Titico quer liderar oposição na disputa pela Prefeitura de Potengi
25/04/23 0:00

A disputa pela Prefeitura de Potengi pode ressuscitar o ex-prefeito Francisco Luiz (Titico). O retorno se deve a ausência de liderança e os constantes desgastes do prefeito Edson Veriato (PT). Titico elegeu a mulher em 2016, a ex-prefeita Alizandra Gomes, com quem rompeu politicamente, chegando a pedir voto para Veriato em 2020. Apesar das articulações, Titico sabe que tem dois problemas para resolver: sua situação com a Justiça Eleitoral e a construção de uma aliança com o empresário Salviano Alencar e o presidente da Câmara, Humberto dos Barreiros. Com a Justiça, Titico garante que é ficha limpa. Resta a discussão com Salviano e Humberto. O empresário e o presidente do Legislativo foram os principais apoiadores de Veriato, mas romperam e, hoje, são nomes fortes da oposição. Titico sabe que para fazer a candidatura decolar, precisará de uma frente ampla. O detalhe das articulações é que os três apoiaram Veriato, em 2020, contra Alizandra. A ex-prefeita assiste a tudo sorrindo.

Dariomar quer nome da oposição para sua sucessão

O prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues (PT), tem confundido a articulação da oposição para a eleição de 2024. Dariomar surpreendeu ao estender a mão ao principal nome da oposição hoje, a ex-candidata a prefeita Ana Késia (PDT). A discussão é feita pelo marido de Késia, o empresário Palito da Mega Som. Dariomar está com dificuldades de encontrar um nome na sua base para a disputa e a aliança com Késia deixaria a oposição sem alternativa. Na avaliação de parte da base de Dariomar, a tese é perigosa. Pode ser traído. Dariomar parece disposto a pagar para ver. Nas próximas conversas, será tratada a possibilidade de Késia se filiar ao PT. Resta saber como se comportará o PDT.

Pequim deve voltar à Câmara e a disputa de 2024

O vereador mais votado de Jardim em 2020, Pequim Roriz, deve assumir sua cadeira na Câmara. Pequim foi impedido de tomar posse, por responder a processo na Justiça Federal, após denúncia do ICMBio/Ibama. Mas, uma decisão unânime da Segunda Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, excluiu as sanções depois de um acórdão. O Tribunal atendeu a apelação da defesa de Pequim, que agora pedirá sua posse imediata ao Legislativo. A decisão fortalece o vereador politicamente, já que seu nome tem sido colocado como provável candidato a prefeito nas eleições de 2024. Pequim apoiou o prefeito Aniziário Costa em suas duas eleições, mas rompeu por saber que não será o nome do gestor para a disputa municipal.

Prefeito de Milagres divide responsabilidades

Diante de uma crise de segurança nas escolas, impulsionada pelas redes sociais, o prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, resolveu dividir responsabilidades. No dia 17, chamou uma reunião ampliada com os comandos do Ministério Público, Câmara de Vereadores e polícias Civil e Militar. No encontro, foram discutidas medidas de prevenção para a segurança das escolas do Município e feita uma avaliação das ações em andamento. Ficou definida a criação do Programa de Segurança Escolar, integrada pelas secretarias de Educação e de Segurança. Também ficou instituído a Comissão Municipal de Coordenação de Segurança Escolar. Figueiredo demonstrou alívio com o resultado da discussão.

Enquanto isso...

Em Assaré, a oposição está em crise. Apoiadores do ex-prefeito Evanderto Almeida reclamam de abandono. Evanderto está longe das discussões e não dá sinais de retorno. Ainda não se colocou para a disputa de 2024.

Já o prefeito Libório Leite está cada vez mais forte. Pesquisas internas apontam uma situação cômoda. E com a ausência de nomes da oposição, a especulação é que Libório pode ser candidato único em 2024. Será?

Em Tarrafas, as denúncias contra a gestão do prefeito Taiano Martins continuam. Na sessão da Câmara, no dia 20, o vereador Laércio Ferreira (PTB) referendou o vereador Bogó, sobre desvios no transporte escolar.

Laércio aponta a existência de um matadouro de veículos públicos, onde os transportes escolares são depenados. A resposta veio do vereador Adir Guerreiro (PDT): a frota é muito velha e os veículos foram leiloados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ