Jornal do Cariri
Vereadoras endossam projeto para licença menstrual
Iniciativas tramitam na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados
Foto: Alece
Robson Roque
01/03/23 19:00

Vereadoras de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha sinalizam positivamente para espelhar projeto que beneficia  servidoras com três dias de licença durante o período menstrual. A proposta tramita na Assembleia Legislativa do Ceará e na Câmara Federal. As iniciativas prevêem três dias consecutivos de afastamento por mês, nos casos em que sintomas que acompanham a menstruação prejudicam a rotina da trabalhadora.

A vereadora juazeirense Jacqueline Gouveia (MDB) ressalta que algumas mulheres sofrem de endometriose, doença que pode afetar ovários e tubas uterinas “e que causa muitas dores, principalmente nesse período”, conta a parlamentar. “Em alguns casos, chega a ser insuportável. Eu mesmo venho sofrendo com isso desde a adolescência”.

Vereadora em Barbalha, Efigênia Garcia concorda com a iniciativa, mas teme que ela possa aprofundar ainda mais as desigualdades de gênero. “Considero que o tema precisa ser discutido para que seja implementado de forma efetiva. É válido questionar se rotular determinada enfermidade pode aumentar ainda mais a desigualdade de gênero, em vez de diminuir”, argumenta.

Em Crato, Lourdes de Carlim (PT) destaca “outras doenças próprias do universo feminino”, como ovários policísticos. Por isso, defende projetos semelhantes, apesar de pregar cautela ao preferir aguardar as discussões feitas na Alece e na Câmara Federal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ