Jornal do Cariri
Silhueta do Padre Cícero em árvore atrai fiéis em Juazeiro
Movimento de pessoas no Largo da Matriz aumentou para veem imagem de perto
Foto: Geneuza Muniz
Joaquim Júnior
26/10/21 8:30

Desde a última poda nas árvores do Largo da Matriz, em frente à Basílica de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, o espaço é visitado com frequência por transeuntes e fiéis, levados pela curiosidade e, principalmente, pela fé. É que muitos juazeirenses e visitantes vêem a silhueta do Padre Cícero, religioso responsável por atrair anualmente milhões de visitantes à região, no tronco de uma árvore, após o corte em um dos galhos. Para muitos, o acontecimento representa um alerta sobre os tempos atuais; já outros fiéis fazem menção à ligação que o padre tinha com a natureza. Há, ainda, quem encare o fato como um fenômeno sobrenatural, uma aparição do “Padim”.

O aposentado José dos Santos explica que foi conferir de perto a imagem, após ouvir sobre ela no rádio. “É o Padre Cícero! É uma obra sobrenatural”, opina o devoto, ao dizer que a aparição da imagem foi permitida pelo religioso e por Deus. De volta ao local pela segunda vez para prestigiá-la, seu José disse que já teve graças alcançadas pelo santo popular, conhecido por sua ligação com a natureza. Como relata o fiel, ele já recebeu ajuda até por meio de sonhos. Já sobre presenciar a aparição da imagem, ele diz se sentir “muito alegre, pois quem é romeiro se sente feliz”.

Natural de Caruaru, Alaísa Ferreira, que mora há cerca de 30 anos em Juazeiro, também acredita que a silhueta seja um sinal. Ela lembra que, aos 15 anos, teve uma graça alcançada e foi curada, sob as graças de Deus e do Padre Cícero. “Prefiro morrer do que perder a fé no padrinho Cícero”, conta, ao dizer que também tem fé em Frei Damião. Quando a silhueta apareceu após o corte dos galhos, Alaísa teve conhecimento e foi ao local verificar a imagem. “É meu Padre Cícero. Ele dá exemplo que não tem que cortar as árvores”, conta, ao mencionar que acredita que isso seja uma mensagem para que todos saibam que ele existe e é santo.

Assim como seu José e dona Alaísa, dona Vicência Peixoto também acredita que a imagem seja do Padre Cícero. “Esses paus aqui eram onde os romeiros ficavam. Eles passavam, vinham aqui. Eu era garotinha quando eles passavam montados nos jumentos. Vinham e ficavam embaixo dos pés de pau, porque não tinha pousada”, relembra, ao dizer que Juazeiro é a cidade que é, atualmente, por conta do padre. Conforme acredita, as pessoas estão esquecendo do Padre Cícero, daí ele voltar para lembrá-las dele. “Ele veio falar para o povo que ele está aqui, conosco, e que as pessoas façam o que ele mandava: rezem, entreguem a Deus, peçam ao nosso Senhor Jesus Cristo paz e felicidade”, sugere, ao dizer que a aparição é com uma mensagem e que as pessoas devem absorvê-la.

(Colaborou Geneuza Muniz)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ