Jornal do Cariri
Operação Sorriso fará cirurgias em até 50 pacientes da região
Cirurgias serão feitas no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo
Foto: Operação Sorriso
Joaquim Júnior
25/04/23 11:30

A região do Cariri recebe, no decorrer das próximas semanas, voluntários da Operação Sorriso, que realizarão uma série de cirurgias de correção de fissura labial e fenda palatina. O grupo é considerado uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo. Caririenses e moradores de regiões vizinhas poderão ser beneficiados. Na próxima segunda-feira (1º), haverá seleção na UBS João Cabral 9/39 (Av. Paraíba, 1203, Romeirão, em Juazeiro). A expectativa é atender cerca de 100 famílias e operar 50 pacientes nascidos com fissuras labiopalatinas.

Os interessados devem apresentar documentos de identificação do paciente e do responsável, além de exames de sangue recentes (caso tenham). Após isso, os pacientes selecionados passarão por cirurgias com os voluntários da Operação Sorriso. Elas serão feitas no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha, a partir do dia 3 de maio.

Como explica Elena Germani, coordenadora de comunicação e marketing da instituição, a fissura labiopalatina é uma condição congênita que afeta a formação do lábio e/ou do palato durante o desenvolvimento fetal. “O impacto positivo do projeto na vida dos pacientes é notável, melhorando a fala, alimentação, autoestima e a inclusão social”, enfatiza.

Graças à parceria com o Instituto de Apoio à Criança com Câncer e a Associação Comunitária Lucas Dantas, pacientes de fora da cidade contarão com hospedagem, alimentação e transporte para os atendimentos. Desde a primeira missão no Ceará, o grupo já atendeu mais de 330 pacientes, com 194 cirurgias realizadas e mais de 3.000 consultas médicas gratuitas oferecidas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ