Jornal do Cariri
Prefeitos do Cariri cada vez mais distantes de Elmano
28/03/23 0:00

O governador Elmano de Freitas precisa, urgentemente, refazer sua articulação política com os prefeitos do Cariri. E, neste caso, o ministro da Educação, Camilo Santana, não poderá ajudar. Tem muitos afazeres em Brasília. Elmano estará só na tarefa, já que os deputados da região, aliados ao seu governo, têm concordado com os gestores municipais. Claro, por enquanto, ninguém se manifesta publicamente. Mas, a blindagem do governador para o acesso dos prefeitos tem aumentado a decepção com Elmano. Os prefeitos reclamam que não têm acesso ao Palácio da Abolição. “Ninguém consegue falar com Elmano”, dizem. Esse é o segundo ato de uma crise, caso Elmano insista em não visitar o Cariri. No dia 24, o deputado estadual e vice-presidente da Assembleia, Fernando Santana, e a vice-governadora Jade Romero inauguraram a Sala Lilás, em Santana do Cariri. Foi sentida ausência do governador e cobrado o agradecimento dos votos, além do prestígio negado aos prefeitos. Há quem garanta que isso não acontece neste primeiro semestre.

Secretária exonerada por engano em Jardim

Cercado por denúncias e investigações, o prefeito de Jardim, Aniziário Costa, entra na fase da dúvida. Já não sabe quem são aliados ou adversários. Recentemente, exonerou sua secretária de articulação, Catarina Neide, na tentava de diminuir os espaços do ex-vereador Pequim Roriz. Não deu certo. A repercussão negativa forçou Aniziário a voltar atrás. A secretária foi readmitida. A justificativa foi engano da chefia de gabinete. Ninguém engoliu a desculpa. Para piorar, Aniziário enfrenta mais uma denúncia na Câmara. Na sessão do dia 22, o vereador Serginho apontou direcionamento na licitação para compra de gás de cozinha. O vencedor foi o cunhado do prefeito. É mais uma para o Ministério Público.

Prefeito vai cobrar estragos a governos

Diante de uma verdadeira tragédia com os estragos causados pelas chuvas dos últimos dias, o prefeito de Mauriti, João Paulo, assumiu a responsabilidade, mas também deu o recado: vai procurar os governos do Estado e Federal. Quer ajuda para o que qualificou de situação preocupante. Uma parte da CE-384, que liga o município à Paraíba, cedeu, abrindo uma cratera que engoliu dois carros. Não houve vítimas faltais, mas a possível falta de manutenção na estrada é um fato e anuncia outra tragédia. No mesmo dia do ocorrido, nessa segunda-feira (27), o prefeito mobilizou secretários para dar assistência às vítimas e uma força política para articular juntos aos governos. Não quer pagar sozinho o preço. Está certo!

Queda de braço pela presidência da Câmara de Salitre

Em mais um capítulo da disputa entre situação e oposição, pelo controle da Câmara de Salitre, o Ministério Público do Estado se manifestou pela anulação da eleição da Mesa Diretora, do presidente Carlinhos da Bulandeira. O promotor Thiago Marques propõe multa de R$ 50 mil, por dia de descumprimento e apuração da conduta do presidente. Realizada em setembro de 2022, a eleição foi suspensa pelo juiz Luís Sávio, ainda em agosto. Desobediente, Carlinhos se manteve na presidência, alegando um embargo de declaração, rejeitado pelo mesmo juiz. A leitura é feita pelo próprio MP, em concordância com o grupo que contesta a legitimidade da eleição. Na Câmara, o resultado final é aguardado com ansiedade.

Enquanto isso…

Ainda em Salitre, com a Mesa Diretora empossada e ativa, mesmo com decisão judicial contrária, o grupo opositor ao presidente Carlinhos acionou o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em Fortaleza. O Tribunal publicou decisão, no último dia 13, contra o Mandado de Segurança, dando legitimidade a eleição. A manifestação do MP foi publicada dia 21 e será analisada pelo mesmo TJCE.

Em Jati, a prefeita Mônica Mariano faz bem o dever de casa. No administrativo, anunciou a construção de mais uma escola para o Município e, na política, tem agregado adversários ao seu projeto para 2024. A escola, que deve custar R$ 5 milhões, teve boa repercussão, assim como a adesão da ex-prefeita interina Mundinha, até pouco tempo nome destacado na oposição. Mundinha até tem negado a adesão, mas já está na gestão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ