Glêdson Bezerra anuncia construção de seis novas escolas em Juazeiro
Escolas funcionarão os bairros João Cabral, Frei Damião e Pirajá
Foto: Ascom Juazeiro do Norte
Joaquim Júnior
05/07/24 12:00

Na manhã desta sexta-feira (05), o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, anunciou a construção de seis novas escolas de tempo integral no município – entre elas, a Escola João Alencar, que funcionava no bairro Pirajá e deu lugar à ampliação da Arena Romeirão. Com isso, o esperado é que o Município passe dos 30% das escolas com tempo integral. A ação integra a segunda etapa do Projeto Educa Juazeiro, que já realizou a reforma de 50 escolas; a construção de outras dez; recuperação de 27 quadras cobertas, além de compra de material para auxílio de aulas, como kit esportivo, fardamento, kit escolar, melhoramento da merenda escolar, formação para professores e servidores.

Como aponta Glêdzon Bezerra, uma série de atividades, em dez eixos de atuação, é desenvolvida ao longo dos últimos anos. Entre elas, estão a capacitação de professor, oferta de trabalho acolhedor, retomada de jogos infantis, feiras de ciências etc. “Agora, o programa Educa Juazeiro apresenta dez escolas construídas, 50 escolas reformadas, 68 escolas que passamos pela requalificação de gradil, totem, calçada acessível, piso tátil, 27 quadras cobertas recuperadas, além das novas” pontua, ao dizer que, após toda a fase de infraestrutura superada, agora é apresentada a fase 2.

As novas escolas funcionarão nos bairros Frei Damião (duas escolas), Triângulo (uma), Campo Alegre (uma) e Pirajá (duas). Ao todo, o programa vai custar em torno de R$ 55 milhões. Do total, segundo Glêdson, R$ 38 milhões já estão em caixa. “É um programa consolidado, firme”, enfatiza o prefeito, ao dizer que, até o final do ano, mais recursos serão destinados para a conclusão do trabalho.

Como aponta Márcia França, secretária de Educação em Juazeiro do Norte, existe todo um planejamento de rede para a construção das escolas. Nele, é realizado monitoramento dos bairros que mais precisam da demanda, assim como análise das escolas já instaladas nos locais. “Nós acreditamos, com tudo isso, que toda essa força-tarefa vai propiciar um ambiente melhor para que o ensino aconteça e a aprendizagem, consequentemente, também”, conclui.

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