Jornal do Cariri
Ciro se rende a liderança de Camilo
03/11/20 0:00

Mudou a realidade política do Ceará. Os irmãos Ciro e Cid Gomes tramavam obrigar o governador Camilo Santana permanecer no Governo até o final, abandonando o sonho de ser senador em 2022. Objetivo de Ciro era reeleger Tasso Jereissati. Só que a política é dinâmica e o prestígio dos FGs afundou no Estado. Não bastasse o estrago da retroescavadeira de Cid, quase matando inocentes em Sobral, estoura o escândalo do propinoduto da JBS, cuja investigação evoluiu muito e ameaça levar Cid a uma condenação por corrupção. Esses episódios fizeram Ciro e Cid se render ao óbvio: a maior liderança política do Ceará é Camilo. FGs devem rezar para o Governador não se livrar deles, pois hoje os irmãos são dispensáveis no cenário político estadual.

Camilo reata relação de Lula com Ciro

A fragilidade eleitoral dos FGs é notória. Em Fortaleza, o candidato do PDT, José Sarto, não cita o nome deles nunca e nem confeccionou adesivos ou fotos ao lado de Ciro e Cid. Isso não ocorria desde 1992, em Fortaleza. Hoje, enquanto 47% dos fortalezenses rejeitam o presidente Bolsonaro, segundo Ibope, Ciro disparou e alcança uma rejeição de 67%. Com esse quadro devastador de desgaste, Ciro implorou a Camilo para fazer uma reaproximação com o ex-presidente Lula. Generoso, Camilo os uniu em uma conversa franca, no mês de setembro passado. A reunião foi em São Paulo. Ciro se humilhou, pediu desculpas e aceitou até ser vice de Lula em 2022. Reconheceu ter errado ao viajar para Paris em 2018 , não apoiando Fernando Haddad. Lula pediu a Ciro para passar uma borracha e pensar no futuro, com a intenção de retomar o poder, reconquistando o Planalto. Tudo jogo de cena de ambos. 

Ciro quer Lula liderando impeachment

Queimado eleitoralmente em sua base eleitoral, o Ceará, Ciro Gomes propôs a Lula, na reunião em São Paulo, tendo como testemunha apenas o governador Camilo, uma frente supra partidária para mobilizar o Brasil para conseguir decretar o impeachment do presidente Bolsonaro. Lula mais ouviu do que falou. Não se comprometeu com o movimento de Ciro, que atacou de modo desproposital ao presidente Bolsonaro. Lula entendeu só agora, com a operação Marquetagem da Polícia Federal para investigar a propina paga a JBS ao grupo de Cid Gomes, a fúria de Ciro. Por isso, Lula disse a aliados: essa súbita humildade dos FGs é medo de prisão. Na verdade, “querem usar o PT e a mim para se protegerem, evitando o aprofundamento das apurações”. Ciro e Cid terão que se virar sem Lula e o PT. A mágoa de Lula está longe de sumir. 

Camilo prioriza eleições no Cariri

Camilo Santana estará no Cariri entre a terça e a quinta-feira desta semana. Depois de um fim de semana em Icapuí, Camilo quer se dedicar aos eventos de campanha dos seus candidatos no Cariri, para fortalecê-los nessa reta final. Terá problemas, pois o Ministério Público Eleitoral no Crajubar está proibindo aglomerações e assim cancelou todas atividades políticas. Nesse domingo, uma carreata do candidato Arnon foi interrompida na metade. Para evitar atritos com o MPE de Juazeiro, Camilo confirmou agendas com o prefeito Zé Ailton Brasil, no Crato, Guilherme Saraiva, em Barbalha, e com prefeito Ildesser Oliveira, em Lavras da Mangabeira. Juazeiro do Norte fica fora dos compromissos do Governador. Em Lavras, Camilo estará acompanhado pelo ex-senador Eunício Oliveira, que tenta reeleger o sobrinho numa eleição apertada.

PF atenta a crimes eleitorais em Juazeiro 

A PF apreendeu, nesta sexta-feira (30/10), as máquinas do PAC pertencentes à Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte. Esse maquinário estava trabalhando na construção de uma estrada vicinal em um terreno particular, na localidade do sítio Cachoeirinha, Juazeiro do Norte, a serviço da candidatura do vereador Romão França, ex-secretário de Agricultura. A Polícia Militar foi acionada e conduziu as máquinas e os funcionários envolvidos nesse escândalo para a delegacia da PF em Juazeiro. Dentro das máquinas apreendidas do PAC foram encontrados santinhos de candidatos. Os fatos foram relatados ao Ministério Público Eleitoral, que determinou o enquadramento no crime eleitoral de captação ilícita de sufrágio, a popular "compra de votos", inscrito no artigo 299 do Código Eleitoral. Essa irregularidade prevê penas de até quatro anos de reclusão e abertura de inquérito policial. As investigações proseguem para a apuração total dos fatos. A prefeitura de Juazeiro do Norte sabe que esse crime eleitoral atrapalha à reeleição do prefeito Arnon. 
 
PF prepara desembarque no Cariri

A informação de que a Policia Federal fará mais uma operação no Crajubar tem tirado o sono dos políticos da região. Apesar de dada como certa, a vinda dos agentes da PF e do Ministério Público Federal ameaça mudar destinos eleitorais com prisões. Quem mais teme essa nova operação é a turma da organização social Aceni, que está enrolada num escândalo nacional de superfaturamento e de envolvimento com a facção paulista. No Cariri, existem também inquéritos abertos em Juazeiro do Norte, onde a PF investiga, entre outros, a compra de livros paradidáticos pela Secretaria de Educação do Município. Na última semana, agentes da PF estiveram no Crato cumprindo mandatos de busca em comitês de campanha e em Caririaçu, onde o prefeito Edmilson Leite precisa abrir o olho, pois sua situação é complicada com seguidas denúncias de compras de votos. Em Barbalha, a PF investiga pessoas ligadas a disseminação de “fake news”. O que não falta é escândalo para a PF investigar na região.

Glêdson vira alvo de fake nas redes sociais

Um debate entre os candidatos de Juazeiro do Norte, na sexta-feira, movimentou as redes sociais durante o fim de semana. Aliados dos postulantes se digladiaram sobre quem venceu o debate e acabaram se excedendo nos comentários. A discussão motivou fake news e deve ser investigada pela Polícia Federal. Tudo por que o candidato do Podemos, Glêdson Bezerra, assumiu ter votado no presidente Jair Bolsonaro no segundo turno. Glêdson tem sido vítima de perseguição ao sofrer com peças de sua campanha transformadas, incluindo a imagem do presidente Bolsonaro. A ideia é ligar Glêdson a Bolsonaro para desgastá-lo. A divulgadora desses fakes é uma velha conhecida da PF,  Karol Matos. Um pedido de prisão dela pode ser decretado a qualquer momento. Karol é a Rainha dos Fakes no Cariri e trabalha para o prefeito Arnon Bezerra, que não deveria aceitar esse jogo sujo em sua campanha. Karol atrapalha a democracia das eleições de Juazeiro do Norte.

Disse me disse…

  • Senador Cid Gomes está procurando emissoras de rádios no Cariri para sua rede de rádio do ódio, a Bozonews.
  • Com reeleição complicada de Ildsser Oliveira, ex-senador Eunício Oliveira se mudou para Lavras da Mangabeira.
  • Na retomada da amizade de Lula com Ciro, os FGs deram ao PT a presidência da Assembleia.
  • Ciro está convencido que Sarto está eleito prefeito de Fortaleza. O favorito para sucedê-lo será do Cariri.
  • Há dois nomes: Guilherme Landim, do PDT e Fernando Santana, do PT. Guilherme  era o favorito de Cid. Porém, perde força com a volta da amizade de Lula e Ciro.
  • Agora, com lugar dado ao PT, quem é mais cotado é deputado Fernando Santana.
  • A opinião geral sobre o debate dos candidatos a prefeito de Juazeiro Norte: não foi decisivo na escolha do futuro do prefeito. Serviu para a criação de memes e divulgação de fake news.
  • Agora, é fato que o governador Camilo não gostou das críticas de Arnon ao Governo do Estado pela falta de medicamento. Sua fala que a Prefeitura compra remédios, mas o mesmo não faz Governo do Estado, pegou mal no Abolição.
  • Governador também ficou chateado por não ter sido citado como um dos responsáveis pela obra do bondinho. Arnon só deu crédito ao presidente Bolsonaro.
  • Mesmo assim, Camilo gravou vídeo apoiando Arnon e desautorizando o candidato Nelinho Freitas, que estava em sua propaganda se declarando aliado do Governador. Não é aliado.
  • Em Juazeiro do Norte, chamou a atenção o enfrentamento entre militantes pagos durante a semana. Houve fechamento de ruas e brigas.
  • Militantes de Arnon e Nelinho se enfrentaram na quinta-feira, nas imediações do shopping. A tensão atrapalhou o trânsito e assustou.
  • Desculpe a ignorância, a Polícia Federal ainda irá dar o ar da graça em Juazeiro do Norte antes das eleições de 15 de novembro?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ