Pacientes reclamam sobre falta de remédios de uso contínuo
Desabastecimento acontece em vários municípios cearenses, segundo a Sesa
Foto: Reprodução Redes Sociais
Jaqueline Freitas
30/09/20 21:00

Pacientes atendidos pela rede municipal de saúde do Crato reclamam sobre a falta de medicamentos de uso contínuo na farmácia central do Município. Uma moradora do bairro Seminário relatou à equipe do Jornal do Cariri que há meses não recebe o Depakene de 500mg. A medicação é usada para o tratamento de doenças neurológicas, a exemplo da epilepsia. “Eu já fui várias vezes na farmácia central para pegar esse remédio, mas não tem de jeito nenhum. Eu tenho que tomar [Depakene] todos os dias, mas o custo dele é bem alto. É quase R$ 80, se for para comprar”, disse a dona de casa que prefere não se identificar.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Crato confirmou o desabastecimento do Depakene 500mg, mas explicou que o medicamento está faltando em vários municípios cearenses, conforme informou a Secretaria de Saúde do Estado (SESA), em ofício, no último dia 12 de agosto. Ainda de acordo com a nota, o Abbot Laboratórios do Brasil Ltda, responsável pela fabricação do remédio, informou impossibilidade de atender às solicitações de compra da SESA dentro do prazo de entrega inicialmente estipulado, em virtude do grande aumento do volume empenhado.

A Secretaria de Saúde do Crato adere a compra de medicamentos do componente básico e especializado através de Programação Pactuada Integrada (PPI), gerenciada pela Secretaria de Saúde do Estado (SESA).  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ