Jornal do Cariri
Semana Dança Cariri – A dança presente
Evento reúne profissionais da dança do Cariri e de outros estados e países
Foto: Luiz Bezerra
Joaquim Júnior
08/11/22 9:30

“A dança presente” – é este o tema da XII Semana Dança Cariri, festival realizado pela Associação Dança Cariri, que ocorre entre os dias 07 e 12 de novembro. Com programação diária, voltada para todos os públicos, o evento retorna de modo presencial, após dois anos da última edição, feita de modo remoto devido à pandemia de covid-19. Além de espetáculos, estão programadas ações como debates, oficinas, palestras, workshops e mostra de vídeo.

Como lembra o professor e coreógrafo Alysson Amancio, a primeira edição da semana ocorreu lá em 2009, como uma mostra de coreografias de grupos locais que queriam celebrar o Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril. “Foi uma experiência tão rica e linda, o ajuntamento dos artistas, que, no ano seguinte, isso já virou um festival estadual e, dois anos depois, um evento nacional” relembra, ao citar que, agora em 2022, ela torna-se internacional, com a presença de participantes da Colômbia e Espanha.

“Hoje, toda a dança brasileira conhece o nosso território encantado. Recebemos material o ano inteiro de grupos querendo vir dançar em nossa região.  Nessa perspectiva, ao longo de todos esses anos, a Semana Dança Cariri tornou-se o festival de dança mais importante do sul do Ceará”, relata Alysson, ao dizer que a curadoria é toda caririense. Como acredita, a profusão de danças e as trocas dos profissionais de fora com a dança caririense engrandecem a dança de todos. “Saímos muito mais potentes a cada edição da Semana Dança Cariri”, enfatiza.

Para Alysson, esse ano é uma edição extremamente especial – e por muitos motivos: tendo como tema "A dança presente", a intenção é refletir sobre a importância da presença após a pandemia da covid-19 e, ao mesmo tempo, pensar a importância da dança na sociedade, seja no entretenimento, na política   ou como terapia. Esta edição marca a primeira Semana Internacional, com a presença de Franklin Dávalos, da Colômbia, e de Paola Marugán, da Espanha. Além disso, junto à Semana Dança Cariri, também estará sendo produzida a primeira edição do Festival de Dança e Artes Urbanas, que tem como foco a democratização da dança para áreas mais periféricas.

Nesta 12ª edição, a participação dos artistas locais continua,  mostrando ao público que, no Cariri, há trabalhos de danças profissionais com extrema qualidade. Haverá também artistas e obras de lugares como Fortaleza, Pernambuco,  Bahia, Rio de Janeiro, Colômbia e Espanha. Todas as atividades sao completamente gratuitas, com exceção dos espetáculos no Sesc, onde a entrada será trocada por 2 kg de alimentos para o Projeto Mesa Brasil.

O evento, que também será transmitido por redes sociais, conta com apoios da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, da Secretaria de Cultura, do Sesc, do Centro Cultural Banco do Nordeste,  da Farmácia Fernandes e da Cajuína São Geraldo. “Essas instituições acreditaram no nosso projeto e o povo caririense agora precisa estar presente, reiterando a importância da dança”, convida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ