Jornal do Cariri
Reabertura acontece com o Cariri em risco altíssimo para covid
Decisão foi tomada mediante situação com tendência de queda nos casos
Foto: Divulgação
Da Redação
13/04/21 0:00

O governador Camilo Santana (PT) anunciou, no sábado (10), uma série de medidas para a flexibilização do isolamento social rígido (lockdown) no Estado. Camilo creditou a decisão ao comitê de enfrentamento à covid-19 no Ceará, que avaliou a situação com uma tendência de queda nos casos. Apesar da propensão, o governador voltou a anunciar a aquisição de mais leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A decisão de flexibilizar a economia a partir desta segunda-feira (12) pode aumentar ainda mais o risco de contágio pela covid-19. A avaliação é feita a partir da observação dos dados contidos na plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Até o fechamento desta edição, entre os 184 municípios do Estado, apenas nove apareciam com grau médio e alto de risco, outros 175 estavam em risco altíssimo.

Na região do Cariri, somente os municípios de Barro, Lavras da Mangabeira e Granjeiro não figuram na lista de risco altíssimo. No Ceará, quase 99% dos municípios estão entre os graus 3 e 4, os mais altos. Especialistas como o médico e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Roberto da Justa, avalia que a pandemia continua intensa e que o cenário ainda é grave, com o vírus em plena circulação.

Durante o período de 30 dias, que perdurou o lockdown no Ceará, as três maiores cidades do Cariri registraram altas em número de mortes e infecções. Até o domingo (11), Juazeiro do Norte registrou 2.434 novos casos, com 64 mortes. Crato teve 13 mortes e mais 950 casos, enquanto Barbalha registrou 14 novas mortes e 528 casos.

Apesar da flexibilização, a reabertura deve acontecer de forma ainda mais lenta que a identificada na primeira onda. Com o novo decreto, o Estado permanecerá em isolamento social rígido nos fins de semana e com toque de recolher, das 20h às 5h, todos os dias da semana.

A retomada gradual inclui a abertura de alguns setores com 25% da capacidade, em horários distintos. O comércio de rua e restaurantes funcionarão das 10 às 16h. Shoppings funcionarão das 12h às 18h, incluindo praças de alimentação. Igrejas poderão abrir com 10% da capacidade. Na educação, o Ensino Infantil será ampliado dos alunos de 3 anos para crianças de 4 a 5 anos. 1º e 2º anos do Ensino Fundamental poderão funcionar com 35% da capacidade.

Durante o anúncio, feito ao lado secretário de Saúde, Dr. Cabeto, Camilo falou sobre a importância do distanciamento. “O isolamento social no estado do Ceará tem mostrado efeitos importantes e não depende só de um decreto, depende de cada um dos cearenses”, disse. Comitê e Governo do Estado continuarão avaliando semanalmente a evolução da pandemia no Ceará, para que novas medidas sejam tomadas.

Veja o que funciona sem restrições de horário e o que continua fechado:

Sem restrição: Serviços públicos essenciais, farmácias, supermercados, indústria, postos de combustíveis, hospitais e demais unidades de saúde, laboratórios, segurança privada, imprensa, meios de comunicação e telecomunicação em geral e funerárias.

Não funciona: academias, espaços coletivos em condomínios, parques aquáticos, barracas de praia, cinemas, museus e teatros, públicos ou privados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ