Jornal do Cariri
Camilo não tem pressa para definir candidatos
04/04/23 0:00

Deputado Fernando Santana conversou com o ministro Camilo Santana sobre eleições no Crajubar. Há uma definição que mexe com o tabuleiro político da segunda maior cidade do Ceará, Juazeiro do Norte. O prefeito Glêdson Bezerra espera ter o apoio do ministro Camilo Santana na sua reeleição, com o PT indicando seu vice. Essa aliança é o sonho de Glêdson, e é um assunto que nem Camilo nem Fernando se manifestam. Fernando sugeriu ao prefeito Glêdson tentar uma aproximação com Camilo e com o PT juazeirense, para facilitar um entendimento eleitoral em 2024. Entretanto, Glêdson não cede em suas posições políticas, afastando-se do ministro Camilo. Fernando pode até querer se aliar a Glêdson, todavia a palavra final será de Camilo. Diante desse quadro de indefinições, sobre conversa ocorrida em Brasília, nem Camilo, nem Fernando Santana abriram o jogo. O que é certo: Camilo Santana continua sendo o grande eleitor do Cariri.

Prefeito Zé Ailton já negocia candidato

Não há nenhum ruído na escolha do candidato a prefeito do Crato no PT. O prefeito Zé Ailton Brasil esteve em Brasília e se reuniu com o ministro da Educação, Camilo Santana. Na pauta, assuntos administrativos, mas também a sua própria sucessão. Camilo disse a Zé Ailton que coordenasse o processo para escolher o nome a sucedê-lo, dentro do PT. A proximidade entre Camilo e Zé Ailton é de muita lealdade política. Camilo confia em Zé Ailton e não quer interferir nas eleições do Crato, impondo um nome que não seja de preferência do atual prefeito. Ciente do seu prestígio, o prefeito Zé Ailton é hábil, e todos os seus passos são dados de comum acordo com o ministro Camilo e também com o respaldo dos deputados José Guimarães e Fernando Santana. Sabe que não há pressa para escolher esse candidato ainda esse ano, pois se isso ocorresse, poderia esvaziar o penúltimo ano de seu governo, quando pretende concluir obras e consolidar sua força eleitoral para eleger seu sucessor, sem maiores dificuldades.

Arnon Bezerra se cacifa como nome da oposição

A aprovação das contas do ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PDT), pela Câmara de Juazeiro do Norte, o fortaleceu, no seu entendimento de que seu nome entra de vez entre na lista dos favoritos para representar a oposição nas eleições de 2024. Seria um tira-teima com o atual prefeito Glêdson Bezerra (Pode), que venceu em 2020. E disputa à reeleição no ano que vem. Na Câmara, Arnon teve as contas de 2018 aprovadas por unanimidade dos vereadores presentes à sessão. As contas estavam aprovadas, sem ressalvas, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Ceará  e a Comissão de Orçamento e Finanças da Casa. Apesar do bom momento, Arnon terá que construir a candidatura dentro do arco de aliança, que está em formação com Raimundão, Nelinho Freitas e Yury do Paredão. Na Câmara, o presidente Capitão Vieira Neto não seria problema. No passado, foi aliado, tanto que foi o principal articulador para a aprovação. Arnon ainda tem as contas de 2019 e 2020 para apreciação. Tem repetido que vai tentar antecipar a vinda das contas do TCE para aproveitar o momento favorável.

Rildo Teles quer enfrentar Guilherme em Barbalha

Um dos nomes da oposição para a disputa de 2024 de Barbalha é o vereador Rildo Teles (PSDB). Já começando muito cedo sua pré-campanha, Rildo resolveu sair das sombras e enfrentar o prefeito Guilherme Saraiva. Os dois têm protagonizado um embate pesado em torno da data do Pau da Bandeira, na festa de Santo Antônio de 2023. O festejo, que abre o período junino na região do Cariri, acabou sendo motivo do primeiro confronto político entre Rildo e Guilherme. Tudo depois que o secretário de Cultura, Isaac Luna, confirmou a festa do Pau para o primeiro domingo de junho, dia 04. Rildo, que é Capitão do Pau, discordou. Defendeu o retorno da festa para o último domingo de maio, dia 28, como em anos anteriores. Rildo tem usado a força com carregadores, organizados em uma associação para impor essa data. Para rebater essa manobra, prefeito Guilherme foi à imprensa acusar Rildo de fazer política com a festa. A disputa deve chegar à Câmara, onde a base de Guilherme já se prepara para enquadrar Rildo Teles.

Guimarães tem ganho político com o retorno dos voos

 O líder do governo Lula, deputado federal José Guimarães (PT), acredita estar forte politicamente, após o sucesso da articulação que trouxe de volta os voos diários entre Fortaleza e Juazeiro do Norte. O anúncio foi feito no último dia 30 de março, dez dias depois da reunião de Guimarães, do vice-presidente da Assembleia, Fernando Santana, e dos prefeitos do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, em Brasília. Registre-se, também, que o deputado Yury do Paredão deu sua contribuição nessa luta que atende ao Cariri. O encontro de todos com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, serviu para reforçar o movimento pela volta dos voos. Apesar de todos garantirem que não houve discussão política, Guimarães sabe da importância da aproximação com o comando dos três principais municípios do Cariri para suas pretensões de concorrer ao Senado em 2026. Não foi à toa que o senador Eduardo Girão se adiantou e, no dia 1º de abril, anunciou um instituto oncológico referência para o Cariri. Por enquanto, Glêdson só agradeceu as duas articulações.

Cariri leva vantagem na briga pela Assembleia

O mandato do presidente Evandro Leitão só tem 60 dias, entretanto a sua sucessão está aberta nos bastidores da Assembleia do Ceará. Hoje, há quatro deputados estaduais se credenciando para conseguirem o apoio do governador Elmano de Freitas. Os nomes com pretensões de suceder Evandro são: o atual vice-presidente Fernando Santana, do PT, e três parlamentares do PDT: o líder do Governo Elmano na Assembleia, Romeu Aldigueri, o 2º vice-presidente, Osmar Baquit, e Sérgio Aguiar. Dos quatro, Sérgio Aguiar é apontado como o maior azarão, porque apoiou à candidatura derrotada de Roberto Cláudio. Os outros foram eleitores fiéis do governador Elmano. Dentro da Assembleia, é voz corrente que o favorito é Fernando Santana. A dúvida é se Fernando disputará à sucessão do presidente Evandro ou se será candidato a prefeito de Juazeiro do Norte, como deseja o PT. Essa decisão passa obrigatoriamente pelo ministro Camilo Santana. E Camilo só terá uma posição sobre qual cargo Fernando Santana disputará no ano que vem. O que é fato é a força do nome de Fernando Santana nas duas disputas. Hoje, seu nome seria consensual na Assembleia, pois seus concorrentes tendem a desistir. E para prefeito, Fernando Santana pode ser o nome a unificar as oposições, contrariando pretensões de outros candidatos, como Davi de Raimundão e Arnon Bezerra.

 Disse me disse…

 Eunício Oliveira prepara projeto de lei na Câmara Federal para regulamentar as organizações sociais na terceirização da saúde.

A surpresa da semana foi o lançamento da pré-candidatura do médico Carlos Macêdo a prefeito de Juazeiro do Norte.

 Carlos revelou o nome do seu provável vice, o médico Lucildo Leite. Carlos Macedo é ex-chefe de gabinete do prefeito Glêdson Bezerra. Essa dobradinha tem poucas chances de empolgar.

 Em Barbalha, dois vereadores do Podemos, Tárcio Honorato e Vei Dê, foram cassados pelo TSE por fraude na cota de gênero.

 A Câmara empossou, na segunda-feira (03), os suplentes Isaac Batista (PCdoB) e Vicente de Lica (PSL). O Pleno do TSE reformou a decisão do TRE do Ceará.

 No Crato, o vereador mais votado de 2020, Dr. Dudé Morais, não vai mais concorrer à reeleição em 2024. Tem repetido: não vale o desgaste.

Desculpe a ignorância, prefeito Glêdson Bezerra vai trocar o Podemos pelo Novo, partido do senador Eduardo Girão?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ