JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Projeto de saúde atende pessoas em situação de rua em Juazeiro
Consultório na Rua registrou mais de sete mil atendimentos em três anos
Foto: Ascom Juazeiro do Norte
Joaquim Júnior
15/04/25 8:30

Com cerca de 425 pacientes cadastrados atualmente, o Consultório na Rua (CnaR), projeto da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, completa três anos de funcionamento. Implantada em março de 2022, a iniciativa leva assistência em saúde para pessoas em situação de rua, que vivem em situação de extrema pobreza. De lá para cá, mais de sete mil atendimentos a esse grupo foram registrados.

Stefany Silva, enfermeira da Equipe de Saúde da Família 29 (Socorro/ Salgadinho), conta que o projeto leva os serviços às pessoas que os necessitam, mostrando como funcionam os atendimentos e identificando quais as principais demandas de saúde naquele momento, fortalecendo o vínculo e criando uma ponte para que essa assistência aconteça.

Como ela explica, as equipes saem nas ruas em busca ativa para localizar os assistidos – rodoviárias, praças, locais utilizados para higienização ou receber refeições etc. A população também pode contribuir, entrando em contato e informando sobre pessoas em situação de rua, para que a equipe as acompanhe. Os que continuam em Juazeiro seguem acompanhados, enquanto outros se deslocam para outras cidades.

Os atendimentos do CnaR, de acordo com Stefany, variam desde a questão de assistência à enfermagem, como educação de saúde, verificação de pressão, glicemia, realização de testes rápidos; questão de saúde mental, referenciando os assistidos para o CAPS AD ou CAPS III; assistência social; atividades físicas etc. “O consultório na rua atende na cidade de Juazeiro do Norte abrangendo todo município”, pontua a enfermeira, ao dizer que as duas equipes disponíveis atuam independentemente do bairro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE