Prejuízo com cancelamento de romarias chega a R$ 580 milhões
Estudo feito pela FGV contribuirá para futuros planejamentos.
Municípios do Cariri planejam retomada de segmento turístico. Foto: Ascom/ Juazeiro
Joaquim Júnior
11/08/20 11:15

O setor de Turismo, que apresenta movimentação considerável na economia regional, foi um dos mais atingidos com a pandemia de covid-19. Somente em Juazeiro do Norte, uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mensura prejuízo de R$ 580 milhões com o cancelamento de três romarias. Cinco meses depois do início da pandemia, o retorno gradativo do segmento é uma realidade que se aproxima.

Júnior Feitosa, secretário de Turismo e Romaria em Juazeiro do Norte, conta que a pesquisa levantou informações sobre o perfil dos romeiros que visitam o município. Origem, tipo de hospedagem, média de gastos e locais por onde circulam fazem parte dos questionamentos presentes. Com tais informações, além de mensurar o impacto econômico, será possível fortalecer as ações e acolher melhor os romeiros futuramente.

Sobre o plano de retomada, ele conta que as reuniões estão acontecendo de forma virtual. Representantes da Saúde, da Igreja, do Turismo, Bares e Restaurantes e hotelaria, ranchos e pousadas participam do processo. Como acredita o secretário, o atual momento é de fortalecer parcerias. Entre as já feitas estão aquelas com entidades como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Mais detalhes na edição semanal do Jornal do Cariri desta semana. Baixe o PDF no botão IMPRESSO, na barra superior do site.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ