JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Prefeito de Santana acusado de retirar diretos dos professores
19/08/25 0:00

A Câmara de Santana do Cariri, fechada com o prefeito Samuel Werton (PT), aprovou, na quinta-feira (14), um projeto que modifica o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores do município, implantado a menos de dois anos. A iniciativa do Executivo altera o projeto original, o que, para alguns professores, é considerado um retrocesso na valorização da classe. Foram cinco votos favoráveis, três contrários e uma abstenção, que revoltaram os professores presentes. Na mesma sessão, a base de Samuel aprovou emenda que abre espaços para contratações temporárias em detrimento aos concursos. O sindicato da categoria no Ceará, a Apeoc, ingressou com ação judicial para derrubar a aprovação, mas espera resposta. O detalhe do projeto é que o PCCR, aprovado em 2023, foi articulado pelo prefeito Samuel, autor da modificação atual. Na avaliação dos professores, Samuel só articulou o projeto original por interesses políticos; queria ser reeleito. Na época, Samuel chegou a mobilizar deputados. Hoje, professores de Santana do Cariri se mostram arrependidos de terem votado no atual prefeito.

Zé Helder no governo

Depois de deixar a gestão do prefeito Flávio Filho (MDB), o ex-prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), vai integrar a equipe do governador Elmano de Freitas (PT). Zé Helder foi nomeado como Assessor Especial do Governo do Estado, na quarta-feira (13), integrando um grupo de dez políticos escolhidos por Elmano para atuar na gestão estadual, especialmente na Casa Civil. Ainda em janeiro deste ano, Zé Helder recebeu convite para integrar a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, mas recusou por incompatibilidade com seus negócios particulares. Segundo Zé Helder, a função envolve a intermediação entre prefeitos da região do Cariri com o Governo do Estado, auxiliando no diálogo com o governador. Zé Helder foi prefeito por 16 anos.

MDB correndo atrás

A proximidade da eleição de 2026 acabou acendendo uma luz de alerta na cúpula do MDB do Ceará. É preciso garantir colégios eleitorais do partido para reeleição de nomes como o deputado estadual Danniel Oliveira. No Cariri, muitas articulações apontam para dificuldades em viabilizar o partido. Em Milagres, por exemplo, a tendência é que o prefeito Anderson Eugênio (MDB) vote fora do partido. Em colégios como Lavras da Mangabeira, principal berço eleitoral dos Oliveira, Danniel terá dificuldades com a candidatura da primeira-dama, Izabely Alencar. No fim de semana, dia 14, o deputado federal Eunício Oliveira recebeu o presidente do MDB de Porteiras, Joceu Medeiros, para alinhar compromissos. Quer uma atuação mais forte no município.

Fim de festa em Milagres

A Festa de Agosto, em Milagres, que coincide com as festividades de Nossa Senhora dos Milagres, padroeira da cidade, encerrou no dia 14, com violência. Pior, o mau exemplo veio da gestão do prefeito Anderson Eugênio, o Derson (MDB). Nas redes sociais, vídeos mostram uma briga generalizada, envolvendo o procurador Felipe Furtado e o ex-procurador Sebastião Furtado, pai e filho, com o empresário Júnior de Helena e sua família. Nos vídeos, é possível ver Felipe e Sebastião trocando socos e empurrões com Júnior e a esposa Roberta. As imagens mostram a mãe de Júnior, conhecida como Dona Helena, já no chão. Dona Helena é tabeliã em Abaiara. O prefeito Derson tentou apaziguar, sem sucesso. A família do empresário registrou ‘boletim de ocorrência’.

Enquanto isso...

Ainda sobre a Festa de Agosto em Milagres, em torno dela foi gerada a expectativa de ser a maior e melhor da história. Isso na expectativa. Na realidade, faltou segurança e exemplo. Claro, fora o desgaste político.

Por outro lado, o prefeito Derson terá que explicar, além da confusão, gastos de R$ 755 mil, somente com os shows. Nas redes sociais, Derson enalteceu a festa com a frase: que noite histórica.

Em Farias Brito, a gestão Deda Pereira (PDT) se junta a outros 25 municípios do Cariri que receberam nota máxima no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM) de 2025, do Governo do Estado.

O índice é indicador de avaliação de ações como investimentos na área ambiental, gestão de resíduos sólidos, educação ambiental, preservação de recursos naturais e políticas de desenvolvimento sustentável.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE