dados apresentados são referentes à Área Integrada de Segurança 19, que integra o Cariri
Foto: SSPDS
Joaquim Júnior
25/04/23 8:30

Os registros de violência no Cariri referentes ao primeiro trimestre do ano, quando comparados ao mesmo período do ano passado, apontam aumento dos índices em diferentes tipos de crimes. Conforme informações disponíveis pelo setor de estatísticas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), índices como “Crimes Violentos Letais Intencionais” e “Vítimas de Ocorrências Registradas da Lei Maria da Penha” tiveram aumentos de 19,1% (de 47 registros para 56) e 39,56% (de 647 para 903), respectivamente.

Os dados apresentados são referentes à Área Integrada de Segurança 19, em que está localizada a região do Cariri. Há, ainda, informações sobre aumento na apreensão de armas de fogo (de 151 para 190); de crimes violentos contra o patrimônio (de 425 para 514); de furtos (855 para 1.043) e de crimes sexuais (35 para 58). A apreensão de entorpecentes, contudo, foi reduzida de 43,08 kg para 22,47 kg.

A nível local, como aponta César Alves, secretário Executivo de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro do Norte, “a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (Sesp) está construindo políticas públicas voltadas a valorização das ações intersetoriais e de fortalecimento das instituições que compõem a SESP: Guarda Civil Metropolitana, Demutran e Defesa Civil”, afirma.

SSPDS

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) atuam de forma alinhada, baseados nos indicadores criminais fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) relacionados à Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19).

Entre janeiro e março de 2023, a PMCE ampliou suas atividades ostensivas nas regiões apontadas pelos estudos da Supesp. Para isso, foram realizadas ofensivas como a Operação Arpo, que já realizou 1.420 abordagens preventivas às pessoas e veículos no período. Além disso, o fortalecimento das ações conta com a intensificação do uso dos serviços de inteligência da PMCE e atuação do Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (Gavv) do  Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da PMCE, para atendimento aos casos de violência doméstica e demais grupos vulneráveis.

Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) realizou importantes prisões e apreensões, com intuito de coibir os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) na região. No dia 30 de março de 2023, por exemplo, em uma ofensiva, 17 pessoas investigadas por crimes de homicídio, estupro e roubo a banco foram capturadas na Região Sul e nos estados da Bahia, Goiás e São Paulo. As Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) de Juazeiro do Norte e Crato, unidades especializadas vinculadas ao Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV) da PC-CE, realizaram 19 ações entre capturas e cumprimento de mandados de busca e apreensão no período. Para as cidades que não contam com unidades especializadas, a PC-CE criará, em breve, as Salas Lilás e os Núcleos Integrados de Atendimento à Mulher (Nuiams).

“Por fim, a SSPDS reforça a importância da denúncia para auxiliar os trabalhos policiais. As informações podem ser repassadas para o telefone 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos”, finaliza a nota.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ