Projeto Museus Orgânicos é vencedor do 11º Prêmio Ibermuseus de Educação
Ação é idealizada pelo Sesc e pela Fundação Casa Grande
Museu Casa Mestre Antônio Luiz integra projeto. - Foto: Jr Panela
28/09/20 11:02

Dentre 210 inscritos de 16 países, em que foram reconhecidas 20 iniciativas, o projeto Museus Orgânicos, uma das ações para manutenção e transmissão da cultura popular da região do Cariri, ficou em segundo lugar no 11º Prêmio Ibermuseus de Educação. A iniciativa, idealizada pela Fundação Casa Grande junto ao Serviço Social do Comércio (Sesc), é realizada desde 2010 com o objetivo de fortalecer a função social dos museus por meio do fomento à realização de programas e projetos educativos.

Os Museus Orgânicos têm como premissa estabelecer um vínculo entre o legado histórico do saber dos mestres da cultura e onde inicia e reside a tradição: suas moradas. A partir disso, as próprias casas deles se transformam em lugares de memória e de afeto, permeados de fotografias, vestimentas, instrumentos e tudo aquilo que marca o cotidiano dos mestres. Para além dos objetos pessoais, os Museus Orgânicos mostram aos visitantes o bem mais precioso, embora intangível, que é o saber. 

Tratando a cultura de tradição como parte integrante da expressão humana, o Sesc, braço social do Sistema Fecomércio – CE, é precursora no reconhecimento dos saberes dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri. O projeto dos Museus Orgânicos nasceu com o amadurecimento da parceira com a Fundação Casa Grande, localizada na cidade de Nova Olinda, para o fortalecimento de uma rede formada por lugares de memória, sendo o Sesc um ativador desses espaços.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ