Jornal do Cariri
Centro de Artes realiza XXIII Mostra Didática de Teatro
Atual edição marca o retorno ao formato presencial
Foto: Rodrigo Tomaz
Joaquim Júnior
02/08/22 11:00

Cerca de 45 apresentações artísticas serão promovidas até 19 de agosto durante a XXIII Mostra Didática do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri (Urca). Gratuito e aberto a toda a população, o evento é composto por trabalhos realizados por professores, alunos e, eventualmente, convidados. As apresentações marcam o final de cada semestre letivo.

O professor Dr. Luiz Renato Gomes Moura, coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro, explica que a Mostra, um Programa de Extensão, é realizada desde a fundação do curso, em 2008. “O principal objetivo é o compartilhamento dos resultados desenvolvidos no âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, trata-se de uma ação de grande importância para docentes e discentes que, por meio de apresentações artísticas, rodas de conversas, dentre outras modalidades, dialogam com a comunidade, propiciando um espaço de fruição e reflexão por meio da produção teatral universitária da Urca”, explica. 

A atual edição marca o retorno ao presencial após o projeto ser realizado no formato virtual devido à pandemia de covid-19. “Para nós, que compomos o Departamento de Teatro, é um momento de alegria poder ver o nosso Centro de Artes recebendo uma média de 80 pessoas por dia para fruir nossos trabalhos”, comenta Luiz Renato, ao destacar que as recomendações estabelecidas pela Urca, no que diz respeito aos cuidados necessários para a realização de um evento seguro, continuam sendo tomadas. Assim como o Teatro, o curso de Artes Visuais também realiza Mostras.

As ações, como aponta o professor, têm sido fundamentais para o fortalecimento do Centro de Artes. Devido ao grande número de produções, a Mostra chega a ter mais de três semanas. Todos os discentes e docentes podem participar do evento, já que, no currículo do curso, há foco na formação que tem como base a tríade artista/ professor /pesquisador. “Dessa forma, desde o primeiro semestre nós temos disciplinas que desenvolvem práticas que podem ser compartilhadas no período da Mostra”, completa, ao enfatizar que, assim, esse Programa de Extensão é fundamental para o próprio funcionamento da matriz curricular.

 “Vivemos um contexto político que não valoriza a produção artística dentro e fora da universidade”, afirma Luiz Renato, que menciona que, nesse sentido, a Mostra divulga e dá espaço de protagonismo para a arte teatral, evidenciando sua importância por meio da produção de discentes e docentes e construindo uma realidade melhor para todos. “Nossa intenção também é fazer com que a população e os sistemas políticos compreendam a necessidade urgente de termos professoras(es) licenciadas(os) em Teatro dando aulas em espaços de ensino formal e não formal para construirmos uma educação em diálogo com a arte”, finaliza o docente, ao deixar o convite para que a comunidade participe da XXIII Mostra Didática do Curso de Licenciatura em Teatro da Urca e prestigie os trabalhos que foram produzidos ao longo do semestre 2021.2 com uma diversidade de temáticas a cada dia de apresentações.

Os interessados em acompanhar a programação podem conferir as novidades no perfil do Departamento de Teatro da Urca, no Instagram.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ