Jornal do Cariri
Prefeito de Penaforte compra briga e ganha desgaste com professores
08/08/23 0:00

Em Penaforte, o retorno das aulas trouxe polêmica e muitos protestos. Ao receberem os salários, os professores tiveram uma surpresa: os rendimentos estavam bem abaixo do esperado. Uma consulta aos contracheques revelou o motivo, faltavam o 1/3 das férias, direto previsto em lei, além de constar descontos indevidos, segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penaforte (Sindisforte),  no INSS e Imposto de Renda. Em resposta, o sindicado publicou “Nota de Repúdio” contra a gestão do prefeito Rafael Ângelo. A nota avalia que “além de se tratar de atitude moralmente reprovável, tal ato constitui crime”. Os sindicalistas garantem que querem conversar, mas se não houver acordo, o caso será levado ao Ministério Público Federal e Polícia Federal. Sem dinheiro, sem apoio e, agora, sob imensa pressão, o prefeito não se manifesta. Está acuado. Apadrinhados pela oposição, sindicato e professores prometem as últimas consequências e o desgaste para Rafael Ângelo só aumenta.

Definições em Tarrafas deixam aliados de fora

Está confirmado! A aliança entre o prefeito Taiano Martins e os ex-prefeito Neto Alcântara e Maria Girleuda chegou ao fim. O motivo do rompimento foi a quebra de acordo para Taiano apoiar o seu vice, Manoel Alcântara, irmão de Neto. Taiano foi vice de Girleuda, que é mulher de Neto, e teria prometido devolver o apoio recebido pelos dois nas duas últimas eleições. Mas, Taiano resolver continuar no comando da gestão e deve mesmo indicar o seu secretário de Saúde, Romerito Araújo, que teria se comprometido e fazer o papel de ‘testa de ferro’. Agora, Girleuda e Neto devem começar a trabalhar a candidatura de Manoel, mesmo sem o apoio da máquina pública. Já conseguiram vencer uma vez.

Samuel fortalece pré-candidatura de Salviano 

Decisivo para a eleição do prefeito Edson Veriato em 2020, o ex-prefeito Samuel Carlos estará em outro palanque na eleição do próximo ano. Samuel anunciou que vai apoiar o nome do empresário Salviano Alencar, pré-candidato a prefeito contra Edson. Salviano também foi apoiador de Edson e a sua candidatura mostra o quanto o palanque do prefeito entra na eleição enfraquecido. Até o vice-prefeito Humberto dos Barreiros já anunciou apoio à Salviano. Edson aposta tudo na força de lideranças do Estado, como o ministro Camilo, o governador Elmano e os deputados Fernando Santana e José Guimarães. Sua filiação ao PT teve essa pretensão. Salviano trabalha para neutralizar essas lideranças.

Tensão política avança na festa de Araripe

As tensões da política em Araripe aumentaram com as comemorações do dia do município (03 de agosto), festejado entre os dias 1º e 2 de agosto. A principal obra apresentada pelo prefeito Cicero de Deus, um PSF inaugurado na gestão do ex-prefeito Giovane Guedes, teve a placa trocada. Giovane não perdoou e foi às redes sociais alertar sobre a “fraude” e desafiou o prefeito a apresentar apenas uma placa de obra iniciada na gestão do atual. Cícero de Deus não aceitou o desafio e apostou nos shows em praça pública para abafar as críticas da oposição. O problema é que o prefeito gastou mais de R$ 400 mil com as atrações, deixando salários e fornecedores atrasados, além de CRAS com a energia cortada.

Enquanto isso...

Em Altaneira, a Justiça concedeu liminar ao Ministério Público, suspendendo as contratações temporárias feitas pelo prefeito Dariomar Rodrigues. A decisão foi do juiz Herick Bezerra, dia 03.

Dariomar poderá manter apenas as contratações que supriam ausência temporária de servidor efetivo. Mas Dariomar está tranquilo, terá 180 dias para cumprir a decisão. Tem tempo de reverter. 

Em Abaiara, as contas dos aliados Afonso Tavares, atual prefeito, e Chico Sampaio, ex-prefeito, serão votadas na Câmara. Dia 15, os vereadores avaliam a do prefeito Afonso e dia 22 as de Chico Sampaio, que teve parecer favorável do TCE.

O problema vai ficar mesmo para o prefeito Afonso, que teve parecer pela desaprovação do TCE, por descumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal. A expectativa é que a Câmara reprove as contas de Afonso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ