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O barbalhense que aprendeu a voar
Piloto barbalhense possui experiência de mais de 7.200 horas de voo
Foto: Arquivo Pessoal
Joaquim Júnior
06/09/22 8:30

Quando se trata de sonhos, o céu é o limite. Para Ivan Queiroz Mangueira, natural de Barbalha, o céu é o caminho. A paixão pela aviação o acompanha desde muito cedo. Aos 10 anos de idade, ele já pilotava aviões em simuladores de voo no computador, acompanhava notícias sobre aviação e sonhava em ser um piloto de avião. Hoje, aos 33 anos, possui experiência de mais de 7.200 horas de voo e possui até a licença americana de Piloto de Linha Aérea da Federal Aviation Administration (FAA).

Os caminhos começaram a se formar ainda em 2005, quando Ivan tinha 16 anos de idade. Na época, ele começou a pesquisar quais eram os passos para que o sonho se tornasse realidade. No ano seguinte, iniciou o curso de piloto privado de avião, no Aeroclube Regional do Cariri, que era localizado no Aeroporto de Juazeiro do Norte. As aulas práticas vieram em seguida e, em 2007, ele teve a primeira licença de voo para pilotar aviões monomotores.

Em Fortaleza, no ano de 2008, Ivan deu mais um passo e realizou o curso de Piloto Comercial de avião, que é a habilitação que permite o piloto a obter o seu primeiro emprego. Foi lá onde ele fez os cursos teóricos no Aeroclube do Ceará e obteve a segunda licença: em 2009, ele estava apto a operar aviões multimotores, voar à noite e realizar voos por instrumento – que seria, por exemplo, voar em condições de baixa visibilidade e chuva.

Na mesma época, Ivan conseguiu o tão sonhado primeiro emprego: na empresa Uirapuru Táxi Aéreo, ele iniciou como copiloto de aeronaves multimotoras, como Piper Seneca II, Piper Navajo e, logo após, Beechcraft King Air C90, F90 e 200. “Fui adquirindo experiência, realizando voos executivos e para políticos até quando atingi as horas de voo necessárias para realizar outro sonho: entrar em uma companhia aérea”, relembra.

Em dezembro de 2010, Ivan iniciou o processo seletivo para copiloto na empresa Gol Linhas Aéreas e, em fevereiro de 2011, foi contratado como copiloto de Boeing 737-700 e 737-800. "Na Gol, considero que tive o meu maior crescimento profissional e pessoal, onde realizei diversos treinamentos em simulador no Brasil e em outros países, como Holanda e Estados Unidos”, afirma. Dois anos depois, ele já participava do grupo denominado “ponte aérea”, onde realizava voos para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que tem apenas 1.350 metros – o menor comprimento de pista do mundo a operar um Boeing 737, que demanda um treinamento especial por parte dos pilotos.

Em 2015, tiveram início os voos internacionais para destinos como Buenos Aires, Santiago, Bolívia, Uruguai, Paraguai, República Dominicana e Estados Unidos. Em 2018, o piloto iniciou o treinamento nas aeronaves Boeing 737 Max 8. “Focando no meu crescimento profissional, ingressei no bacharelado de Ciências Aeronáuticas na Faculdade Uninassau, em 2021 e, em 2022, fui aos Estados Unidos realizar um treinamento onde obtive a licença americana de Piloto de Linha Aérea da Federal Aviation Administration (FAA)”, comenta.

Em sala de aula, Ivan realiza diversos treinamentos, como Cargas Perigosas, Avsec, CRM - Crew Resource Manegment, Emergências Gerais e outros mais. “Hoje, com uma experiência de mais de 7200 horas de voo e 16 anos desde que realizei o meu primeiro voo, tenho ajudado alunos do curso de piloto privado e comercial, lecionando aulas teóricas, impulsionando e incentivando os jovens a seguirem seus sonhos a ingressarem na carreira de piloto de avião”, finaliza o piloto.

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