Projeto leva contação de histórias a cidades do Cariri
Evento, que alcança inúmeras cidades do Ceará, celebra Dia Internacional do Contador de Histórias
Foto: Divulgação
Joaquim Júnior
19/03/23 9:00

Uma programação, que ocorre nestes sábado (18), domingo (19) e segunda-feira (20), celebra o Dia Internacional do Contador de Histórias. Com o tema “Histórias de Contadores e Contadoras de Cá e de Lá", as contações ocorrem em inúmeras cidades do Ceará, dentre as caririenses Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte, das 8h às 17h durante os três dias.

Segundo a organização, o projeto consiste em uma maratona de histórias com mais de 25 narradores/narradoras distribuídos em vários espaços de Fortaleza, Itaitinga, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e Pacajus. O projeto é realizado pela Rede de Contadores e Contadoras de Histórias em parceria com IDM, CCDM, TJA, Cine teatro São Luiz, Sesc Fecomércio e BECE.

Rede de Contadores

A Rede de Contadores de Histórias do Ceará iniciou as atividades no ano de 2020, com o intuito de fortalecer os debates e a luta por políticas culturais direcionadas às narrativas orais. Com mais de 70 contadores/narradores de histórias de diversos municípios, a Rede promove ações coletivas para fruição e salvaguarda das narrativas, literatura oral e valorização dos profissionais da área.

A Rede conta com dois representantes no Conselho Estadual de Política Cultural na cadeira de Literatura, promovendo reuniões periodicamente. Dentre as ações desenvolvidas pela rede, estão os projetos “Alô Histórias”, “Maratona Virtual de Contação de Histórias”, “História de quem Conta Histórias”, além da promoção do “I Encontro de Contadores de Histórias do Ceará” e da busca por parcerias com diversos coletivos e instituições culturais/artísticas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ