Jornal do Cariri
Pessoas em situação de rua sofrem com calor extremo
Calor: acesso à água é desafio para quem vive na rua
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Robson Roque
03/10/23 15:00

A região do Cariri enfrenta uma onda de calor, com temperaturas que se aproximam dos 40º no Crajubar, e índices de umidade relativa do ar abaixo do recomendado. Em condições como estas, o corpo humano pode chegar à exaustão, refletida em sintomas como tontura, dor de cabeça e fadiga. Dois idosos morreram este mês, após mal súbito sob o sol forte, no centro de Crato e Juazeiro do Norte. Pessoas em situação de rua estão entre os grupos mais vulneráveis. 

Elas enfrentam dificuldades de acesso à água e abrigo, essenciais para manter o corpo hidratado e longe das altas temperaturas. Conforme relatório recentemente divulgado pelo Governo Federal, a população em situação de rua, no Ceará, cresce a cada ano, passando de 1.541, em 2015, para 9.217, em 2022. Entre as 10 cidades cearenses com maior população de rua, estão Juazeiro do Norte e Crato, com 262 e 103 indivíduos.

O Jornal do Cariri contatou prefeituras da região, em busca de soluções e ações específicas para pessoas em situação de rua, diante do calor extremo. Secretária adjunta de Desenvolvimento Social em Barbalha, Teresa Raquel Coelho detalha que a assistência é fornecida no decorrer do ano, mediante busca ativa pelo Centro de Referência de Assistência Social (Creas). 

“Dessa forma, as medidas são independentes da situação atual em relação ao clima, visando sempre à melhoria na qualidade de vida do assistido”, ressalta. Após a identificação, o Município tenta reinserir as pessoas com vínculo familiar. “Muitos que chegam até nós, no entanto, não pretendem voltar para a família, tampouco para sua cidade. Neste caso, procuramos instituições que as acolham”, detalha.

O diretor de Proteção Social Especial de Juazeiro do Norte, Fernando Medeiros, detalha que o Município fornece água, banho e outros serviços no Centro Pop. Recentemente, Juazeiro formou uma equipe multiprofissional para atendimentos em saúde. “Através desses serviços, a gente compreende a realidade da população, suas demandas específicas e busca construir ações e estratégias que garantam o direito dessa população atendida. Buscamos garantir a mínima dignidade à população em situação de rua”, enfatiza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ