Jornal do Cariri
Secult Ceará e Fundação Casa Grande realizam 3º Seminário Chapada do Araripe
Iniciativa tem como intuito aprofundar o debate e fortalecer a candidatura da Chapada como patrimônio
Foto: Ascom Secult/ Governo do Ceará
Joaquim Júnior
08/06/23 9:30

Em continuidade à campanha para ser reconhecida pela Uniesco como patrimônio da humanidade, a Chapada do Araripe, será tema de seminário realizado na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda. A iniciativa, realizada pela Fundação e o Governo do Ceará, tem como intuito aprofundar o debate e fortalecer a candidatura da Chapada, primeira Paisagem Cultural do Ceará aprovada pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa), também junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A 3ª edição do Seminário Chapada do Araripe – Patrimônio da Humanidade, será realizada entre os dias 8 a 10 de junho, com entrada franca.

De acordo com a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, o Seminário faz parte do processo de defesa e articulação do Governo do Estado, da Fecomércio, da Urca e da Fundação Casa para que a Chapada do Araripe entre na lista indicativa do Brasil para a Unesco e que seja uma das candidatas à titulação de patrimônio da humanidade. Desde 2019, uma rede de instituições públicas e privadas têm trabalhado na elaboração de um dossiê que embase e justifique essa solicitação.

Atualmente, são, ao todo, 22 patrimônios brasileiros listados pela Unesco, reconhecidos como patrimônio da humanidade. Alguns bem conhecidos, como o centro histórico de Salvador, a cidade de Ouro Preto e o Pantanal.

Com informações do Governo do Ceará

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ