Jornal do Cariri
Camilo não rompe com os FGs
09/02/21 0:00

O governador Camilo Santana tem conversado reservadamente com aliados sobre seu futuro político. O discurso é o mesmo para todos. Seu desejo pessoal é se desincompatibilizar, em abril do ano que vem, para concorrer ao Senado Federal, na vaga hoje ocupada por Tasso Jereissati. Contudo, sua candidatura depende da vontade do senador Cid Gomes. Se Cid quiser que Camilo conclua seu mandato até o final, e não concorra a nada nas eleições de 2022, o Governador aceitará essa posição sem se rebelar. O desejo dos irmãos Ciro e Cid Gomes será cumprido pelo governador Camilo Santana. Ele alega ser do mesmo grupo, e não há motivos para divergências. Sua candidatura só tem razão se for para somar dentro do projeto nacional de eleger Ciro presidente e reforçar a força dos FGs no Senado Federal.

Atitude de Camilo mostra inteligência

Ao antecipar em reuniões até com deputados estaduais e federais que é subordinado ao senador Cid Gomes, e que se submete a sua liderança, o governador Camilo Santana se fortalece para ser candidato ao Senado. Sua candidatura não é imposta, mas consequência das condições políticas do Ceará. Camilo não tem pressa em se lançar candidato a senador. Sabe que o presidenciável Ciro Gomes tem se apresentado propenso a apoiar à reeleição do senador Tasso Jereissati, numa tentativa de mostrar gratidão a quem o fez grande na política cearense e ter como contrapartida o trabalho de Tasso, articulando seu nome junto ao empresariado nacional para chegar ao Planalto. Ciente desse movimento de Ciro, Camilo joga parado.

Tasso tenta ter algum protagonismo

Ao lado do senador Cid Gomes, o senador Tasso Jereissati assinou a CPI da Covid no Senado. O presidente Rodrigo Pacheco deve instalar essa comissão de investigação ainda nesse mês de fevereiro. Há uma forte pressão do Planalto para barrar essa CPI. Tasso quer ter uma maior desenvoltura na comissão que irá apurar a aplicação das verbas no combate a covid e o desempenho dos governos federais, estaduais e municipais para se credenciar para sua reeleição. Age com sabedoria. Não basta o esforço de Ciro Gomes apoiá-lo, Tasso também precisa fazer a sua parte. A dúvida nessa CPI é como se comportarão os senadores Cid e Tasso Jereissati em relação às investigações do hospital de campanha do Presidente Vargas, que enterram os sonhos do ex-prefeito Roberto Cláudio ser candidato ao Governo em 2022. A dupla irá atuar para abafar ou silenciará. Cid tentará salvar Roberto Cláudio, é o mais lógico. Só que esse papel irá expor as mazelas dos desvios do hospital de campanha do PV que custaram quase R$ 100 milhões e foi desmontado. Estranhamente, hoje seus leitos fazem falta em Fortaleza.

Câmara de Juazeiro virou alvo

As atitudes do presidente da Câmara de Juazeiro, Darlan Lobo, em atacar desesperadamente o recém empossado prefeito Glêdson Bezerra, está chamando a atenção da sociedade e dos promotores do Ministério Público. Questionados pelos promotores sobre a atitude prematura da Câmara, membros da administração repetem o que o prefeito confirma nos bastidores: a gestão não será entregue aos vereadores. Nesses 40 dias de mandato foram, pelo menos, seis encontros dos promotores com secretários e com o próprio prefeito Glêdson. Na cidade, há rumores de um provável débito de Darlan com os vereadores, remanescente da eleição para a presidência da Câmara. Darlan estaria pressionado a quitar as dívidas e, por isso, as atitudes incomuns para um início de governo. Sobre a pressão, Glêdson continua repetindo: não vou ceder a esse tipo de política. Todavia, os vereadores querem cargos e outras mordomias, independente de serem republicanas.

Denúncia infundada de Capitão Vieira

A disputa entre o grupo liderado pelo presidente Darlan Lobo e a Prefeitura tem ganhado as redes sociais. O vereador Capitão Vieira, vice-presidente da Câmara, divulgou vídeo onde chama o prefeito Glêdson Bezerra de irresponsável, por não ter nomeado o diretor do Demutran, inviabilizando o pagamento de salários dos agentes e prejudicando o trabalho da categoria. Seria uma denúncia muito séria, se não fosse um fake news. E quem tratou de desmentir Vieira foi o secretário de Segurança Doriam Lucena. Também nas redes sociais, ele desmentiu as informações. Doriam está respondendo interinamente pelo Demutran e retrucou: os salários já foram depositados nas contas dos servidores. Capitão Vieira saiu desmoralizado com a falsa acusação.

Roberto Pessoa articula no Cariri

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, iniciou sua caminhada para as eleições de 2022. Roberto lidera um grupo político que se fortalece a cada dia na região do Cariri. No dia 5, Roberto Pessoa cumpriu agenda movimentada, incluindo participação na reunião que escolheu o novo presidente da Associação dos Municípios do Cariri Oeste, a Amcoeste, no Crato. Disputada, a reunião acabou apresentando o ex-prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio, para os demais prefeitos presentes. Argemiro será o candidato de Roberto, no Cariri, para uma cadeira na Assembleia Legislativa. Argemiro ainda acompanhou a agenda de Roberto Pessoa pelos municípios de Santana do Cariri, Brejo Santo e Jardim. Em todos, anunciou seu apoio ao ex-prefeito para a Assembleia.

Variante P1 confirmada no Ceará

A secretaria de Saúde do Ceará divulgou nota oficial na noite desta segunda (08), anunciando a confirmação de três casos da variante P1 da covid, surgida no Amazonas, que aumenta o número de infectados. Não houve informações sobre os três municípios onde foram identificados esses casos de variante no Ceará. Essa revelação traz muita preocupação ao Governo Camilo, que já discute internamente a adoção de um novo lockdown na região metropolitana de Fortaleza e de medidas duras no Cariri. Os números da covid explodiram no Estado com o crescimento ininterrupto dos óbitos, segundo levantamento do Consórcio de Mídia. Para complicar, a vacinação vem ocorrendo de modo muito lento, porque não há vacinas no Brasil, apesar do esforço do governador Camilo em adquiri-las. Outro problema é a ameaça que paira sobre o Ceará e todo o Brasil, da redução de 4 mil leitos, por falta de recursos ao ministério da Saúde.

Disse me disse…

Na visita em Santana do Cariri, o prefeito Samuel Garcia recebeu com festa Roberto Pessoa.

Anunciou estar fechado com a candidatura a federal do grupo do prefeito de Maracanaú, que tem forte influência política no Cariri.

Para estadual, Samuel vai ouvir o governador Camilo Santana. Mas garantiu: não atrapalha o candidato de Roberto Pessoa.

O vice-prefeito de Crato, André Barreto, tem despontado como provável candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa.

Os cratenses cobram a vaga para um filho da cidade. O prefeito Zé Ailton terá que resolver o problema com o governador Camilo Santana.

André se junta ao petista Pedro Lobo, que também tem se colocado como opção. André depende de Zé Ailton, já para Pedro basta o aval do partido.

O ex-prefeito de Juazeiro, Raimundo Macedo, passou por procedimento cirúrgico no hospital do Coração, em Barbalha, e passa bem.

O próprio Raimundão usou as redes sociais para tranquilizar sobre seu estado de saúde. Em breve estará de volta às atividades políticas.

Quem trabalha sem parar é o deputado David de Raimundão. De olho na próxima eleição, tem corrido atrás de benefícios para municípios vizinhos.

David fez requerimento ao Dnocs pedindo uma solução para a falta de água na zona rural de Farias Brito. Quer estudos para a perfuração de poços.

Desculpe a ignorância, o comportamento da Câmara de Juazeiro do Norte de instalar duas CPIs com menos de 100 dias de mandato não é uma prova de algo errado no comportamento dos vereadores?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ