Bate-boca entre prefeito e presidente da Câmara em Aurora
13/06/23 0:00

Crise no governo de Marcone Tavares, em Aurora, começa em casa. Por isso, vários aliados desembarcaram da gestão municipal. E não para por aí. O governo Marcone tende a mais uma baixa: a presidenta da Câmara, Yanne Marina. Nos últimos dias, o prefeito e a vereadora se envolveram num verdadeiro bate-boca nas redes sociais. No fim de março, Marina anunciou uma articulação, junto à Cagece e o deputado estadual Fernando Santana (PT), para ampliação da rede de água até a comunidade da Várzea de Conta. Segundo a vereadora, uma reivindicação antiga. Na quinta-feira (08), Marina percorreu a comunidade, mostrando o início das obras. Mas, a resposta de Marcone foi imediata e, no dia seguinte, já anunciou que a obra era uma parceria da Prefeitura com a Cagece. No “dito pelo não dito”, prevaleceu a palavra da vereadora, que acusou o prefeito de tentar pegar carona em suas ações. E foi além ao convidar o prefeito para pegar carona no seu veículo e conhecer melhor as demandas das comunidades.

Crise já estava anunciada em Aurora 

O bate-boca entre a presidenta da Câmara de Aurora, Yanne Marina, e o prefeito Marcone Tavares, ambos do PSD, é apenas o desenrolar de uma crise maior. A articulação da vereadora na Cagece teve o apoio do advogado Emidio Clebson, hoje gerente regional do Cogher e marido da ex-secretária de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia, ambos rompidos com Marcone. A aproximação parece ter motivado as exonerações do irmão da vereadora, Chico Neto, secretário de Infraestrutura, e da mãe, Rogéria Leite, sub secretária de Desenvolvimento Social. Nessa rota de colisão, Marina tem mostrado mais aproximação a base governista. Na Câmara, o nome de Marina já desponta como opção contra Marcone para a disputa de 2024.

 Penaforte dá calote em servidores

Servidores municipais de Penaforte, com empréstimos consignados, estão sendo cobrados por atrasos no pagamento das parcelas. E pior, as instituições financeiras estão ameaçando negativar os servidores junto ao Serasa. O detalhe é que os servidores não são devedores. As parcelas estão sendo descontadas direto nos contracheques, mas a Prefeitura, responsável pelos repasses, está segurando o dinheiro. A Prefeitura desconta, mas não repassa. A denúncia chegou à Câmara, que pediu explicações à Prefeitura e ao Banco do Brasil, um dos credores. O banco confirmou a ausência dos repasses e a gestão do prefeito Rafael Ângelo não deu respostas. O próximo caminho é levar o caso ao Ministério Público ou criar uma CPI.

Vereador apela à Procap para fiscalização 

O vereador Ariovaldo Soares, líder da oposição em Altaneira, cansou de fazer denúncias contra a gestão do prefeito Dariomar Rodrigues na Câmara. Na terça-feira (06), o vereador foi a sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Fortaleza, com uma série de documentos, resultado de fiscalização nas despesas da Prefeitura. Ariovaldo se reuniu, ainda, com a Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública (Procap), onde protocolou pedido para aprofundamento nas investigações. Gastos suspeitos com saúde e iluminação pública estão na peça jurídica. Apesar das muitas denúncias, a Câmara não se manifestou pelo aprofundamento. Agora, Ariovaldo espera que TCE e Procap se manifestem.

Enquanto isso...

Em Jardim, um encontro entre o vereador Serginho, a ex-candidata Cléa Luz e o ex-prefeito Fernando Luz acabou gerando especulações sobre a eleições de 2024. Nas redes sociais, Cléa deu o recado: “sempre juntos”.

Para o casal Cléa e Serginho, apenas uma visita, mas para a militância oposicionista de Jardim, foi um sinal de que vai ter disputa. E pode ser Cléa novamente. Também nas redes, Serginho previu: “e vamos em frente”.

Em busca de cumprir promessas de campanha, a prefeita de Jati, Mônica Mariano (PSD), recorreu ao deputado estadual Guilherme Landim (PDT). No programa de governo da prefeita, políticas públicas para as mulheres.

No dia 6, articulado por Guilherme, Mônica esteve com a vice-governadora Jade Romero (MDB), para tratar de ações de prevenção e combate à violência contra a mulher. Jade prometeu apoio ao Município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ