Jornal do Cariri
Tendência de queda
Madson Vagner
27/04/21 0:00

Um levantamento realizado pelo Jornal O Povo, publicado no dia 23 de abril, mostra uma “luz no fim túnel” sobre o combate à covid-19 no Ceará. Mesmo o Estado ainda vivendo um cenário de alerta altíssimo, com possibilidade de uma terceira onda da doença, os números indicam redução da média móvel em casos de contaminação e mortes. Foram pesquisados dois cenários com base em informações da plataforma IntegraSus. No primeiro, entre os dias 1º e 7 de abril, foram registradas 775 mortes por covid, configurando uma média de 110,71 óbitos. No segundo cenário, entre os dias 15 e 21, foram 360 óbitos, baixando a média para 51,43 mortes. Uma redução de 53,5%. Nos casos de infecção, a média móvel caiu de 4.153, no primeiro período, para 997 no segundo. Uma redução de 76%. No Cariri, a expectativa é que o governador Camilo Santana continue flexibilizando a economia, apesar do recuo lento dos casos.

Mãos limpas

O município de Granjeiro voltou ao cenário estadual, desta vez com denúncias de superfaturamento na compra de álcool gel. A operação “Mãos Limpas” foi deflagrada no dia 22, pelo Ministério Público do Estado, com o apoio da Polícia Civil. A investigação apura a compra de 3 mil litros de produto em 2020, supostamente para o enfrentamento da pandemia da covid-19. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Fortaleza e Juazeiro do Norte, tendo como alvos um agente público e um empresário. Não foi divulgado se o dinheiro usado seria federal e nem ficou claro quem teria feito a compra com dispensa de licitação, suspeita de direcionamento. Em 2020, Granjeiro teve dois prefeitos. Na gestão atual do prefeito Francisco Clementino, o discurso é de colaboração com a investigação. O promotor Rafael Couto acredita que a Justiça será acionada.

Fura fila

Outra operação do Ministério Público do Estado, com apoio da Polícia Civil, aconteceu em Caririaçu, no dia 20, para investigar denúncias de fura fila na vacinação contra a covid-19. A “Operação Egoísmo” cumpriu cinco mandados de busca e apreensão na Secretaria de Saúde e em casas de servidores no Município. Informações preliminares isentam a participação da gestão municipal no suposto crime de peculato, com previsão de pena de

reclusão entre 2 e 12 anos, por apropriação de bem móvel, de que tem posse em razão do cargo. O caso foi denunciado pelos vereadores de oposição que, ao acompanhar a imunização no Município, perceberam a suposta fraude. Tudo está gravado em um vídeo entregue ao Ministério Público. Até o momento, a gestão do prefeito Edmilson Leite não é parte da investigação e, talvez por isso, não se manifestou.

Na contramão

A Prefeitura de Lavras da Mangabeira demorou a tomar as decisões para conter a pandemia do covid-19 no Município e acabou tendo que seguir na contramão do Estado. Enquanto o governador Camilo Santana flexibiliza a economia, o prefeito Ronaldo da Madeireira decreta isolamento social rígido, o lockdown. Apesar da demora, a medida é acertada, tomando como parâmetro o aumento dos casos que, segundo o prefeito, chegam a 30 por dia. Sem falar no sistema de atendimento sobrecarregado e nos leitos do hospital municipal, já colapsados. A decisão veio após reunião com a direção do hospital e a secretária de Saúde, Gean Carla. No encontro, ficou decidido lockdown de 10 dias, a partir do dia 22. No anúncio, Ronaldo da Madeireira destacou a necessidade do comércio, mas reafirmou a vida em primeiro lugar. Pediu que as pessoas fiquem em casa.

Alvo preferencial

Os servidores aposentados ainda em atividade na Prefeitura de Jati, parecem ter virado alvos preferenciais da gestão da prefeita Mônica Mariano. Ainda em janeiro, a prefeita mandou exonerar em massa, sem qualquer justificativa, aviso ou comunicação formal. O Sindicato acusa descumprimento a legislação previdenciária aprovada em 2019. E pior, há denúncia de que dívidas junto aos servidores não foram honradas, comprometendo o sustento das famílias. O caso foi levado ao Ministério Público e protocolado pedido de tutela de urgência, mas não houve despacho. Fora isso, servidores da ativa reclamam da demora na concessão de afastamento para tratamento de saúde. Em contrapartida, a prefeita continua ignorando orientação do Ministério Público de não contratar temporários. Há denúncias de que nepotismo virou farra.

Na escuridão

O quase blecaute nas ruas do município de Altaneira virou manchete em TVs e sites e, por pouco, não virou caso de polícia. Durante uma das reportagens, o secretário de Infraestrutura, Genival Ponciano, garantiu que a empresa responsável já foi acionada e que o problema está sendo resolvido. Na frente das câmeras, o secretário disse que aceita as críticas e cobranças pelo trabalho. O problema é que após as câmeras serem desligadas, o secretário partiu para as vias de fato com o popular que acompanhava a reportagem e criticou a situação. Foi rápida a percepção da diferença entre a teoria e a prática. Mas, os problemas para a gestão Dariomar Rodrigues não ficaram somente na iluminação, ou na falta dela. Bastou a reportagem percorrer as ruas para as pessoas se manifestarem sobre inúmeros problemas na Saúde e na Infraestrutura.

Enquanto isso...

... Ainda em Altaneira, após a população ampliar as reclamações para a Saúde e Infraestrutura, o prefeito Dariomar e os secretários Genival Ponciano, da Infraestrutura, e Júnior Paulino, da Saúde, foram chamados a responder às denúncias. Apenas Ponciano teve coragem. Pelo menos desta vez, não brigou com ninguém.

... O secretário de Infraestrutura prometeu que o problema da iluminação será resolvido até o Dia das Mães, 9 de maio. Mas, a população ainda espera pela manifestação do prefeito Dariomar, que continua calado. Nunca é demais lembrar que, recentemente, dois secretários de Altaneira foram presos suspeitos de fraude em licitação da Saúde.

... Na Assembleia Legislativa, na sessão remota do dia 20, o deputado estadual caririense, Guilherme Landim, apresentou três Projetos de Indicação para fortalecer o combate à covid-19. Guilherme é presidente da Comissão de Saúde e disse estar acompanhado atentamente o trabalho do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde no enfrentamento à pandemia.

... Os projetos tratam da implantação de usinas de oxigênio nas microrregiões de saúde, criação de um programa estadual de suplementação financeira aos hospitais polos e a instituição de um programa estadual de incentivo à interiorização da residência médica. A ideia é fortalecer as microrregiões para evitar remoções para as macrorregiões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ