Resgate de animais silvestres aumenta 27% com chuvas
Até a primeira quinzena de fevereiro, 136 animais foram resgatados
Foto: Ascom CBMCE
Joaquim Júnior
27/02/24 13:00

Com a incidência de chuvas, há o aumento na ocorrência de animais silvestres que saem do habitat natural e surgem em residências. De janeiro à primeira quinzena do mês de fevereiro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CMBCE) realizou o resgate de 136 animais – o número é 27% maior que o registrado no mesmo período do ano anterior, que registrou o resgate de 107 animais.

“A captura de cobra é o tipo de ocorrência de maior prevalência”, afirma o Capitão Josiel, do 5º Batalhão de Bombeiros na Região. Recentemente, em apenas um final de semana, três resgates de jiboias ocorreram no Cariri, sendo dois em Juazeiro e um em Crato; no mesmo período, houve o resgate de nove jiboias.

Entre as orientações do Capitão Josiel estão evitar, sempre que possível, aproximação de animais silvestres, principalmente animais peçonhentos, devido ao risco de acidentes ou mesmo de transmissão de doenças. E, de forma preventiva, recomenda-se o uso de calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem; “Não depositar ou acumular lixo, entulho e materiais de construção junto às habitações; examinar calçados, roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las; afastar camas das paredes e evitar pendurar roupas fora de armários etc”, completa.

Caso um animal entre em uma residência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo número 193. A atuação do órgão é feita no resgate e na captura de animais, silvestres ou domésticos, quando há condições de risco para o animal e/ou quando a situação traz riscos à população. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) também pode ser contatada, pelo número 190, para que direcione uma equipe apropriada para a situação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ