Jornal do Cariri
Camilo parte para disputa de vaga no Senado Federal
Inauguração em cidade natal foi o último ato do Governo Camilo
Foto: Reprodução/ Facebook Camilo Santana
JORNAL DO CARIRI
05/04/22 0:00

O ex-governador Camilo Santana (PT) não conteve a emoção ao discursar durante a entrega do Centro Cultural do Cariri, em Crato, na última sexta-feira (1º). A inauguração em sua cidade natal foi o último ato Governo Camilo, interrompido pela renúncia, visando à disputa de uma vaga ao Senado nas eleições deste ano. No sábado (02), o caririense passou oficialmente o governo para a vice-governadora Izolda Cela (PDT).

Na oportunidade, em entrevista a equipe do Jornal do Cariri, Camilo foi perguntado sobre o legado deixado dos sete anos e três meses em que ficou à frente do Palácio da Abolição. O petista relacionou uma série de conquistas, mas foi direto ao afirmar que seu maior legado está no diálogo. “O maior legado que a gente pode deixar é mostrar que a política pode ser feita com diálogo, construindo consensos, respeitando as pessoas e as relações institucionais”, disse.

Pré-candidato a uma vaga no Senado Federal, Camilo avalia que ainda tem muito a fazer no Ceará e, por isso, parte para outra missão. “Só espero que o Ceará continue avançando, que a população enxergue os avanços importantes e o que precisa ser melhorado, ser corrigido”, avaliou.

“Temos a melhor Educação do Brasil; somos o estado mais bem equilibrado do Brasil, somos primeiro lugar em transparência. Nós temos uma das maiores redes de saúde pública e somos o estado que mais investiu em segurança e, não tenho dúvidas, foi o que mais investiu em cultura, nesses sete anos e três meses”, pontuou.

Ainda sobre a saúde no estado, o ex-governador disse não conhecer nenhum estado que investiu mais que o Ceará. “Não tem nenhum estado que investiu tanto quanto o Ceará ao longo de sete anos. Sei que é uma área desafiadora e precisamos continuar trabalhando sem discurso fácil, sem demagogia, mas com seriedade e trabalho”, disse.

Discurso emocionado

Destacando o equipamento que leva o nome do artista cratense Sérvulo Esmeraldo, como o maior espaço dedicado a cultura em todo o interior do Brasil, o Centro Cultural do Cariri, em Crato, Camilo relacionou uma série de ações que, segundo ele, significam um avanço experimentado desde o governo do ex-governador Cid Gomes (PDT), hoje senador.

Emocionado, Camilo agradeceu ao Crato e ao Cariri pelas eleições de 2014 e 2018, quando obteve mais de 80% dos votos na região. “Procurei honrar e dediquei todas as minhas energias para lutar pela melhoria do meu estado, principalmente reduzir as desigualdades e lutar por uma educação de qualidade”, enfatizou.

Antes de chegar ao Crato, Camilo passou por Juazeiro do Norte, onde entregou a Escola de Ensino Médio Alaíde Silva Santos, e por Barbalha, onde inaugurou a estátua de Santo Antônio. Essa última é parte do roteiro do turismo religioso da região e a escola, localizada no bairro Horto, funcionará em tempo integral, com capacidade de 320 alunos por turno.

Sobre os momentos mais difíceis, Camilo citou o enfrentamento a pandemia da covid-19. “Nunca imaginava atravessar tantas dificuldades. Só Deus sabe as noites sem sono, mas tudo que eu fiz foi para proteger e salvar a vida dos meus irmão e irmãs cearenses”, disse.

Durante seu discurso, Camilo fez homenagens ao senador Cid Gomes, a vice-governadora Izolda Cela e ao seu irmão Tiago Santana. Ao senador Cid, agradeceu pela oportunidade. “Foi com quem aprendi muito na vida, quando servi no seu governo, e que me deu a missão, a mim e a Izolda”, disse. Ao irmão Tiago Santana, creditou todas as ações desenvolvidas na cultura durante o seu mandato.

Camilo destacou, ainda, a convivência de dois mandatos ao lado de Izolda Cela, a descrevendo como uma pessoa discreta, de caráter e responsável por pensar a “revolução” feita na educação, “desde a época do Cid”. Segundo Camilo, Izolda é uma pessoa que o Ceará vai conhecer a partir de agora, lembrando que ela será “a primeira mulher da história governadora”.

Acompanharam Camilo na última agenda, o senador Cid Gomes; o ex-ministro Ciro Gomes; o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; a vice-governadora, Izolda Cela; deputados estaduais, com destaque para os caririenses Fernando Santana, vice-presidente da Assembleia; e Davi de Raimundão, líder do MDB na Assembleia; além dos federais, José Guimarães, vice-presidente nacional do PT; e André Figueiredo, presidente regional do PDT. Também marcaram presença os prefeitos do Crato, Zé Ailton Brasil; de Barbalha, Guilherme Saraiva; e de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra. A agenda foi acompanhada por outros prefeitos da região, vereadores e lideranças políticas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ