Jornal do Cariri
Ao mestre, com carinho: homenagem a Cicinho
Figura importante nos reisados da região, Mestre Cicinho é homenageado no Cariri pela sua contribuição à cultura
Foto: Mapa Cultural do Ceará
Natália Alves
16/01/24 8:30

O comprometimento com a tradição do reisado é marca importante no legado de Cícero Frank Severino da Silva, popularmente conhecido como Mestre Cicinho. O Mestre foi assassinado no último dia 06 de janeiro, após ser alvejado por dois homens, com seis disparos. Mestre Cicinho é figura importante nos reisados da região, e é homenageado no Cariri pela sua contribuição à cultura.

Mestre Cicinho não era apenas um guardião do reisado, mas um mestre que respirava vida em cada passo e que inspirava gerações de brincantes caririenses. Pai de quatro filhos, Severino passou adiante seus conhecimentos da tradição, a exemplo de sua filha, Flatenara da Silva, mestra do Reisado Mirim Santo Expedito, reconhecido como Tesouro Vivo da Cultura.

Segundo os amigos do Mestre, Severino gostava muito de brincar nos reisados e tinha paixão pela tradição. “O último encontro da gente foi em paz. Muito doloroso perder esse ilustre mestre, que era uma pessoa muito especial e caridosa. Um mestre exemplar.”, comentou o brincante de reisado, Miguel Nascimento.

Nas redes sociais, familiares e amigos do Mestre Cicinho se despediram em meio a mensagens de carinho e luto. “A cultura está de luto, porque o povo é cultura, e logo no Dia de Reis. Vai em paz, Mestre, e olha pela nossa cultura, que unção pode morrer, pois a morte carnal vem pra todos e ela é justa, embora seja difícil aceitar.”, publicou Elaine Cristina, amiga do Mestre. A Secretaria da Segurança Pública do Ceará informou que o caso está sendo investigado pela Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte, e que a polícia está fazendo diligências para tentar identificar os suspeitos do crime, bem como entender sua motivação.

PUBLICIDADE
PUBLI_Requerimento_ASV.pdf
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ