Jornal do Cariri
Pesquisadores da Urca descobrem caranguejo de água em Missão Velha
Anteriormente, espécie endêmica foi encontrada em Barbalha
Foto: Lucineide Lima
Joaquim Júnior
02/07/22 11:00

O caranguejo de água doce, de nome científico Kingsleya attenboroughi, foi descoberto pela ciência ainda em 2016, com a publicação formal da espécie. Inicialmente encontrado no município de Barbalha, ele também foi visto em Missão Velha. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (Urca), que afirmam que a espécie é endêmica das encostas da Chapada do Araripe – ou seja, do mundo inteiro, ele é encontrado somente no local.

De acordo com Allysson Pinheiro, biólogo e professor da Urca, o caranguejo de água doce tem ligação com outros da Amazônia. “Então, a gente imagina que a história evolutiva dele tem a ver com a questão evolutiva da América do Sul” explica.

Ele destaca que, com sua presença, a espécie conta um pouco da história do continente americano, em especial da América do Sul.  “A gente atribuiu a ela um critério de risco. Formalmente, ela ainda não integra a lista de espécies ameaçadas brasileiras porque não houve atualização de toda lista, mas ela está indicada para ser classificada com ‘em perigo’”, relata Allysson.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ