Polícia civil deflagra operação “Saqqara” em Juazeiro do Norte 
As movimentações aconteciam por meio de cursos de “trader”
Foto: Regy Santos.
Regy Santos
16/05/24 14:58

Na manhã desta quinta-feira (16), a Polícia Civil do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Regional do Cariri, deflagrou a operação “Saqqara”, nome em alusão à pirâmide escalonada. As ações aconteceram de forma simultânea no Ceará, na cidade de Juazeiro do Norte e em mais três estados brasileiros. A operação foi desencadeada para investigar crime de estelionato, depois evoluiu para lavagem de dinheiro e crime contra a economia popular. O mandado foi cumprido no residencial de luxo, Cidades Kariris.

A operação  começou em janeiro de 2024, através de denúncias de que uma pessoa  estaria operando no mercado financeiro como  “trader” . No aprofundamento das investigações a polícia descobriu que o investigado vendia cursos que contavam com um robô automatizado de operação binária, um programa de computador que faz previsões do que vai acontecer com a bolsa de valores, ou seja indica o momento de comprar e vender as ações. 

De acordo com o delegado Giovani Morais, a operação acaba lesando muita gente porque os robôs utilizados não são certificados pela comissão de valores mobiliários e pelo Banco Central. Por meio da quebra de sigilo bancário, a polícia verificou que a maior parte dos lucros não advinha do mercado financeiro, mas da venda dos cursos. 

“As pessoas que compravam o curso tinham que abrir uma conta em uma corretora sugerida por eles. Uma dessas corretoras não pode operar no Brasil desde 2020. Então tinha também essa questão de venda casada, abertura de contas em corretoras”, explicou o agente de segurança. 

Durante o cumprimento do mandato, não houve prisões, apenas apreensão de bens, como carros e objetos eletrônicos. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ