Centro Cultural do Cariri inaugura exposição que homenageia Gilberto Gil
"Debaixo do Barro do Chão" apresenta peças inspiradas a partir da música “De onde vem o baião"
Foto: Samuel Macedo
Joaquim Júnior
12/07/24 8:30

O legado de Gilberto Gil, um dos ícones da Música Popular Brasileira (MPB), é homenageado em exposição instalada em solo caririense. “Debaixo do Barro do Chão”, que conta com curadoria de Fabiano Piúba, ex-secretário da Cultura do Ceará, pode ser conferida no Centro Cultural do Cariri. No equipamento cultural, na última quarta-feira (10), Gilberto Gil foi agraciado com a titulação de Dr. Honoris Causa, concedido pela Universidade Regional do Cariri (Urca) em reconhecimento por sua contribuição em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras e do melhor entendimento entre os povos. Ele ainda foi agraciado por mestres e mestras caririenses com a coroa e a espada do reisado, representando a memória e a ancestralidade viva.

A exposição “Debaixo do Barro do Chão” apresenta obras construídas por Corrinha Mão na Massa (da cidade de Missão Velha), Mestra Fanca e Irmãs Cândido (Juazeiro do Norte) e Mestre Jaime, da Barbalha. Os trabalhos se conectam com a musicalidade e o universo tão bem cantado por Gilberto Gil. A instalação apresenta peças inspiradas a partir da música “De onde vem o baião”, composta por Gil ainda na década de 70. A produção também se relaciona com a vida e obra do artista.

“O Cariri sempre esteve presente na vida e na obra de Gilberto Gil, em especial na sua relação com o cancioneiro de Luiz Gonzaga, filho de Exu, terra pernambucana que faz fronteira com o Crato, cidade onde está localizado o Centro Cultural do Cariri”, anuncia o material de divulgação da mostra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ